Como abrir empresa no Paraná

Como abrir empresa no Paraná

Estive recentemente com meu amigo Gabriel, ele é contador em Londrina e está acostumado a atender os clientes no Paraná.

E algumas mudanças estão sendo aplicadas com o intuito de aprimorar o processo de abertura nas empresas no Paraná. Na minha conversa com ele, ele me mostrou alguns aspectos que estão sofrendo mudanças.

Processo de abertura

Ele disse que o processo de abertura no Paraná está muito mais digital, e isso apareceu mais forte a partir de janeiro deste ano de 2018.

Em janeiro, a junta comercial do Paraná lançou um novo modelo digital de arquivamento de processos, abertura de empresas, alteração contratual e baixa. E todo o processo agora está muito mais simples.

Até dezembro de 2017 a assinatura era obrigatoriamente feita pelos sócios das empresas, no caso de uma sociedade ltda., depois disso era preciso que fosse reconhecida firma em cartório e toda a documentação fosse agrupada ao processo e anexada na junta, e agora essa entrada pode ser feita toda de forma digital.

O contrato agora é feito por assinatura eletrônica através da certificação digital dos sócios, os documentos são digitalizados e as taxas são pagas pela internet, essas taxas são anexadas no portal da junta comercial que é o Empresa Fácil, e dessa forma conseguimos fazer a abertura sem precisar da troca de documentação física.

É possível que essa abertura seja feita sem que o cliente saia do seu escritório, até cliente de outra cidade não precisa enviar documentação por Sedex, como antigamente, e muito menos ir até o escritório, tudo é possível ser feito de forma rápida, simplificada e digital.   

As ferramentas digitais facilitam muito esse processo.

Certificado digital

E como abrir uma empresa no Paraná usando esses novos recursos? Para que isso seja possível é preciso ter um certificado digital e ele também tem outras utilidades além da abertura de empresas.

O certificado digital é a sua assinatura eletrônica, tudo que o empreendedor precisar de informação que esteja atrelado ao seu CPF pode conseguir através dele.

É possível realizar uma consulta da declaração de imposto de renda. Acessando o portal da receita o eCac pode baixar todas as suas declarações, até mesmo para fazer a declaração do imposto existe um modelo pré-preenchido.

É possível também consultar as informações de renda , consulta de débitos , assinatura de declarações referente a própria empresa e várias outras vantagens o certificado digital traz.

Para adquirir o certificado digital o empreendedor terá um custo de R$150 reais, que é relativamente bem baixo, pois esse recurso veio para ficar.

Além de todas as facilidades o certificado digital traz uma enorme segurança. Ele foi criado como meio para obter uma assinatura eletrônica, encaminhando as empresas para um modelo mais digital a cada dia que passa. Cada vez mais o papel vem sendo eliminado dos processos.

Anteriormente nós recebíamos o CNPJ pelo correio, recebíamos esse cartão pelo correio que se chamou CGC (cadastro geral de contribuintes), e depois passou a se chamar CNPJ depois.

Hoje ele está disponível para consulta online e o processo manual todo está sendo feito de forma digital justamente como um fator facilitador.

E isso não se restringe somente às empresas, mas também ao campo de pessoa física, onde os documentos vem sendo digitalizados.

Exemplos disso é a CNH que vai estar disponível de forma digital , bem como o CPF que não é mais usado de maneira impressa, o título eleitoral que está disponível digitalmente e assim por diante. Todos são processos digitais que visam facilitar a vida das pessoas.

A assinatura veio com o intuito de validar as informações eletronicamente sem a presença de uma assinatura digital.

A assinatura será acessada através de um cartão, e com ele virá um token com senha própria para utilização. E você não pode perder isso, pois pode até invalidar o seu certificado.

Além da segurança ele ainda traz muita agilidade e modernização, isso será bastante benéfico daí pra frente no nosso mercado.

Se você que quer abrir uma empresa no Paraná procure uma contabilidade especializada, e pode contar com a BG Contabilidade e com a Tactus, que também está à disposição para esclarecer dúvidas e te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente