Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar gratuitamente um Atendimento Personalizado

Nesse Artigo você vai ler:

BLOQUEIO DO HOTMART

BLOQUEIO DO HOTMART

Recentemente a Hotmart baniu uma série de produtos digitais da sua plataforma, você sabe por qual motivo isso aconteceu?

Acompanhe o conteúdo para entender o contexto geral e ainda descobrir quais são as regras e o que você não pode fazer dentro da plataforma. Confira esse conteúdo completo que preparamos para ajudar a evitar problemas tanto para produtores digitais e afiliados. 

Vamos entender o contexto…

Nova alternativa de negócios

Diante desse processo da pandemia, cresceu significativamente o volume de busca no Google sobre termos como:

  • Trabalhar em casa;
  • Trabalhar online;
  • Ganhar dinheiro através da internet;
  • Hotmart e outras plataformas de afiliação.

Proporcionalmente o volume de pessoas vendendo isso na internet também aumentou. Entenda que: o problema não é ensinar, isso faz parte do jogo, você precisa ter alguém que vá aplicar o que foi ensinado, para que as pessoas tenham resultados.

Se você não souber como trabalhar online e não aprender isso de forma adequada, terá dificuldades para conseguir dinheiro através da internet. E atenção afiliados, saiba como regularizar seus ganhos.

Os cursos existem representando um atalho, porque muita gente já passou pelos caminhos e irá te mostrar como pode ser feito.

imagem que represente pessoa gravando conteúdo em vídeo
Os produtores de conteúdos digitais compartilham suas experiências e conhecimento através de cursos online

O “problema” é que esses produtos que foram removidos da plataforma, apresentam um conteúdo que não está ligado ao assunto em si, o não cumprimento das diretrizes estabelecidas pela Hotmart e no propósito da empresa, resulta na retirada dos produtos da plataforma.

Comunicado Hotmart

A plataforma fez um comunicado oficial e neste comunicado ela disse que algumas pessoas estavam buscando algum tipo de vantagem indevida na internet. Confira:

“(…) Durante a Pandemia de Covid-19, com boa parte da população mundial tendo que recorrer à internet para seguir trabalhando e estudando dentro de suas casas, nosso volume de usuários se multiplicou. Esse aumento trouxe ainda mais propósito para toda a nossa equipe. Abraçamos a nossa importância social e criamos ainda mais ferramentas e projetos gratuitos que ajudam as pessoas a usarem a nossa plataforma de educação online.

Por outro lado, houve um aumento de pessoas buscando alguma vantagem indevida na Internet, nas mais diversas redes e plataformas. Na Hotmart, surgiram alguns usuários fazendo uso indevido de nossos serviços, infringindo não só os Termos de Uso mas, principalmente, desviando o propósito e a missão da Hotmart. Esses usuários e seus produtos que representavam uma parcela muito pequena da nossa plataforma, já foram bloqueados.

Observamos, nesses usuários, entre outras ações, o envio de SPAM, promessas de ganho financeiro fácil, uso não autorizado da marca Hotmart, além de incentivos à realização de cadastro com documentos de terceiros. Essas práticas não condizem com a vasta maioria da nossa comunidade que usa a plataforma com responsabilidade, disseminando conhecimento e oportunidades reais de aprendizado.”

Fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/comunicado-oficial/ acessado em 02/07/2020 às 09h00

Podemos observar claramente a preocupação da plataforma com seus termos de uso, e perceber que muita gente estava enviando spam, fazendo promessas de ganho financeiro fácil ou fazendo o uso não autorizado da marca Hotmart, além do incentivo da realização de cadastro com documentos de terceiros.

Conteúdos proibidos

Considerando as irregularidades, a Hotmart seguiu o que consta dentro dos seus termos de uso:

“produtos que promovam esquemas de pirâmide, marketing multinível ou esquemas similares cujo funcionamento dependa, prioritariamente, de recursos financeiros aportados por novos participantes para remunerar participantes anteriores, de forma insustentável, gerando prejuízos aos participantes que entram por último;”

Fonte: https://www.hotmart.com/pt/tos#17 acessado em 02/07/2020 às 11h00

Você pode verificar no parágrafo citado, que a marca Hotmart não quer estar vinculada a nenhum esquema de pirâmide. Se você tem um curso ou um produto, e para se filiar a isso obrigatoriamente a pessoa tem que comprar seu curso, de certa forma, pode ser enquadrado num esquema de pirâmide e podemos afirmar que essa ação é completamente proibida dentro da plataforma:

produtos que não apresentem, claramente, em sua oferta e divulgação, as disposições relacionadas a sua forma de aquisição e consumo, preço, contato de suporte, regras de reembolso, cancelamento, garantias, renovação, dentre outras informações exigidas por lei;”

Fonte: https://www.hotmart.com/pt/tos#17 acessado em 02/07/2020 às 11h00

É comum existirem produtos que acabam incentivando o processo de “ganho fácil”, prometem milagres, mas não deixam as regras claras. Esse tipo de produto que promete, mas não cumpre, por razões óbvias, acaba sendo alvo de pedidos significativos de reembolso.

Reclamações indevidas

Se observamos, por exemplo, o site Reclame Aqui, podemos encontrar uma quantidade grande de pessoas e fazem a reclamação neste site de determinado produto digital, mas apontando para Hotmart, como se a plataforma fosse a responsável pela entrega daquele conteúdo.

Isso geralmente acontece quando há uma copy muito “agressiva” e a entrega não corresponde com a propaganda.

Muita gente faz uma reclamação no Reclame Aqui e aponta a própria Hotmart, e a plataforma não emite o conteúdo, ela apenas disponibiliza para compra, desde que, esteja tudo alinhado com seus termos de uso.

Credibilidade dos infoprodutores

Existe um processo de validação do conteúdo e a credibilidade do infoprodutor em relação ao que ele produz.

Infoprodutores sérios são pessoas que tem condições de ter uma comunicação muito mais ativa com a própria plataforma. Eles por exemplo, podem incluir na plataforma e disponibilizar um gerente de contas para exercer esse processo de comunicação dando orientação.

Um gerente de conta consegue analisar cada caso de reembolso com um percentual acima do natural, e nós sabemos qual é o percentual aceitável que os próprios gerentes de conta nos orientam.

imagem que represente profissional trabalhando no computador
Tudo está relacionado a qualidade do produto e é papel do gerente de contas realizar essa orientação

Um gerente deste tipo, dará a você condições de ter qualidade de produto dentro da plataforma e consequentemente, ajudará as pessoas a terem resultados.

Você vende seu conteúdo na internet e o objetivo é ajudar que outras pessoas tenham resultados. Se você faz uma falsa promessa na Hotmart, a plataforma entendendo que essa promessa é falsa ou exagerada você terá problemas.

Problemas não só com a Hotmart, mas também para fazer a oferta de tráfego pago como Facebook, Instagram e tudo mais.

produtos em que a discrepância entre o preço cadastrado e o valor efetivamente agregado e entregue ao comprador possam, em razão do nicho, natureza e peculiaridades do conteúdo, indicar fortes indícios de práticas abusivas e/ou irregulares;”

Fonte: https://www.hotmart.com/pt/tos#17 acessado em 02/07/2020 às 11h00

Sobre afiliados…

“(vii) usar SPAM ou qualquer outra prática de divulgação ou captação de informação inapropriada, caluniosa ou ilegal para promover qualquer CONTEÚDO inserido na PLATAFORMA HOTMART”

Fonte: https://www.hotmart.com/pt/tos#17 acessado em 02/07/2020 às 11h00

A plataforma identificou que muita gente pegava link de afiliado e postava em grupos de WhatsApp, dentro de vídeos na internet etc.

Esse tipo de afiliado, na verdade, está manchando a reputação da marca Hotmart, consequentemente praticando esse tipo de spam ele será banido.

Tendo esse tipo de conduta, está sujeito as seguintes penalidades:

Penalidades

Qualquer conduta contrária ao previsto nestes Termos de Uso poderá ser punida. Confira quais são:

  1. com a remoção de determinado CONTEÚDO;

Nos casos de remoção de CONTEÚDO, transações relacionadas ao CONTEÚDO removido realizadas anteriormente à remoção poderão ter seus respectivos valores bloqueados. A partir da remoção do CONTEÚDO de uma determinada conta, nenhuma nova transação referente a tal CONTEÚDO será processada pelas ferramentas de pagamento da HOTMART para aquela conta.

Fonte: https://www.hotmart.com/pt/tos#17 acessado em 02/07/2020 às 11h00

Portanto, se tiver um problema específico em relação ao seu conteúdo, isso consequentemente irá gerar problemas para os seus clientes, e você sofre uma sequência de solicitações para reembolsos.

Tenha certeza que isso acontece, pessoalmente já comprei conteúdo e quando fui acessar não havia conteúdo nenhum! A pessoa vendeu como um conteúdo todo pronto e tinha somente um vídeo na plataforma.

imagem que represente cliente insatisfeito
Esse tipo de entrega não corresponde as expectativas foram geradas

Com centenas e até milhares de pessoas comprando um conteúdo desta natureza, a Hotmart consegue identificar esse tipo de situação facilmente. Existe um processo de avaliação, caso haja o número muito alto de reembolsos acende uma “luz vermelha” na plataforma, indicando que há algo de errado.

Ao assinar os termos de uso como produtor digital, nós damos a Hotmart o direito de fazer a remoção deste conteúdo, inclusive de fazer o bloqueio dos valores nas vendas. 

2. com a suspensão imediata do acesso à conta do USUÁRIO;

Nos casos de suspensão do acesso à conta do USUÁRIO, transações relacionadas aos CONTEÚDOS cadastrados por aquela conta poderão continuar a ser realizadas, porém, o usuário não terá acesso a qualquer funcionalidade da conta, exemplo: nenhuma alteração poderá ser realizada nos dados cadastrais, dados bancários ou nos conteúdos cadastrados, tampouco poderá ser feito qualquer resgate de valores acumulados na respectiva conta.

Fonte: https://www.hotmart.com/pt/tos#17 acessado em 02/07/2020 às 11h00

Então, existe o bloqueio do conteúdo, a remoção do conteúdo e existe a suspensão da conta por um período. Entendo que a suspensão acontece caso a Hotmart precise avaliar uma situação que aconteceu.

A conta não foi removida, mas fica suspensa, podendo ter bloqueio dos valores transitados.

3. com o bloqueio da conta do USUÁRIO da PLATAFORMA HOTMART;

Nos casos de bloqueio a conta do cadastro do USUÁRIO, todos os anúncios ativos e/ou ofertas realizadas serão automaticamente cancelados, não assistindo ao USUÁRIO, por essa razão, qualquer direito de indenização ou ressarcimento.

Fonte: https://www.hotmart.com/pt/tos#17 acessado em 02/07/2020 às 11h00

Esse, é um caso que pode acontecer, se houver fraude por exemplo.

Caso a HOTMART suspeite ou tenha indícios de que o USUÁRIO está usando mecanismos para fraudar o sistema de rastreamento de AFILIADOS OU UTILIZANDO QUALQUER OUTRO MECANISMO DE FRAUDE, a HOTMART reserva-se o direito de suspender imediatamente o acesso à conta do USUÁRIO suspeito de fraude e, eventualmente, bloquear em definitivo a conta do USUÁRIO, sendo certo que o saldo de valores a receber deste USUÁRIO poderá ser retido pela HOTMART, como ressarcimento parcial dos danos que tiver experimentado, ou entregue a terceiros prejudicados, mediante ordem judicial.

Fonte: https://www.hotmart.com/pt/tos#17 acessado em 02/07/2020 às 11h00

Basicamente, isso pode acontecer quando as promessas feitas em relação ao produto forem falsas e/ou exageradas, quando há o uso indevido da Hotmart e a utilização de spam.

Diferencial da Hotmart

Boa parte desses produtos irregulares saíram na Hotmart e foram para outras plataformas, da mesma forma que estavam antes. Eu fui conferir e esses mesmos produtos foram com a mesma página de vendas e vídeos de venda e as outras plataformas aceitaram.

Por que a Hotmart bloqueou esses conteúdos e outras plataformas aceitaram?

Simplesmente por uma questão própria de como a Hotmart quer ser vista e como ela tem as suas regras. Cada plataforma tem suas regras e cada uma vai agir de acordo da sua própria marca.

A Hotmart tem regras e para você atuar na plataforma tem que seguir tudo o que foi pré-estabelecido.

Os termos de uso são muito claros ao entrar na plataforma.

Como evitar problemas futuros

Você sabe o que fazer para não ter problemas? É muito mais simples do que imagina. Confira:

  • Tenha um produto condizente com a realidade entregue;
  • Pratique um preço justo;
  • Dê suporte para o seu cliente.

Além disso, você precisa tomar cuidado com que tipo de afiliado vai permitir para o seu produto. Não deixe completamente aberta a afiliação, antes de liberar é importante entender claramente se aquele afiliado tem condições de fazer um trabalho sério.

Para analisar esse afiliado, consulte sobre as informações que você já tem disponível e sobre a sua qualificação para saber mais sobre os resultados que ele já teve anteriormente.

Depois da afiliação, é preciso também monitorar o que os afiliados estão fazendo e estar sempre atento para identificar o uso indevido da sua própria marca.

Entenda que: o uso indevido da sua marca pode constituir o uso indevido da plataforma da Hotmart em um segundo momento.

Se o seu afiliado trabalhar errado a sua marca, vai trabalhar errado a marca da Hotmart e você pode ter problemas em relação a isso.

Tenha muito cuidado com os aspectos relacionados a spam. Você consegue monitorar de onde estão vindo os links das pessoas, monitorar o seu produto e identificar se as pessoas estão enviando algum tipo de spam que pode prejudicar inclusive a reputação do seu domínio dentro da internet.

imagem que represente pessoa confiante
Fazer um trabalho da forma correta vai significar o resultado que terá a longo prazo

Pode parecer fácil ganhar dinheiro na internet, mas você precisa efetivamente construir um negócio digital de longo prazo para que possa ter resultados.

Quanto a isso, a Tactus está disposição para te ajudar! Somos especializados nos aspectos de legalização do seu produto e eu também tenho uma empresa de infoproduto.

Somos produtores estou há alguns anos na Hotmart e nunca tivemos nenhum tipo de problema com a plataforma, conhecemos bem como ela funciona e temos experiência no assunto.

Ainda tem dúvidas sobre este conteúdo?

Entre em contato conosco e saiba mais!

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar gratuitamente um Atendimento Personalizado

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a Conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não deixe seu negócio sem uma

Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!