A importância de possuir um Plano Financeiro para abrir um negócio próprio

A importância de possuir um Plano Financeiro para abrir um negócio próprio

Para hoje, separamos algumas dicas essenciais para quem pretende se tornar um empreendedor, abrir seu negócio próprio e transformá-lo em sua profissão. Portanto, as dicas são destinadas aqueles que sonham em transformar um sonho em realização tanto profissional como pessoal.

São dicas essenciais sobre algumas estratégias de como empreender e ter como resultado um negócio de sucesso.

Ficou interessado? Vem conferir algumas Dicas:

O que você precisa estabelecer para ser bem-sucedido como empreendedor?

Muitos dos empreendedores simplesmente começam um negócio próprio sem nenhum planejamento e “largados a própria sorte”, porém, nos dias atuais atitudes como essa possuem apenas um caminho – o fracasso.

Em um mercado totalmente competitivo e repleto de opções para o consumidor, é essencial antes de abrir qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, possuir um excelente planejamento do mesmo.

E um dos grandes responsáveis pelo sucesso da atividade é montar um Plano Financeiro. Veja abaixo algumas das vantagens e garantias que o Plano Financeiro proporciona.

Vantagens de montar um Plano Financeiro – Nele se pode estabelecer:

– Quanto investirá financeiramente no negócio;
– Como buscará o retorno desse investimento;
– Como projetará o crescimento da empresa;
–  Quando terá o retorno do capital investido;
–  A partir de qual momento começará a receber esse retorno;
–  A projeção de tempo que levará para receber o retorno de todo capital investido;
–  Quais serão os custos da sua empresa, tanto os custos fixos quanto os variáveis;
–  Os custos fixos são aqueles que não são alterados independentemente do seu faturamento, por exemplo, o aluguel do imóvel, pois independentemente do seu faturamento, o valor da locação será a mesma;
–  Os custos variáveis são aqueles que podem sofrer alterações;
– O plano financeiro também serve para estabelecer COMO será o retorno do seu negócio, então ele te mostra a possibilidade de planejar e entender quais caminhos terá que percorrer para que seu projeto alavanque e traga o retorno financeiro esperado.

Um dos grandes erros que a maioria dos empreendedores cometem é não estabelecer quais serão os custos variáveis que terão dentro da sua empresa, dessa forma, começam a adquirir custos para o negócio sem estar previamente preparado para eles, como por exemplo, contratando pessoas desnecessariamente, ou contratando serviços desnecessários e não calculados previamente, correndo o riscos dos custos variáveis assumirem um espaço tão grande na questão financeira que venham interferir diretamente no retorno esperado.

Portanto, os custos variáveis devem ser planejados com antecedência e muito bem pensados para não interferir diretamente no retorno do capital e dessa forma desestabilizar todo o planejamento.

É sempre importante avaliar desde o início do negócio quais são os compromissos que a empresa pode realmente arcar, para só então decidir quais desses compromissos serão prioridades e devem ser levados adiante.

É importante procurar ser um empreendedor prudente quando se refere a custos, assim, ao invés de você acrescentar mais custos a sua empresa deve-se agir com prudência e ponderação, dessa forma, se por ventura a empresa passar por um momento de crise, os baixos custos ajudarão a passar pela situação com mais tranquilidade e mais garantia de sucesso.

Todos esses elementos que acabamos de citar estão dentro do que propõe o plano financeiro, portanto, um planejamento financeiro bem feito faz toda a diferença na linha tênue que existe entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

O Plano Financeiro serve para lhe ajudar a estabelecer a questão financeira do seu negócio como um todo. Como você buscará o retorno financeiro realizado na sua empresa, bem como, como comportará os custos gerados pela sua empresa, tudo de forma pensada e planejada, isto é, com o risco já calculado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente