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Loja Física está Perdendo Espaço para eCommerce

Loja Física está Perdendo Espaço para eCommerce

Não precisa ser especialista em economia para perceber que enfrentamos uma mudança evidente no comércio de lojas físicas.

Estamos passando por um processo de transformação que tem sido impulsionado pela crise existente no nosso país.

Mesmo com a crise que se instalou no país muitas pessoas continuam consumindo, mas elas são mais seletivas nesse consumo.

Vivemos em uma realidade onde às pessoas ao invés de se deslocar até um shopping pra comprar uma roupa e pagar mais caro, preferem comprar por um e-commerce, garantindo receber o produto com segurança e por um valor menor.

A única diferença nesse processo de consumo é que no shopping ela teria o produto de forma imediata e pela internet levaria cerca de uma semana pra receber a mesma roupa.

Pelo valor que a pessoa vai pagar, esse processo de compra pela internet acaba sendo bem mais vantajoso.

Assista o vídeo:

Importação e Dropshipping 

Outro fator que também impulsiona as compras pela internet é a importação e dropshipping.

Hoje é mais fácil fazer esse processo, e muitas pessoas importam produtos da China, por exemplo, produtos esses que normalmente ela consumiria aqui, e contraria em feiras populares.

Isso também vale para os produtos “diferentes” que eles não encontram no país.

Com isso podemos entender que a crise não é a única responsável por tantas lojas fecharem suas portas, na verdade estamos vivendo uma mudança comportamental.

A opção pelo e-commerce não ocorre somente no Brasil, mas também em países como os EUA que tem um grande número de lojas encerrando as suas atividades.

Recentemente foi feita uma estimativa que aponta cerca de 3500 lojas encerrando as suas atividades e vão deixar de existir por conta disso.

Por conta desse cenário o empresário tem que saber que ficar preso somente a um canal de vendas torna-se muito arriscado no mercado atual.

Ele deve consultar um escritório de contabilidade especializado em e-commerce pra entender as possibilidades.

Também não é uma boa ideia se estabelecer em locais onde o custo fixo é muito alto, se olhar em torno de um shopping verá que esse é o principal motivo para as lojas fecharem, custos fixos altos e o público alvo não consome o suficiente para cobri-los.

Por outro lado o setor que oferece entretenimento e serviços tem aumentado. Isso porque cada vez mais pessoas têm usados serviços e o entretenimento disponíveis no shopping.

Hoje um shopping voltado somente à área comercial, focado somente no comércio, tem grande chance de não dar certo.

Lojas fechadas em São Bernardo do Campo

Tenho exemplos bem perto de mim, na minha cidade São Bernardo do Campo há um shopping pequeno muito antigo que é voltado somente para o comércio.

Cada vez que vou lá, observo mais lojas fechando, ele não se sustenta devido a mudança comportamental existente e provavelmente tem um custo fixo alto, e ele não tem público suficiente para cobrir essas despesas.

Nos shoppings convencionais podemos observar que as áreas voltadas à alimentação, entretenimento e consumo de alimentos vem prosperando a cada dia, e os shoppings estão se concentrando mais nesse tipo de atividade como ferramenta de atração de público.

Mas não necessariamente esse público que vai ao shopping consumir alimentos é o público que gasta dentro das lojas, que é o que o shopping precisa para se manter.

Grande parte do público que era ativo em lojas físicas migrou para a compra por e-commerce.

Aumentar as vendas com diferentes canais

Para um empreendedor hoje é muito arriscado depender de um único canal de vendas e quem pretende começar um negócio deve considerar uma loja virtual a melhor opção.

A entrega dos seus produtos e serviços se torna ainda mais fácil com a internet e os fatores facilitadores que existem.

CONHEÇA A CONTABILIDADE PARA E-COMMERCE

Tudo que estamos vivendo hoje é um processo de transformação, o empreendedor precisa saber como é possível fazer o processo de transformação do seu negócio.

Um dos pontos principais é que ele tenha diferentes canais de venda, isso aumenta possibilidades de sucesso.

Evitar estabelecer custos fixos altos, pois isso pode comprometer a rentabilidade a longo prazo, ter cuidado com altos investimentos em compra de espaços em shopping, estrutura e espaços.

Dentro da minha experiência no mercado, já atendi clientes que eram donos de lojas em bairro e quando decidiram migrar para o shopping projetaram algo muito maior do que deveria.

Assim acabaram construindo um negócio sem rentabilidade que não se sustentou.

Todo o investimento feito pra mudança ficou praticamente perdido.

Se pensar hoje em virar um empreendedor, ou se estiver com dificuldades no seu negócio considere essas dicas.

Elas são valiosas e podem garantir o sucesso do seu negócio.

Antes de qualquer coisa deve pensar se realmente vale a pena focar o seu negócio somente numa loja de rua ou numa loja física, é muito importante considerar outras possibilidades.

Não comece o seu negócio sem ter certeza que sustentará seus custos com o consumo do seu público.

Seja prudente e tenha bom senso, isso vai garantir o seu crescimento.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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