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ESCOLHAS QUE TRANSFORMAM PROFISSIONAL E SAÚDE

Tactus ESCOLHAS QUE TRANSFORMAM PROFISSIONAL E SAÚDE

Estive com a minha amiga Luana que é publicitária e sócia e diretora de criação na agência Solare Interativa. Cerca de três anos e meio atrás, ela fez uma bariátrica que mudou sua vida e fez com que se tornasse referência para muitas mulheres em relação a esse assunto, hoje ela dá dicas práticas e tem ajudado muita gente.

Luana hoje é sócia de uma agência de publicidade, como ela foi parar nesse mercado?

Desde o ensino médio ela sempre quis cursar algo ligado a comunicação, tinha como opções jornalismo ou publicidade e acabou optando pela publicidade. Enquanto estava na faculdade, ela começou a trabalhar na área.

Quando ingressou na faculdade já queria ser redatora e no terceiro ano conseguiu um emprego como redatora de uma rádio.

Esse foi o primeiro emprego dela como profissional na área.

Desde então, sempre trabalhou na empresa que é sócia há 7 anos, tanto na parte de redação, assim como na parte de criação. Ela é amiga do dono de negócio há muito tempo e com a escolha de ir pulando de agência e agência, sempre demonstrou interesse em trabalhar com ele.

Transformação na carreira profissional

Um dia ela teve uma oportunidade na agência desse amigo e ela acabou entrando para ser social media e redatora. Após um ano se tornou sócia, portanto, considera que todo o processo foi bem rápido.

Depois da graduação, ela fez pós-graduação em marketing digital além de vários outros cursos.

Oportunidade de ser sócia de empresária

A primeira transformação que ela sofreu foi de passar de funcionária para sócia.

Ela disse que sempre esteve muito perto da empresa do amigo, desde a criação ajudando com a produção do conteúdo, escolha do nome e outros detalhes criativos.

Ambos sempre compartilharam muitas ideias e já haviam trabalhado juntos antes em outra agência, por isso essa transição aconteceu de forma natural.

Toda a mudança foi em um momento em que a empresa não estava muito bem e se encontrava em um momento que estava falindo, portanto, ela entrou como sócia para tentar ajudar a empresa.

A agência “faliu” em 2014 quando começou a perder clientes e equipe, eles não conseguiram contratar mais ninguém. Além disso, também tinham problemas administrativos.

Isso porque ela já nasceu com uma carteira de clientes, então foi “fácil” se manterem em partes. Por um tempo conseguiram manter as coisas, depois começou a crise e a questão da má gestão determinou resultados significativos em que quase faliram.

imagem que represente profissional com insegurança
Luana entrou como sócia no pior momento da empresa: quando não tinham clientes, dinheiro, funcionário e nem sede empresarial

Eles recomeçaram realmente do zero.

Todo esse processo exigiu muita coragem, ela não investiu financeiramente, mas entrou assumindo uma dívida da agência Solare.

Especialistas em marketing digital

Conforme o tempo foi passando, as coisas foram se encaminhando. Como estavam sem sede, uma pessoa conhecida acabou comentando sobre uma sala que estava disponível junto a uma agência de referência no mercado imobiliário.

Ele era marketing offline e estava procurando o marketing online para fazer a parceria  e deu muito certo.

Essa parceria acabou resultando na indicação de clientes e a agência acabou se tornando especialista em marketing digital para o mercado imobiliário, hoje ela atende construtoras e incorporadoras.

O foco da agência é trabalhar toda parte de comunicação digital e se especializar em marketing de performance.

Isso porque, para entregar resultado para os clientes, existe uma estratégia de comunicação de direcionamento de público e também de mídia.

Os resultados são geralmente leads. Ao entregarem leads qualificados para os clientes, são direcionados para o público deles e também conseguem ver o número de vendas.

Como trabalham em parceria com clientes, dão feedback para a empresa e é possível saber o retorno de investimento.

Capacitação profissional

Antes a profissional estava muito focada na questão de conteúdo – por ter perfil de redatora – mas ela teve que abranger um pouco mais na questão de aprendizado.

Ela disse que fez uma pós de marketing digital para buscar mais conhecimento, mas que ainda assim, aprendeu muito mais através de uma imersão no Google e isso não é raro!

As faculdades não estão equiparadas com a velocidade do mercado, ou seja, não sabem o que um profissional tem que oferecer para o mercado, isso é fato.

Ela sempre indica para quem quer fazer algum tipo de especialização na sua área, que faça cursos técnicos ao invés de optar pela pós graduação, isto porque o tempo que se leva para terminar uma pós graduação – no mínimo 2 anos – tudo já mudou.

Desse modo as pessoas nunca estarão atualizadas, se elas levam 4 anos ou 2 para se formar.

Encontrar esses profissionais que trabalhem em agência

Ela aprendeu a lidar com os clientes nesse processo e entendeu que precisava formar um time de pessoas para poder dar conta de tudo isso

Hoje em dia eles estão com processos de recrutamento bem mais rígidos, com três etapas para seleção. Isso já melhorou bastante a contratação a trazer profissionais mais qualificados, fazendo testes entrevistas,  analisando os currículos e portfólios de trabalhos.

Além de tentar sempre acertar na contratação, eles têm um programa de capacitação profissional dentro da agência.

Na semana proporcionam o estudo remunerado, nessa modalidade os colaboradores estudam durante 3 horas semanalmente e um benefício, e eles cobram isso de forma rígida.

imagem que represente remuneração para colaborador
É muito difícil ter a oportunidade de crescer profissionalmente usando o horário de trabalho e ainda sendo remunerado

Isso funciona pois eles focam bastante no que as pessoas estão precisando, a partir de uma avaliação de desempenho. Portanto, buscam trazer conhecimento exatamente na dor do que a pessoa está mais apresentando no dia dia, para que ela melhore e possa se capacitar profissionalmente.

Diferencial da Solare Interativa

Quando o cliente os contrata – como eles têm muita experiência – no momento da proposta comercial ganham o cliente no estudo de mídia.

Eles fazem o estudo de mídia para fazer a projeção de resultado, ver quanto podem gastar para ter um número de resultados, considerando principalmente o mercado de imobiliário que eles já fazem quase que automaticamente.

Além do nicho imobiliário, eles atendem a outros nichos como contabilidade e advocacia e foi preciso se ajustar para os dois segmentos.

imagem que represente parceria entre agência e cliente
Todo o trabalho da agência é feito em parceria com clientes

Eles entenderam que para terem resultados precisam ser parceiros da agência.

Ao contratar uma agência você não está entregando toda a responsabilidade pelo resultado para a agência.

Redes sociais

É importante destacar que eles explicam para cada cliente a importância das redes sociais, mostrando que as redes sociais são uma mídia como se fosse TV, ou seja, é necessário pagar, aí terá uma audiência e vai achar o seu público aí.

Hoje o digital começou a ser a principal comunicação dos clientes e o apoio ser o meio offline.

Eles fazem toda a parte de comunicação e fecham o cerco para que não haja problemas.

Numa rede social um profissional pode ter muita dificuldade de se expor e acaba terceirizando isso para uma agência, isso é ruim pois o trabalho fica com cara de agência, de fato.

Humanizar marcas na era digital

No caso deles, o cliente trabalha junto com a agência com o intuito de sempre convencer o cliente que precisa fazer vídeos, sendo necessário aparecer e humanizar a marca.

Uma marca precisa ter um rosto, as pessoas não querem falar com marcas, elas querem falar com pessoas.

Aos poucos eles estão conseguindo com que os clientes também façam vídeos ajudando e mandando conteúdo.

Sabemos que lidar com diferentes perfis de cliente não é fácil, existem empresas que investem mais e outras empresas que investem menos.

Para enxergar esses dois universos tão diferentes acabam até negando alguns trabalhos para alguns clientes, pois tem o tipo de cliente que eles querem atingir.

Mercado para as agências de publicidade

Uma coisa importante para eles é a régua que utilizam, e eles não baixam isso para conquistar clientes por preço.

É claro que existem agências mais baratas, mas eles preferem propects com essa proposta mais agressiva de investimento, pois sabem que esse valor que cobram será o suficiente para que trabalhem e entreguem resultados, não adianta fazer por menos.

Para eles – em particular – o mercado imobiliário é a maior fatia e por incrível que pareça todos os clientes são concorrentes entre eles e apesar de saberem disso, acaba que uma empresa indica para outra.

A mágica do marketing é essa: ele sempre será diferente!

Mesmo que seja para o mesmo nicho, mesmo produto e o mesmo tipo de cliente.

Tudo acaba sendo modificado e adaptado para a realidade.

Canal Meu Manequim 40

Luana acabou também criando uma vida paralela nas redes sociais no YouTube, contando sobre as mudanças que ela passou e tudo mais através do canal chamado “meu manequim 40”, ele foi criado há muito tempo e tudo começou como um blog.

Ela sempre teve uma relação de briga com o corpo, desde a adolescência sofria com o “efeito sanfona”. A primeira vez que ela decidiu emagrecer foi através de acompanhamento com o endocrinologista, começando a tomar vários remédios e ficando muito mal.

Como ela sempre gostou muito de escrever, o diário se tornou online e ela fez esse blog para falar um pouco mais da vida.

Em 2012 ela voltou com o blog para fazer uma dieta com acompanhamento de nutricionista, se alimentando bem e fazendo exercícios e ela foi documentando tudo no blog.

Nesse mesmo ano começou a andar de patins, frequentar muitos parques e acabou virando referência em patinação por causa do seu blog.

Mudança radical de estilo de vida

Mas, quando ela virou sócia da empresa, não conseguia dar mais atenção para isso e muito menos acordar às 5:30 da manhã para malhar, já que ela não conseguia fazer nada no horário de trabalho e com isso acabou engordando muito e chegou aos 128,0 kg, ficando dois anos na obesidade grau 3.

Houve uma época que ela começou a desistir, comia o que queria porque olhava a vida dela e não via esperança, não achando que tinha que se privar também na comida se a vida dela já era uma loucura.

Tinha amigas que já tinham feito a bariátrica há alguns anos, o que fez com que prestasse atenção e percebesse que a vida dessas pessoas era normal, isto porque as pessoas têm muito preconceito com a bariátrica.

Normalmente quem tem obesidade desde criança acaba tendo distorção de imagem e não consegue se ver magro, Luana ao contrário não se reconhecia no corpo gordo.

Para engordar tanto é claro que ela tinha um tipo de compulsão e ainda tem, segundo ela.

Para isso se trata através de sessões de terapia, mas agora – mesmo com a compulsão – ela tem muito mais consciência das coisas.

A alimentação dela é como a de qualquer pessoa normal depois da bariátrica, não há terror, mas sem exageros.

Processo de recuperação

No pós-operatório da bariátrica teve algumas intercorrências, como por exemplo, o corte dela abriu todinho, ficou 40 dias com corte aberto tentando evitar infecção.

Isso aconteceu por erro de uma enfermeira, que removeu os pontos falsos que não podiam ser removidos, com isso a pele dela esgarçou e abriu.

Luana passou 40 dias com corte aberto e na dieta líquida, por isso foi mais difícil ainda para cicatrizar, ela conta que tinha muita náusea e não sentia quase fome, sentia cheiro de comida e enjoava.

Mas normalmente o pós não é não é assim e ela fala muito abertamente essa história.

Segundo ela, as pessoas têm que entender que podem haver intercorrências na bariátrica – como em qualquer outra cirurgia – não pode ser banalizada.

Tudo pode acontecer, mas o normal é que em 15 dias a pessoa esteja bem.

Muita gente se conecta com a história de Luana, principalmente as mulheres. Ao entrarem em contato com ela revelam que as histórias são parecidas, o assunto que envolve fazer ou não uma bariátrica a questão própria emagrecimento de efeito sanfona, é tudo muito semelhante.

Cirurgia e a melhora na autoestima

A cirurgia mexeu muito com a autoestima dela, pois não podemos negar que é um ponto importante para as mulheres, até mais que para os homens.

A mulher tem uma maior baixa autoestima por causa da sociedade e a imagem que ela tem que passar.

imagem que represente pessoa com vergonha sobre situação
Começou a viver pós-bariátrica e passava por muitas situações humilhantes quando era obesa

Ela tem orgulho de ter tido a coragem de fazer a bariátrica e as pessoas que buscam o conteúdo dela acabam buscando essa coragem.

Quando alguém opta por uma cirurgia para emagrecer, a pessoa tem que estar preparada para muita coisa, além de muitas cirurgias ao longo da vida.

Ela não tem problema algum de falar dela mesmo, porque passou por muita coisa que não foi avisada na bariátrica e hoje ela busca ajudar as pessoas.

Essa autoestima e segurança permitiram o empoderamento dela também profissionalmente, podendo afirmar que mudou muito depois da bariátrica,  considerado um processo que ela foi aprendendo a ser empresária, líder, gestora e ao mesmo tempo crescer e voltando ter auto estima

Tudo na vida é interligado quando conseguimos de fato ter equilíbrio e encaixar as coisas, chegamos ao sucesso por completo.Às vezes você não se dá conta de aspectos da sua própria saúde e cuidado pessoal, com o tempo vai aprendendo e entendendo que é possível dar conta de tudo e ter um equilíbrio para que as coisas se encaixem.

Que dica ela daria para o público para empreender no marketing digital?

A primeira coisa é entender que o conhecimento é importante para se capacitar nesta área. É preciso fazer o que gosta e o que dá dinheiro, querendo ou não é o dinheiro que move sua vida, mas mais do que isso é ter coragem que teve seu lugar no mercado.

É muito difícil ser mulher no mundo do empreendedorismo, porque as pessoas acabam confiando mais na figura masculina podendo até ser uma tradição do hábito cultural, mas isso é fato.

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Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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