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Cuidados com o ROI de Produtos Digitais

Cuidados com o ROI de Produtos Digitais

Vou apresentar a vocês uma série de dicas para o E-notas, para que você possa entender um pouco mais sobre a rentabilidade e a gestão de empresas digitais ok?

Nesse primeiro vídeo da série nós vamos falar sobre algumas dicas interessantes, na verdade são três dicas, três cuidados que você precisa ter que vão comprometer a rentabilidade do seu negócio digita. Vou exemplifica-los pra você abaixo.

O primeiro cuidado que deve ter é de não pensar no ROI (return on investment) simplesmente pelo ROI do produto e acabar não considerando o todo que há por trás disso tudo. O que significa somente olhar o ROI do produto? É você por exemplo acompanhar a sua campanha e comparar o custo do produto e o preço de venda.

O ROI de forma mais ampla

Se está vendendo o seu produto por exemplo por duzentos reais e percebe que a sua campanha está te custando cerca de cento e oitenta reais, quando avalia “friamente” esses valores está obtendo um ROI positivo.

Então você continua escalando a sua campanha, se baseando naqueles 10% que tem ali de margem, de acordo com o que analisou, mas se parar para pensar a realidade do negócio, é isso que falo quando me refiro a olhar como um todo, aqueles 10% não são lucro real do seu negócio digital e muito menos uma margem que vai conseguir usar para trabalhar.

Eu lido com o dia-a-dia de empreendedores digitais, posso garantir que ainda existe muita dificuldade de compreender esse processo na prática. Se analisar as principais métricas do mercado, notará que grande parte delas leva em consideração os resultados gerados, focando diretamente para o ROI (Return on Investment) de campanhas e o total de vendas geradas. Trabalhar com o ROI positivo não significa essencialmente que você vai ter a lucratividade esperada, afinal existem outros critérios que devem ser levados em consideração para determinar a sua rentabilidade.
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Esses 10% que aparecem vai ser praticamente o valor do imposto obrigatório que vai pagar. E se está analisando dessa maneira consequentemente você não vai colocar outros custos envolvidos na sua operação, sabe o que acontece nesses casos? Você acaba vendendo sim, porém acaba lucrando pouco ou até não tendo lucratividade.

Você precisa olhar de uma forma mais ampla esse conceito do ROI, precisa olhar pro seu negócio de uma forma bem mais ampla, avaliando realmente de forma minuciosa os custos de cada produto para poder considerar a rentabilidade de toda seu negócio.

Esse é o primeiro cuidado que você precisa ter.

Como Lidar com Lançamentos de Produtos

O segundo ponto pra qual vou te alertar hoje é com os lançamentos. Mas Anderson, porque preciso ter cuidado com lançamentos de produtos digitais?

Porque o lançamento gera a você um fluxo muito alto de caixa, mas ali naquele mês específico, em contrapartida você tem em vários outros meses um fluxo consideravelmente mais baixo de caixa.

Quando você olha pra uma empresa como um todo, você vê que as despesas fixas dessa empresa tendem a ser sempre iguais e existe uma constante nas despesas mensais. O que vai acontecer será o acréscimo de despesas variáveis no momento do lançamento, que é justificável para especificamente esse lançamento.

Apesar do lançamento reunir a concentração de vendas de um período grande em apenas uma semana, a empresa digital não funciona apenas uma semana a cada seis meses. Para conseguir alcançar dígitos e mais dígitos em venda é preciso fazer um trabalho contínuo e isso consome recursos.
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Porém com isso você tem um desencaixe de caixa e com esse desencaixe consequentemente você pode ter problemas em relação a lucratividade do seu negócio digital.

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Então qual seria o ideal? O ideal é que se você for trabalhar com lançamentos, considerando que serão dois lançamentos anuais por exemplo, é que faça ali outras vendas de produto o que pode ser feito como afiliados, ou pode também ter outros produtos que gerem a você uma venda perpétua, ou seja, contínua para que equilibre o seu caixa e mantenha o pagamento das suas despesas, com isso gerar até mesmo uma certa lucratividade para que você mantenha então o fluxo adequado do seu negócio digital.

Então a segunda dica? Cuidado com os lançamentos!

Cuidados com eventos ao vivo

A terceira dica é: cuidado com os eventos! Vou explicar porque eu digo para que tenha cuidado com os eventos. Atualmente dentro do mercado digital passou-se a agregar o evento como forma de entrega de um produto digital.

Então você não tem somente o produto digital em si para oferecer, você tem também um evento agregado na maioria dos casos de valores mais altos dos produtos dentro do mercado digital.

Só que o que acontece é que as vezes esse evento acaba consumindo a lucratividade do negócio, e porque isso acontece? Porque simplesmente deixam de ser considerado os custos envolvidos no evento, ou você começa a fazer o evento mais não projetou um caixa necessário para atendê-lo.

Fazer um evento, especialmente para centenas de participantes, e em locais de alto custo, pode consumir todo o seu lucro do lançamento, portanto precisa ser organizado nos mínimos detalhes para manter a lucratividade do seu negócio digital.
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Assim você acaba tendo um evento muito caro para custear e entregar o seu produto, e muitas vezes você não tem o caixa suficiente pra isso. Esse tipo de atitude vai gerar a você uma série de problemas com relação a sua lucratividade.

Então você precisa tomar muito cuidado com a entrega do seu evento, quando projetar todo custo do seu lançamento, do seu produto digital você precisa considerar também qual vai ser o custo de entrega do se evento, pra que você então não tenha nenhum tipo de problema com relação a lucratividade.

 Vamos revisar os cuidados

Agora faremos uma rápida revisão do conteúdo que vimos, para que possa se fixar de forma prática na sua mente.

O primeiro ponto que é o foco no ROI de produtos, os cuidados que você precisa ter, e o que acontece quando deixa de olhar o seu mercado digital como um todo.

O segundo ponto é o cuidado com os lançamentos, se você fizer somente lançamentos consequentemente você vai ter problemas de caixa. Caso você não projete adequadamente seu fluxo.

E o terceiro e não menos importante é que deve ter cuidado com os custos dos eventos. Você precisa entender que a entrega do evento tem um custo muito alto e você precisa projetar como custo tudo o que for ligado ao seu produto, inclusive a entrega desse evento.

  1. Cuidado com o ROI de produtos digitais
  2. Cuidado com o fluxo de lançamentos
  3. Cuidado com os eventos ao vivo

Muito bem esse foi um conteúdo da Tactus contabilidade da série para o E-notas e com certeza vai agregar muito conhecimento a você.

Espero que tenha te ajudado , se tiver alguma dúvida vai ser um prazer esclarece-la, pode deixar aqui em baixo que entraremos em contato com uma resposta a você.

Muito sucesso e ate a próxima!

Picture of Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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