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Como escolher o melhor CNAE para e-commerce

A definição do CNAE para e-commerce é uma das questões mais estratégicas para quem deseja atuar com a venda de produtos online.

Isso porque o CNAE impacta diretamente na tributação e pode gerar sérios problemas com a fiscalização, em casos de erros nesse registro.

Por isso, vamos ajudar você a entender tudo o que envolve a escolha do CNAE para e-commerce e como não cometer erros que coloquem sua operação em risco. 

O que é CNAE?

O CNAE é o código de Classificação Nacional das Atividades Econômicas, utilizado para padronizar a identificação das atividades empresariais do país.

Assim, cada empresa é registrada com códigos específicos em seu CNPJ que refletem a natureza da sua operação.

Isso influencia em questões tributárias, licenciamento e outras obrigações legais, a depender do segmento de atuação. 

No caso do e-commerce, existem várias possibilidades de atuação, o que torna necessário um estudo detalhado para fazer a melhor combinação de CNAE’s para cada negócio.

Como funciona a escolha do CNAE para e-commerce

Não existe um CNAE específico para e-commerce.

A legislação entende que as atividades de comércio virtual são idênticas à do comércio tradicional.

A questão é que existem diversos CNAE’s para o comércio varejista, dependendo da área de atuação da empresa.

Se a sua loja virtual vende roupas e equipamentos eletrônicos, por exemplo, no seu CNPJ devem constar CNAE’s relacionados a ambos os produtos.

Esses detalhes são analisados com frequência na fiscalização das vendas.

Por isso, é fundamental contar com o suporte de uma contabilidade especializada em e-commerce para fazer a melhor composição de CNAE’s para seu negócio.

Exemplos de CNAE para e-commerce

Um mesmo CNPJ pode ter vários CNAE’s relativos a e-commerce. Alguns exemplos são:

Onde encontrar os CNAE’s para e-commerce?

Você pode realizar a busca por CNAE’s na página da Concla (Comissão Nacional de Classificação).

Existem duas formas de encontrar:

1) Digitando suas atividades no campo de busca

Ao acessar o site do Concla, digite as atividades relacionadas aos produtos comercializados pela sua loja virtual.

No exemplo abaixo, colocamos “comércio de informática” e surgiram várias opções que podem ser utilizadas.

Um contador especializado em comércio eletrônico saberá quais delas são melhores para o seu caso especificamente.

Solicite aqui um diagnóstico para nosso time de especialistas em e-commerce.

Imagem mostra print do site do Concla, do IBGE, com CNAEs para e-commerce de informática

2) Acessando a aba estrutura 

Outra forma de encontrar os CNAE’s relacionados a comércio é clicando na aba “Estrutura”.

Em seguida, busque os CNAE’s que comecem com o número “47”, pois são os relacionados a Comércio Varejista.

Clicando nessas classes principais, surgirão todas as outras subclasses possíveis para agregar ao CNPJ da sua empresa.

Os CNAE’s de e-commerce entram no MEI?

Para quem está começando agora a ter os primeiros ganhos com e-commerce, o MEI (Microempreendedor Individual) é uma ótima opção.

Isso porque essa modalidade de empresa permite que você já regularize seus ganhos, com uma taxa fixa mensal de R$ 65,10.

Mas atenção: o máximo de faturamento médio mensal do MEI é de R$ 6.750,00. Passando disso, é preciso abrir uma Microempresa.

Outro ponto de atenção é que você só pode escolher CNAE’s que são permitidos pela legislação do MEI.

Além disso, essas regras são alteradas constantemente e você deve estar sempre de olho para não sofrer surpresas desagradáveis em uma fiscalização.

Existe um CNAE específico para importação?

Ao iniciar um negócio de importação, não é necessário ter um CNAE específico para importador

O importante é alinhar o CNAE com os produtos que serão comercializados, como já mencionamos neste artigo. 

Para reconhecer uma empresa como importadora, a Receita Federal foca na habilitação da empresa no sistema de comércio exterior, conhecido como Sistema Radar.

E o CNAE em nada interfere neste processo. 

CNAE de e-commerce tradicional vs CNAE de dropshipping: existe diferença?

Ao escolher o CNAE para dropshipping, existem duas questões que devem ser observadas.

  1. No dropshipping nacional, as regras são as mesmas de qualquer outro e-commerce. Ou seja, basta registrar os CNAE’s conforme as atividades desempenhadas.
  2. Mas se você atua com dropshipping internacional, o CNAE correto é de 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto o imobiliário.

Isso vai impactar diretamente na  tributação do e-commerce, pois a intermediação de negócios é considerada um serviço, com impostos mais elevados.

Por isso, é fundamental contar com uma Contabilidade com experiência em dropshipping.

Na Tactus, prestamos serviços a alguns dos maiores dropshippers do país e temos planos de serviços contábeis que se adaptam ao tamanho do seu negócio.

Como alterar o CNAE do e-commerce

Os códigos de CNAE devem ser escolhidos logo no momento da abertura do CNPJ para o e-commerce.

Por isso, é importante avaliar não apenas as atividades que você já desempenha, mas também as que podem vir a agregar ao seu negócio.

Mas caso você precise fazer alguma alteração depois de já ter aberto seu CNPJ, basta entrar em contato com a sua Contabilidade e solicitar essa mudança.

Como a escolha do CNAE para e-commerce impacta no ICMS

No contexto do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é um imposto estadual, a escolha correta do CNAE para o e-commerce é fundamental, especialmente em operações interestaduais. 

Afinal, cada estado brasileiro tem suas próprias regras e alíquotas de ICMS, e a classificação adequada da atividade no CNAE pode influenciar diretamente as obrigações fiscais da empresa em relação a esse imposto.

Por que contratar uma contabilidade especializada em e-commerce

A operação de e-commerce é cheia de particularidades, principalmente por ter transações interestaduais e internacionais.

Com isso, o fisco tende a ampliar cada vez mais o seu olhar para essa atividade, exigindo um cuidado adicional do e-commerce com as obrigações fiscais.

Uma Contabilidade especializada em e-commerce, portanto, é fundamental para seu negócio crescer de forma segura e reduzindo ao máximo os impostos.

A Tactus tem mais de 25 anos de história, tendo sido a primeira a se especializar em negócios digitais desde 2013.

Contamos com centenas de e-commerces entre nossos clientes e estamos preparados para lhe oferecer suporte em todas as etapas do seu negócio.

Entre aqui em contato com nosso time comercial e solicite um diagnóstico para sua empresa.

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