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Como definir o aumento de salário dos funcionários?

Tactus Como definir o aumento de salário dos funcionários?

Essa à primeira vista parece ser uma questão pouco articulada pelos empresários, porém, no momento que a primeira situação como ela se coloca dentro da empresa, é importante que o empreendedor tenha total clareza sobre tal processo.

Essa clareza é importante tanto para o empresário, que precisa estar atento a todas as questões que permeiam a gestão do seu negócio, quanto para o colaborador da empresa, que pode vir a questionar do próprio chefe tal dúvida.

Dessa forma, é essencial que o empreendedor tenha conhecimento do processo e repasse a informação a seu funcionário de forma objetiva e segura.

Então, voltando a pergunta que deu início a nosso tema de hoje – afinal, como é definido o aumento de salário dos funcionários?

Qual é a periodicidade ideal para o empresário/empreendedor realizar o aumento salarial dos seus colaboradores?

Vamos tratar aqui especificamente sobre áreas do mercado em que se tem grande concorrência dos profissionais.

Pois, apesar de estarmos vivendo hoje no Brasil uma fase de grande desemprego, ainda assim, existem áreas que possuem uma grande concorrência, e muitas vezes o pequeno empresário concorre com as grandes empresas, dessa forma, o que o pequeno empresário pode fazer para minimizar a perda desses funcionários para as grandes empresas?

Uma boa alternativa é encurtar o tempo no qual o colaborador terá uma elevação salarial, então, ao invés do empresário dar um aumento somente a cada doze meses, como é o que acontece na maioria dos casos, até por conta das questões relacionadas a parte sindical, o empreendedor pode optar em fazer o reajuste salarial em tempos menores.

Uma boa alternativa é optar em trabalhar por ciclos de seis meses, assim o profissional fica sabendo que a cada seis meses terá uma reavaliação do seu salário, deixando-o mais motivado a produzir com qualidade e eficiência e por consequência, com desejo de continuar na empresa.

Mas agora você pode estar se perguntando, o que avaliar no trabalho do profissional para realizar tais ajustes? Quais critérios usar?

Deve-se avaliar questões que estão além do tempo de casa, uma vez que o tempo de casa não pode mais contar como uma maneira de proporcionar um aumento salarial. O que significa que aqueles funcionários que tem por exemplo um tempo de casa maior, não precisam ter um salário maior por conta disso.

Na verdade, é o profissional que gera melhores resultados a empresa, que deve ter por o mérito dos próprios resultados, um reajuste salarial mais constante.

Dessa forma, é importante avaliar, por exemplo, que aqueles colaboradores que estão diretamente engajados com a empresa, que são de alto potencial, trazem regularmente melhoras em seus resultados, que contribuem diretamente, que dão muito mais de si para o seu negócio, esses colaboradores devem ter então uma contrapartida melhor e mais rápida para que você também possa os manter trabalhando em sua empresa.

Ou seja, fazer um reajuste salarial mais frequente é também uma forma de reconhecer a dedicação do funcionário a empresa, bem como, motivá-lo a melhorar constantemente e superar seus próprios resultados.

Portanto, evite ter um processo de avaliação, um processo de aumento salarial que seja engessado, mas sim, crie um modelo de avaliação que lhe permita transitar entre as variáveis que os colaboradores apresentam.

Mas fique atento pois nessa questão salarial é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, você não pode manter no quadro salarial profissionais que façam a mesma função, mas que tenham salários diferentes, pois isso pode implicar em aspectos trabalhistas.

Assim, é importante criar dentro da empresa um plano de carreira que permita ter essa flexibilidade de cargos.

Outra coisa interessante é ter algum tipo de remuneração variável para que esse profissional se motive a fazer sempre mais pela empresa.

Pois geralmente profissionais que possuem remunerações variáveis buscam melhorar sempre seus próprios resultados pois estão focados em receber a remuneração variável e obter tanto sucesso profissional quanto o financeiro.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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