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Oportunidades e Desafios do Mercado de Cursos Online

Tactus Oportunidades e Desafios do Mercado de Cursos Online

Atualmente existe um crescimento muito grande no mercado de cursos online, na verdade é um mercado que se mantem em amplo crescimento.

Seguem alguns fatores que justificam esse crescimento:

1 – Mudança de comportamento do consumidor:

– Busca cada vez mais por praticidade.
– Foco na necessidade – podendo focar nos pontos que mais necessita do conteúdo.
– Conveniência – pela facilidade e rapidez de consumir a informação e ganhar conhecimento na hora e local disponíveis;
– Outro aspecto da mudança de comportamento é a busca pela Garantia. No curso online todo consumidor tem por lei uma garantia mínima de 7 dia.
– A renovação de conteúdo, ou seja, existe a renovação de conteúdo constante durante o período de acesso que o aluno tem no curso.
– Suporte para as dúvidas – o aluno pode tirar suas dúvidas durante todo o tempo de acesso ao curso.
– Quebra de barreiras geográficas, uma vez que o acesso pode ser feito de qualquer lugar.

Baixo investimento por parte do cliente – investimento menor de tempo, de logística e também de recursos. Os cursos online são menos dispendiosos financeiramente que os cursos físicos nesses três aspectos e trazem tanto benefício e conhecimento quanto um curso presencial.

2 – Oportunidades dentro do mercado digital de cursos:

– Negócio de baixo investimento inicial.
– Não exige dedicação exclusiva, então você pode manter um negócio digital concomitante com seu negócio atual.
– Permite ganhar mais com menos tempo – o conteúdo que é produzido fica disponível, permitindo acumular ganhos sobre o mesmo, ou seja:
-Permite escalar seus ganhos.
-Permite liberdade geográfica – o conteúdo pode ser gravado no local que for mais apropriado e fácil para você.
-Baixíssima taxa de quebra de empresa dentro desse mercado.

3 – Alguns Desafios:

Domínio das ferramentas – é essencial possuir uma plataforma de conteúdos e realizar um trabalho de relacionamento. É importante pontuar que quando o profissional não possui conhecimento de todas as ferramentas necessárias, ele precisa buscar auxilio profissional para sanar suas deficiências e produzir um curso online de qualidade.

– Processo de vendas – como fazer as estratégias de vendas.
– Como fazer uma formação de afiliados – os afiliados são pessoas que vão vender o seu produto, que trabalharão em cima do produto que você criou – é necessário fazer uma boa gestão dos afiliados.
– Aumento da Concorrência em alguns nichos. Alguns nichos altamente concorridos são: Como Ganhar Dinheiro, Emagrecimento e Bem-Estar e Saúde.
– Reinventar Nichos – explorar nichos praticamente virgens – usando de Micro Nichos e Hipersegmentação – que se refere a explorar nichos de temas específicos dentro de um nicho já explorado no mercado. Por exemplo, no Nicho de contabilidade, explorar temas como: marketing para contadores, ensinando como o contador pode fazer o marketing, como pode obter resultados, etc.
– Rentabilidade – é preciso aumentar a escala e conseguir manter a rentabilidade. Entender que o faturamento é diferente do lucro, então a rentabilidade tem que andar paralelamente ao seu negócio digital, para que seja rentável e durável.
– Cuidar dos custos com eventos presenciais – é preciso ter cuidado com os altos custos dos eventos – ocorre que alguns cursos online atualmente oferecem ao cliente um evento presencial, porém, esse evento é algo que possui um custo muito mais caro, então é preciso estar atento a essas despesas para equilibrar a receita e ainda assim gerar lucro.

Enfim, sintetizamos alguns pontos bem específicos e essenciais para aqueles que estão pensando em entrar nesse mercado dos cursos online.

Todos os pontos que salientamos são imprescindíveis de serem analisados, estudados e planejados da melhor forma possível para que seu curso online consiga ganhar espaço no mercado e gerar a rentabilidade desejada.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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