O QUE FAZ UMA EMPRESA DE CONTABILIDADE?

Saiba qual é a importância de uma empresa de contabilidade para auxiliar nas questões burocráticas do seu negócio e tenha resultados efetivos com atividades regularizadas.

O que faz uma empresa de contabilidade para o seu negócio? Você sabe por que é preciso ter uma empresa de contabilidade e quais são os benefícios?

Neste artigo, vamos responder essas questões e ainda abordar sobre como escolher a contabilidade mais adequada segundo sua necessidade. Confira!

ABERTURA DE EMPRESA

O primeiro aspecto que uma empresa de contabilidade vai cuidar é da abertura do seu negócio. Ao começar um negócio, é essencial abrir uma empresa e para isso, você precisa ter um CNPJ.

Você pode até abrir um MEI, mas o MEI tem um limite de faturamento muito pequeno para operar e logo vai precisar abrir uma empresa no Simples Nacional ou Lucro Presumido.

imagem de duas pessoas conversando e fechando negócio
Quando abrir uma empresa conte com uma contabilidade especializada para cuidar das questões burocráticas

O processo de abertura não é tão simples, e a contabilidade tem autonomia para registrar seu contrato na junta, emitir o seu CNPJ, além de registrar inscrições Municipais e Estaduais.

E dependendo do seu negócio, haverá a necessidade de uma inscrição específica em um órgão de classe, isso varia de acordo com a atividade de cada empresa. Tudo é muito dinâmico, existem vários aspectos que devem ser considerados para cada tipo de empresa.

Além disso, antes de optar por um regime para abrir uma empresa, é necessária uma análise contábil.

Ela também vai determinar se essa empresa pode ser uma empresa do Simples Nacional, que é uma tributação favorecida ou deve ser de outro tipo. Na Tactus, tudo isso está contido no processo de abertura de empresa gratuita.

A primeira coisa a fazer quando abrir um negócio é contratar uma empresa de contabilidade para fazer abertura do seu negócio.

Contrate uma contabilidade especializada para lidar com assuntos que você não tem expertise, tudo vai ficar muito mais fácil e o processo mais seguro.

DEPARTAMENTO FISCAL

Depois de feito todo o processo inicial como o CNPJ, a empresa de contabilidade vai partir para a área fiscal do seu negócio.

LIVROS

Ao ter uma empresa, você obrigatoriamente tem que emitir nota fiscal todos os meses, para isso pode usar uma automação ou o que for mais fácil para você.

Depois da emissão, você precisa que essas notas fiscais sejam registradas nos livros.

Atenção: Você precisa registrar suas informações, pois elas serão declaradas ao fisco.

Na prática, o fisco tem acesso à nota fiscal, mas ele quer entender se você está ou não fazendo certo, portanto, deve registrar essas informações.

OBRIGAÇÕES

A contabilidade também vai gerar as obrigações que o fisco exige.

Quando você se torna empresário existem algumas tarefas, que chamamos de obrigações, que devem ser feitas todos os meses.

É importante saber que as obrigações, quando não feitas, geram multas.

Esse é outro ponto importante que a empresa contábil vai cuidar para que não tenha preocupações em relação a isso.

IMPOSTOS

Os impostos são emitidos com base no seu faturamento e com base em outras informações. É considerado todo o seu débito e crédito, compra de mercadorias – que neste caso há o ICMS – existem situações específicas que vão se aplicar a cada tipo de empresa e a contabilidade vai fazer essa parte de impostos para você.

Temos obrigações mensais e obrigações anuais, todas são entregues pela contabilidade.

No final de cada ano, a empresa tem que reunir todas as informações do ano anterior e acrescentar alguma informação complementar, como por exemplo, as informações da parte de contabilidade são reunidas para ser feita a entrega.

O que é essa contabilidade?

Uma empresa é obrigada a ter um contador para fazer a escrituração contábil e tudo que envolve:

  • Receita;
  • Despesa;
  • Custo;
  • Compra e venda de mercadorias,
  • Gastos com produção etc.

Tudo isso será lançado contabilmente.

Na verdade, é como se pegasse um livro caixa entrada e saída, mas isso é feito através de um livro contábil.

Existem contrapartidas, onde a contabilidade lança uma conta que é contrapartida de uma outra conta, para poder fechar no final do ano o balanço da sua empresa e gerar o resultado deste exercício.

Neste resultado, é que verá o seu lucro ou seu prejuízo. Você tem dois aspectos importantes em relação a isso que deve levar em conta.

Essas informações  vão para Receita Federal, através de uma ECD e só quem pode fazer isso é a contabilidade.

Ou seja, essas informações precisam ser prestadas de forma muito clara, porque a contabilidade vai abrir para o fisco as informações da sua empresa.

Como disse acima, essa é uma obrigação por lei e o contador assina como responsável por esse por esse balanço e informação.

RESPONSABILIDADES DA CONTABILIDADE

Ou seja, esse lucro que foi apurado, quando feito corretamente, permite que você tenha posteriormente um desconto, isentando seu pagamento de Imposto de Renda sob este lucro.

Mas isso só é possível quando a declaração de impostos é feita de forma correta.

Há uma série de particularidades e detalhes, o empreendedor deve focar na empresa e não perder tempo com isso, opte sempre por contratar um contador de confiança!

SERVIÇOS COMPLEMENTARES

Mesmo que você seja uma pequena empresa e não tenha funcionários, você deve atenção a esse ponto.

Isso porque de qualquer modo você terá o pró-labore do sócio.

Você precisa pagar INSS sobre este pró-labore, mesmo que a alíquota mínima, será necessária a folha de pagamento do pró-labore.

imagem que represente profissionais fazendo sinal de positivo com as mãos
A contabilidade cuida de tudo isso e ainda pode cuidar de coisas complementares

Além da solução de todos os problemas burocráticos acima, a contabilidade pode oferecer a você um serviço de BPO financeiro.

O BPO financeiro é uma terceirização de processos, caso a sua empresa tenha um nível maior de complexidade, mesmo sendo pequena, será preciso de uma gestão financeira.

Sua contabilidade pode oferecer isso como um serviço à parte.

Você precisa também ter um controle de certidões da sua empresa, você pode contratar de uma contabilidade esse serviço, caso ela ofereça.

Além desses, existem outros serviços complementares que a contabilidade pode oferecer para você.

Tudo isso é muito confuso, dá muito trabalho? Sim! Por isso, na sua posição como empreendedor, é indispensável que contrate uma empresa de contabilidade.

CORE BUSINESS

O empreendedor deve priorizar a questão do core business, que significa: se concentrar no seu negócio principal.

Não faz sentido nenhum se preocupar com aspectos burocráticos da sua contabilidade, sua única preocupação deve ser contratar uma contabilidade, dar a ela os dados necessários e receber toda a burocracia resolvida.

 imagem que represente foco, determinação
Trabalhe estrategicamente a determinação da atividade principal da sua empresa

Tendo esse respaldo burocrático, poderá se concentrar no seu core business, para facilitar esse processo, você faz tudo isso através do serviço digital.

Optando por um serviço digital, você não precisa ir até o seu contador muito menos transacionar documentos físicos! Você se livra da burocracia e de uma pilha de documentos.

Numa contabilidade digital especializada, você vai disponibilizar todas as informações como: extrato bancário, acesso a um sistema que conecta com seu banco para puxar as informações ou fotos de um documento digitalmente.

Você faz uma relação digital com seu contador e tem tudo isso organizado.

E a grande vantagem é que esse serviço contábil especializado acaba custando muito pouco, principalmente quando comparado às soluções que ele traz.

CONTE COM A TACTUS

Você quer saber um pouco mais de como a Tactus pode te ajudar?

Quer tirar suas dúvidas e realmente entender como uma contabilidade digital pode resolver o seu problema?

Entre em contato conosco agora mesmo!

A Tactus vai resolver todo o seu problema burocrático, ela vai te trazer segurança para que trabalhe e se concentre no que é importante: o seu negócio!

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a Conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não deixe seu negócio sem uma

Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!