O QUE FAZ O DEPARTAMENTO PESSOAL?

O QUE FAZ O DEPARTAMENTO PESSOAL?

 Você sabe o que um departamento pessoal faz?Neste conteúdo você vai entender como o departamento pessoal da Tactus opera e o que ele faz para os clientes, além disso, vai perceber a importância desses serviços para o seu negócio.

O departamento pessoal da Tactus, de modo geral, cuida dos funcionários das empresas e das questões que envolvem os sócios.

E falando em sócios, uma das maiores dúvidas existentes é sobre a obrigatoriedade do pró-labore.

Por que o sócio precisa receber o pró labore?

A Previdência entende, a partir do momento da constituição da empresa, que existe alguém trabalhando nela e a obrigatoriedade se estende a isso.

O pró-labore é o pagamento do sócio, esse pagamento é referente aos serviços que estão sendo executados na empresa.

Não se preocupe, o sócio pode fazer uma retirada de lucro, por exemplo, esse é um outro fator, o pró-labore evita que você tenha problemas posteriores com a previdência social.

E se um de nossos clientes decidir contratar um funcionário como acontece a orientação neste caso?

O nosso time verifica inicialmente:

  • Região do cliente;
  • Cidade;
  • Ramo da empresa.

Esses e outros pontos são verificados inicialmente para que nosso time localize o sindicato correspondente e faça o pagamento devido, esse é o ponto inicial para o registro de um funcionário.

A partir desse início, o nosso time consegue passar as demais orientações referentes ao registro para a empresa.

Nossos clientes preferencialmente estão no mercado digital e eles tem um modo de trabalhar totalmente sem burocracia, como eles estão habituados acabam resolvendo tudo pela internet e não precisam vir à nossa sede.

imagem que represente profissional orientando cliente
Quando os empreendedores precisam contratar um profissional se deparam com muita burocracia, ela é realmente necessária?

A questão do sindicato é indispensável porque é preciso estipular o piso salarial, mas a parte burocrática que envolve papéis etc. nossa equipe faz tudo digitalmente. 

Os clientes da Tactus não têm necessidade de ter o documento impresso do funcionário, essa parte burocrática o nosso cliente não tem.

O nosso time do departamento pessoal cuida do procedimento para que o cliente não precise se preocupar com nada disso.

A partir do momento que o nosso cliente fala que quer contratar um funcionário entramos em contato com ele, geralmente através de uma Call, pois, como se trata do primeiro funcionário é o momento em que eles mais têm dúvidas.Nossa equipe está focada em passar todo o esclarecimento inicial ao cliente, sanando todas as dúvidas, assim no momento da contratação de outros funcionários, tudo acaba sendo mais simples.

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Hoje nos deparamos com contabilidades online, é um tipo de contabilidade que o cliente faz tudo, ele decide se deve emitir pró-labore ou não, ele gera o seu próprio pró-labore, ele que faz a parte do funcionário etc.

Será que é seguro fazer isso, sem o apoio de um profissional especializado?

É evidente que não, o cliente não vai entender de fato qual a obrigatoriedade dele, e o papel do departamento pessoal é justamente esse, mostrar ao cliente a importância de um especialista e os riscos que ele corre de não ter um registro de forma correta, de acordo com a legislação, de não retirar o pró-labore e assim por diante.

imagem que represente pessoa com expressão de entendimento, confiante
Confie nos profissionais que ofereçam assessoria especializada

Quando existem situações específicas que envolvem até mesmo a questão do direito trabalhista esse suporte também existe.

Nossa equipe verifica todas as dúvidas dos clientes na legislação, sempre encaminhamos uma base legal para nossos clientes, mostramos que nos baseamos na CLT e indicamos o artigo, assegurando-o na legislação para tomar qualquer providência.

Um cliente entra na Tactus depois de passar por um processo anterior no departamento de legalização e processo de abertura, depois disso ele chega no departamento pessoal. A quantidade de clientes que entram mensalmente na operação da Tactus é significativa e gera uma grande demanda. Para que ninguém se perca em relação a esses atendimentos temos um controle bastante rígido e efetivo.

OBRIGATORIEDADES CONTÁBEIS

A partir do momento que ocorre a implantação do cliente realizamos uma divisão no departamento para definir qual colaborador será responsável pelo cliente, esse colaborador imediatamente verifica a obrigatoriedade do pró-labore, que é o passo inicial.

O pró-labore é obrigatório a partir do momento da constituição da empresa, quando uma empresa abre, automaticamente é preciso emiti-lo. E nosso time dá essa orientação ao cliente, que já tem no onboarding uma orientação prévia sobre o assunto.

O cliente já tem um primeiro contato, relacionado a pró-labore, no onboarding e depois com o nosso departamento pessoal.

E caso ele decida contratar um funcionário receberá a documentação mensal como folha de pagamento, FGTS, GPS etc. 

Inicialmente, ele recebe os contratos admissionais onde é informada a experiência, a declaração de imposto de renda e tudo relacionado ao funcionário, mensalmente o cliente recebe o processamento da folha junto aos impostos.

Portanto, o departamento pessoal tem um papel muito importante para uma empresa, como a emissão do pró-labore e o recolhimento dos valores incidentes sobre ele, sobretudo o INSS, que serão base depois para a entrega do imposto de renda. 

Esses dados serão base posteriormente para o imposto de renda e informe de rendimentos.

Esse é um trabalho que acaba sendo feito em equipe, conta com o departamento contábil e o departamento pessoal. O departamento pessoal faz uma parte do trabalho e o contábil finaliza com a parte de lucros.

São áreas fundamentais que serão trabalhadas de forma organizada internamente na Tactus, um empresário geralmente não tem todo o conhecimento necessário para tratar disso sozinho, e por isso ele pode contar conosco.

Nossa equipe tem um objetivo muito claro que é o de proteger a sua empresa e a sua pessoa física de qualquer problema em relação a recolhimentos indevidos ou não feitos, ou mesmo de fiscalização.

Sendo nosso cliente, a sua empresa estará protegida com relação a parte trabalhista dos seus funcionários, se acaso for a sua aplicabilidade, e ao mesmo tempo te dará um suporte para o que o cliente precisar de demanda.

Esse suporte é feito totalmente à distância, mas nosso cliente sempre é prontamente atendido quando há uma dúvida ou demanda.

Nosso time da toda o suporte, estrutura e segurança para o seu negócio.

Seja nosso cliente e poderá contar com os serviços da Tactus e nossa segurança.Não corra mais riscos fazendo lançamentos sem conhecimento, entre em contato conosco agora mesmo!

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