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Como otimizar cobrança em academias, escolas e serviços

Tactus Como otimizar cobrança em academias, escolas e serviços

Sabemos que para o empreendedor se estabelecer e ganhar dinheiro, no início da sua jornada, não é fácil e a Tactus, junto com a Iugu, traz soluções para o empreendedor.

Além de atender aos clientes com soluções a Tactus e a Iugu acreditam que, como empresas já posicionadas no mercado, têm o objetivo de ajudar as pessoas nessa caminhada e nesse processo.

Se você tem um negócio de recorrência ou pretende estabelecer um, este conteúdo é pra você.

O mercado de assinatura hoje é muito grande e vem sendo ampliado diariamente graças a tecnologia.

A Tactus é uma empresa que já está há mais de 20 anos no mercado e nos últimos 5 anos praticamente atua apenas com negócios digitais e, dentro deles, temos um nicho que está em grande crescimento que são as empresas de recorrência.

E a Tactus é uma empresa que atua essencialmente na recorrência, uma vez que o atendimento aos clientes é feito de forma recorrente.

Para produzir este conteúdo exclusivo para você nós utilizamos a experiência da gestão do nosso negócio.

Cobrança recorrente

Daremos algumas dicas práticas sobre como otimizar a cobrança da sua empresa de recorrência.

O serviço de recorrência envolve os prestadores de serviços onde existe a cadência de cobrança como: academias e escolas, bem como a assinatura de produtos.

É um nicho onde viu-se uma possibilidade de enviar produtos a um público alvo e mediante a essa possibilidade utiliza-se uma formatação de cobrança mensal.

Como oferecer o melhor modelo de assinatura para o seu cliente?

É uma tarefa bastante complexa! Sabendo fazer uma cobrança recorrente se notará que não é um modelo fácil, porque requer uma gestão de entrega de produto e que esse produto tenha realmente o valor justificado.

Escolas e academias têm que utilizar esse tipo de cobrança, pois  são serviços prestados de forma contínua, onde o cliente tem que “lembrar” da importância do serviço para realizar o pagamento.

Escolas podem utilizar o serviço de recorrência
A cobrança recorrente se aplica perfeitamente a escolas

Dentro do modelo de cobrança recorrente fica inviável, tecnicamente falando, cada vez que for feito qualquer tipo de cobrança o cliente fazer isso de forma manual.

Isso demanda muito tempo e mão de obra, além de abrir uma margem enorme para erros.

Quais os métodos de pagamento ?

1 – Boleto Bancário

Dentro das forma de pagamento temos o boleto bancário, que é uma das mais utilizadas.

O que nós temos de facilitador no boleto bancário é que as pessoas, muitas vezes, não querem colocar o cartão de crédito e/ou bloquear um saldo de limite de cartão, e quando ela fecha a prestação de serviços mediante a um boleto bancário que receberá todos os meses vai efetuar o pagamento para manter os serviços.

2 – Cartão de crédito

A segunda modalidade, que é muito comum, é a utilização do cartão de crédito.

A vantagem que existe é que você já tem a aprovação praticamente imediata, então com o cartão no momento da aprovação tem um serviço que é liberado imediatamente frente a uma plataforma conectada.

Essa agilidade acaba sendo um fator facilitador.

3- Débito Automático

A terceira modalidade possível é o débito automático.

Esse meio evita o esquecimento e até facilita o processo, pois quando não houver o pagamento o serviço pode ser interrompido e não compromete também o valor do limite do cartão da pessoa.

Cada modelo de serviço recorrente tem suas particularidades e regras de acordo com o tipo de negócio.

E essas particularidades devem estar bem definidas.

O seu negócio determinará qual a forma de pagamento
O pagamento é definido de acordo com o seu tipo de negócio

Contratando o serviço de cobrança recorrente

A IUGU quando um cliente entra na sua base, para poder oferecer o melhor tipo de serviço, procura saber:

  • Qual o seu modelo de negócio,
  • Qual o seu segmento,
  • Quais são as suas dores.

A partir do momento que eles entendem as empresas fazem a adaptação para atender aquela demanda específica.

No âmbito das academias, por exemplo, a IUGU sempre pensa em como melhorar a cobrança e o que pode fazer para ajudar o sistema de gestão do cliente.

Num serviço dessa ordem é possível, além de oferecer o plano mensal, dar descontos maiores para quem fechar o plano trimestral e anual, isso é uma vantagem para o cliente e para você, pois, desse modo não terá que ficar “correndo atrás” de faturamento mensal pois terá uma previsibilidade de ganhos mensais.

É possível fidelizar o cliente através de uma simples estratégia.

No negócio contábil conseguimos enxergar através do modelo de recorrência a previsibilidade da nossa receita.

Conseguimos olhar os lados positivos e negativos baseados no nosso histórico.

E isso me permite fazer uma série de ações.

Ao prestar um serviço de recorrência é preciso pensar também na permanência do cliente, no tempo de vida dele dentro da empresa e, para isso, são precisas ações de retenção e, como dito acima, é possível fidelizar um cliente com ações estratégicas, tais como, oferecer planos de menor valor conforme o tempo que eles escolhem ficar na empresa.

E quem está dentro desse mercado e estrutura uma ação desse tipo tem que entender como isso funciona.

Quando você considera aumentar o tempo de vida do seu cliente na sua base aumenta todo o valor que ele vai gastar com seus serviços.

E diminuindo o seu churning, que é a saída de cliente, implicará no final de um ano um aumento significativo e o seu futuramente terá um ganho muito grande.

Controle Financiero

Um dos maiores desafios para quem tem um negócio recorrente é o controle financeiro.

E o maior desafio é mesmo que tenha um grande volume de informação e consiga fidelizar o cliente.

E nessa prestação de serviços é necessária a excelência!

Um cliente só continua na base se estiver plenamente satisfeito.

Assim, a empresa vendedora pode frustrar a venda não entregando o que promete ao cliente.

O serviço de recorrência é diferente de uma compra sazonal, pois ele cria um laço com o cliente.

O efeito negativo que um cliente cria numa venda sazonal é muito menor do que quando isso ocorre com o recorrente, onde o cliente pode queimar a sua marca.

Índice de inadimplência

Uma das dores que o empreendedor em recorrência tem, também, é a alta taxa de inadimplência.

Essa inadimplência será ainda maior se a empresa tiver um modelo de cobrança de recorrência manual, pois o trabalho que terá e o tempo que vai levar serão imensamente maiores, e hoje o tempo é dinheiro.

Para gerir uma cobrança manual uma empresa gasta o seu time num esforço muito grande e pouco eficaz.

Num modelo de negócio recorrente é preciso adotar o uso de tecnologias e ferramentas que te ajudem nesse processo, a parte operacional deve ser feita através de ferramentas.

O modelo de recorrência exige o uso de tecnologia e ferramentas no processo operacional
O uso de tecnologia e ferramentas é indispensável para o modelo de recorrência

E a IUGU oferece isso: ela ajuda a automatizar todos esses processos e você como empresa e empreendedor foca no que é mais interessante.

O empreendedor deve focar no que é mais estratégico deixando que o operacional seja feito através de um software, automatizar os processos dentro da sua empresa é fundamental para a rentabilidade.

É preciso criar controles e processos é básico para que não se perca no meio do caminho, manualmente é muito fácil errar e se perder no meio do caminho, e depois para reverter esse processo terá muito trabalho.

Sem uma automação não é possível alcançar uma eficiência operacional.

A cobrança manual numa empresa precisaria um novo profissional de cobrança de tempos em tempos, e isso não faz o menor sentido.

Com a automação todo o processo que antes se dava manualmente foi simplificado, e é possível que o empreendedor tenha exatamente “o que ele quer”, bem como avisos de cobrança antecipados e processos configurados dentro da automação.

Automatize os seus processos e foque no que é estratégico para a sua empresa, entenda como está a performance do seu produto, das pessoas que estão consumindo o seu produto, bem como, os inadimplentes.

Todo o processo de automação diminui muito a nossa inadimplência.

Na Tactus a inadimplência é muito pequena, mas mesmo sendo pequena, devido ao nosso volume, ela nos gera algum incômodo.

Nós temos o processo para não aumentar essa taxa de inadimplência, para que esse número não cresça na nossa base de clientes.

Quando olhamos os elementos essenciais para a gestão de uma empresa que farão com que ela tenha performance no mercado você encontra aspectos relacionados a: venda, produção, entrega, processos internos e seus aspectos relacionados à gestão financeira.

E dentro da gestão financeira é preciso considerar o recebimento dos seus clientes.

Na recorrência a possibilidade de não receber seus honorários no dia é bem grande, por inúmeros motivos:

  • Cliente esquece de pagar,
  • O seu serviço não é “prioridade” pra ele,
  • Que ele não terá um efeito negativo se não usar os serviços,
  • Ou ele parou de utilizar os serviços (o que é muito comum em academias).

Então, é preciso ter um controle muito assíduo em relação a isso pois sem um processo de automação para controlar tickets com os mesmos valores, como no caso de mensalidades, torna tudo mais difícil.

Ter processos internos, automação e entender a jornada do seu cliente desde o processo de construção de base até como ele vai se comportar depois da ativação da sua base ajuda a evitar o problema de inadimplência.

Na Tactus nós conseguimos entender o que o cliente precisa no processo de onboarding: ele precisa de alguns alertas sobre a cobrança, nós mostramos a ele que ele terá um serviço recorrente e mostramos a importância da nossa prestação de serviços pra ele e, também, que se ele não cumprir com seus honorários isso culminará no bloqueio da prestação de serviços.

Quando as regras não são cumprida
Estabeleça regras com o seu cliente para evitar o bloqueio dos serviços

O cliente entender todo esse processo para nós foi essencial porque ele, muitas vezes, não estava adaptado a fazer o pagamento do serviço e até mesmo a identificação do e-mail de cobrança.

É preciso definir as regras do seu negócio, pois quando sabe quais as regras do seu negócio saberá como automatizar esses processos.

A IUGU oferece a ferramenta de notificação “avisando” o cliente em determinado dia que ele terá o vencimento da fatura dele, e isso é essencial, pois na grande parte das vezes o cliente esquece mesmo de pagar, por ser sozinho na empresa ou não ter uma equipe.

O grande benefício é que uma vez que você estabelece todas essas regras do seu negócio de envio, comunicados, e-mails, coloca isso na ferramenta e ela faz isso de forma automática.

Você não vai precisar mais se preocupar em mandar e-mails ou cobrar o seu cliente, a ferramenta fará isso por você e você vai diminuir muito a taxa de inadimplência.

Um dos estudos que a IUGU fez mostrou que além de diminuir a taxa de inadimplência e ter uma economia de tempo gigante, os seus serviços trazem economia de tempo e dinheiro para a sua empresa de até 30%, o que é bastante considerável.

Utilizando os processos de automação sua empresa poderá alcançar resultados mais expressivos
Poderá aumentar a performance da sua empresa utilizando os processos de automação

Esse canal de comunicação com o seu cliente ajuda muito é preciso pensar em ferramentas de automação que falem com o seu cliente e isso deixa de ser uma preocupação para você e seu time.

A parte financeira é uma dor presente em escolas, academias entre outros serviços e automatizando os processos será possível aumentar a performance da sua empresa.

Não há mais como fazer isso manualmente.

Qualquer empresa que vai atuar no ramo de recorrência precisa ter uma automação.

Recebendo os pagamentos

E como funciona esse processo de repasse de valor trabalhando com a IUGU?

A IUGU é um sub adquirente e quando o cliente entra abre uma conta com eles.  Dentro do modelo de negócio da IUGU é possível receber o valor do cliente e transferir para a sua conta pessoa jurídica.

Quando o recurso chega na IUGU é possível até mesmo automatizar a transferência o que representa ganho em todos os sentidos.

Hoje a IUGU atende os três modelos que são:

  • Cobrança avulsa
  • Cobrança recorrente
  • Modelo de marketplace

Então fique tranquilo pois eles conhecem e entendem o seu tipo de negócio.

A IUGU é uma plataforma que vai ajudar:

  • Na retenção de clientes,
  • Vai gerar uma receita previsível,
  • Vai gerar economia de tempo,
  • Economia financeira.

No caso de cursos online, por exemplo, esse benefício também se apresenta, pois possibilita que o aluno pague de forma fragmentada via boleto o curso, e não compromete o crédito dele no cartão e tudo mais. Uma venda que seria “perdida” acaba sendo efetuada.

Isso acontece também com academias que acabam descontando com essa plataforma apenas a parcela recorrente do cliente, e não utiliza todo o limite, mesmo que ele tenha uma fidelidade.

Então a recorrência se torna uma nova possibilidade de gerir negócios para a empresa.

A IUGU é uma grande parceira da Tactus e que realiza um trabalho de suporte ao cliente muito eficiente e tiram muito proveito de uma empresa tão preparada para os clientes.

Novas oportunidades para o seu negócio
Encontre novas possibilidades para o seu negócio

Se você tem uma empresa que trabalha com cobrança recorrente ou pensa em trabalhar deste modo não perca mais tempo e dinheiro com operações manuais e processos lentos!

Entre em contato conosco e vamos orientar qual o processo mais aconselhável para a sua empresa, ajudando assim que você tenha melhor rentabilidade no seu negócio e melhores resultados.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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