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Influencer paga imposto? Veja como funciona a tributação para influenciadores digitais

Influenciadora digital faz pose de dúvida, tentando entender se influencer paga imposto

Embora não haja uma descrição específica na legislação sobre a atividade de influenciador digital, o fato é que os influencers precisam pagar seus impostos normalmente.

Afinal, todo rendimento recebido de pessoa física ou jurídica precisa ser tributado.

Mas como pagar menos impostos como influencer? Em que momento vale mais a pena receber como pessoa física ou abrir uma empresa? Como funciona todo este processo?

Vamos responder tudo isso e muito mais com base na nossa experiência de atendimento a centenas de influenciadores digitais dos mais variados tamanhos nos últimos 10 anos.

Riscos do influenciador digital não pagar os impostos

A Receita Federal tem acesso a TODOS os seus ganhos, sejam eles vindos de um simples PIX ou de uma nota fiscal emitida por uma empresa.

Além disso, o poder de cruzamento de informações do fisco está cada vez mais forte. E quanto mais você transita dinheiro em suas contas, maior sua exposição aos olhares da Receita.

Se o fisco perceber que seus ganhos declarados no Imposto de Renda foram incompatíveis com o que entrou na sua conta, você terá de pagar os impostos relativos aos últimos cinco anos acrescidos de multa de até 70% + juros.

Por isso, o mais inteligente a se fazer é informar todos os seus ganhos da forma correta, seja como pessoa física ou jurídica.

Caso você esteja recebendo valores sem declarar ou queira pagar menos impostos, procure com urgência uma contabilidade especializada no mercado digital para lhe auxiliar.

Ganhos do influenciador digital que devem ser tributados

Absolutamente todos os ganhos dos influenciadores digitais devem ser tributados, sejam eles vindos de:

  • Divulgações nas suas redes sociais;
  • Recebimentos do Google Adsense ou demais plataformas de anúncios;
  • Afiliação a produtos físicos ou digitais;
  • Vendas de produtos de marca própria;
  • Dropshipping;
  • Palestras, mentorias etc.

A questão é saber quando vale mais a pena o digital influencer ser tributado como pessoa física ou jurídica, conforme veremos a seguir.

Tributação para influencer como pessoa física

Não importa quanto você tenha recebido: esse valor precisa ser informado ao fisco.

Caso a soma de todos os valores recebidos no mês seja menor do que R$ 2.112,00, significa que não precisará pagar imposto na pessoa física naquele mês.

Passando disso, as alíquotas de impostos na Pessoa Física são as seguintes:

Base de cálculoAlíquotaDedução
de R$ 0,00 até R$ 2.112,00isentoR$ 0,00
de R$ 2.112,01 até R$ 2.826,657,50%R$ 158,40
de R$ 2.826,66 até R$ 3.751,0515,00%R$ 370,40
de R$ 3.751,06 até R$ 4.664,6822,50%R$ 651,73
a partir de R$ 4.664,6827,50%R$ 884,96

A estes valores, soma-se ainda a contribuição para o INSS, que pode chegar a 20%.

Ou seja, quando você começa a crescer, rapidamente os impostos para influenciadores digitais na pessoa física se tornam inviáveis.

Mas existem opções bem melhores para reduzir em muito estes impostos, por meio da abertura da sua própria empresa, conforme veremos a seguir.

Tributação para influencer que abre sua própria empresa (Pessoa Jurídica)

Ao abrir uma empresa, a tributação do influenciador digital cai drasticamente, porque ele não precisará mais declarar no Imposto de Renda da Pessoa Física o total do seu faturamento.

As duas principais formas de tributação para influenciadores digitais são:

1) Simples Nacional para digital influencer

No Simples Nacional, as atividades relacionadas a influenciadores digitais podem se enquadrar tanto no anexo III quanto no anexo V.

    No anexo III, as alíquotas de impostos começam em 6%. Já no anexo V o imposto inicial é de 15,5%.

    De toda forma, com a orientação correta da Contabilidade, é possível migrar do Anexo V para o III, garantindo uma menor alíquota de impostos.

    A Contabilidade tem papel fundamental também na escolha dos CNAE’s do influenciador digital, garantindo que ele possa desempenhar o máximo de atividades pagando o mínimo de impostos.

    Anexo III do SImples Nacional:

    Faixa de Faturamento (em 12 meses)Alíquota (%)Dedução por Faixa (em R$)
    Até R$ 180 mil6,0R$ 0,00
    De R$ 180 mil a R$ 360 mil11,2R$ 9.360,00
    De R$ 360 mil a R$ 720 mil13,5R$ 17.640,00
    De R$ 720 mil a R$ 1,8 milhão16,0R$ 35.640,00
    De R$ 1,8 milhão a R$ 3,6 milhões21,0R$ 125.640,00
    De R$ 3,6 milhões a R$ 4,8 milhões33,0R$ 648.000,00

    2) Lucro Presumido para digital influencer

    No Lucro Presumido, a tributação do influenciador digital vai variar de 11,33% a 16,33%, dependendo do ISS cobrado pelo seu município.

    Trata-se de uma opção mais vantajosa conforme os ganhos ganham proporções milionárias ou quando identificamos que a empresa pode obter benefícios fiscais maiores do que no Simples.

    Principalmente em casos de influencers que têm diferentes perfis de monetização, essa visão diferenciada da Contabilidade é fundamental para definir a melhor estratégia tributária.

    Quer obter um estudo tributário personalizado para reduzir seus impostos como influencer? Solicite aqui uma conversa com nossa equipe especializada em influenciadores digitais.

    Como abrir a sua empresa como influenciador digital

    Abrir a sua empresa como influenciador digital é muito mais simples do que você imagina.

    Você precisará somente do seu RG, CPF, comprovante de endereço e certificado digital.

    Com isso em mãos, a Empresa de Contabilidade vai cuidar de:

    • Definir o melhor tipo de empresa para o seu caso específico (SLU caso não tenha sócios ou LTDA caso queira envolver um ou mais sócios);
    • Realizar o contrato social, com os dados da empresa;
    • Definir os melhores CNAE’s para você pagar o mínimo de impostos dentro da legislação;
    • Realizar o registro da empresa nos órgãos competentes (Junta Comercial Estadual, Receita Federal e Prefeitura municipal);
    • Fazer a opção tributária mais adequada para sua empresa (Simples Nacional ou Lucro Presumido).

    Caso você não queira registrar a empresa no seu endereço, é possível contratar uma sede virtual. No caso da Tactus, esse serviço é gratuito para os nossos clientes.

    Vantagens de abrir sua empresa como influenciador digital

    Ao abrir sua empresa como influenciador digital, você conta com uma série de benefícios, como:

    • Redução significativa de impostos em relação à pessoa física;
    • Permissão para emitir nota fiscal para os seus clientes e parceiros comerciais;
    • Aumento da sua credibilidade profissional junto aos contratantes;
    • Acesso a benefícios fiscais específicos, dependendo da sua atividade.

    Posso ter várias atividades em um mesmo CNPJ como influenciador digital?

    O influencer tem as atividades mais amplas do mercado digital, pois ele pode monetizar de várias formas diferentes.

    É possível, sim, incluir todas as suas atividades em um único CNPJ, desde que faça sentido tributariamente.

    Em alguns casos, pode ser mais interessante dividir as atividades em CNPJ’s diferentes para pagar menos impostos e dar mais segurança ao negócio,

    Como a Tactus ajuda a reduzir os impostos para influencers

    A Tactus é a maior contabilidade digital do país especializada em influenciadores e demais atividades do mercado digital.

    Já realizamos mais de 2.000 estudos tributários para os nossos clientes e atendemos influenciadores de todos os tamanhos, seja um iniciante ou grande player do mercado.

    Assim, conseguimos oferecer planos de contabilidade digital que se adaptam ao seu momento atual e acompanham o seu crescimento no mercado.

    Solicite aqui uma análise gratuita e um orçamento sem compromisso com nossa equipe de especialistas.

    Anderson Hernandes

    Anderson Hernandes

    Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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