Contabilidade Digital | Tactus

EQUIPAMENTOS PARA GRAVAÇÃO DE PODCAST

Saiba quais equipamentos de iluminação, áudio e câmera, além da acústica são utilizados na gravação de podcasts para a nossa série voltada para empreendedores digitais e porque optamos em aprimorar os equipamentos para a entrega de conteúdo ao nosso público.

Quer conhecer a estrutura de podcast que temos para as nossas gravações na Tactus Contabilidade?

Vou te contar tudo sobre a nossa estrutura neste conteúdo e como temos explorado cada vez mais este formato, levando até empreendedores digitais e pessoas relacionadas a esse universo o melhor da informação com insights e dicas!

Saiba como tudo começou 

Há algum tempo estamos apostando no formato Flow Podcast, que é um modelo atual nesse tipo de conteúdo, que garante uma conversa leve, descontraída e o convidado pode desenvolver sua ideia sem seguir uma pauta definida.

imagem que represente gravação da Thamires no podcast da Tactus
Participação da nossa redatora na primeira gravação em vídeo com um convidado para o canal

O nosso primeiro Podcast para a Tactus Contabilidade Digital, foi gravado com a nossa redatora Thamires e fizemos isso há dois anos e olha o que ela conta sobre a evolução do processo como um todo:

“Quando Anderson me chamou para fazer o podcast fiquei super animada em contribuir de alguma maneira com o meu conhecimento para o seu público. Começamos na antiga sala dele, lá já havia uma estrutura básica de câmera e iluminação, mas nada comparado ao que ele tem hoje!

– Thamires Marquesin

O podcast segue no mesmo formato: buscando trazer informação de qualidade para o público a partir da experiência e expertise dos participantes. Hoje é possível observar que a estrutura é muito mais robusta, quando gravamos o primeiro tínhamos um “limite” de 30 min em razão da capacidade do equipamento e etc. Hoje contamos com conteúdo com mais de 2h de duração, essa é uma evolução e tanto.

Além disso, ela ressalta que outros fatores também foram substituídos, para garantir uma melhor entrega para o nosso público, incluindo: som, imagem e iluminação.

Hoje existe uma sala acusticamente preparada, junto a isso, uma série de equipamentos que entregam o melhor possível para o público.

Quer conhecer a nossa estrutura?

Se você está até esse momento no artigo, acreditamos que a resposta para a questão acima é positiva!

Ao longo desses 2 anos tivemos um grande aprendizado (entre erros e acertos) que nos fez chegar a nossa estrutura atual. Conheça os principais elementos nos quais investimos em melhorias:

Acústica

Vamos falar primeiro sobre a acústica.

Antes os conteúdos eram gravados na mesma sala em que o Anderson trabalhava e hoje contamos com uma sala somente para podcasts.

Nesta sala tenho vidro em quase todas as direções e nosso objetivo foi fechar a sala com cortina para que tivéssemos uma melhora acústica com os vidros.

Todos os detalhes para montar essa sala foram pensados para atingirmos novos resultados

Abaixo do vidro, para evitar um problema acústico que havia, nós colocamos placas montáveis – utilizamos duas caixas (Loja Vibrashop – Placas Acústicas) – e isso melhorou bastante a nossa estrutura acústica.

Em conjunto a isso, temos tapetes grossos no piso, que também ajudam nesse processo de acústica.

Equipamentos

A partir deste momento irei falar sobre os equipamentos relacionados a iluminação, câmeras e áudio para que conheça os detalhes da nossa estrutura.
Esperamos que entenda o nosso momento atual e quais razões que nos levaram a fazer o investimento para ter essa estrutura.

Esses são alguns equipamentos utilizados durante a gravação dos nossos conteúdos

Ainda que não possa acompanhar e adquirir produtos iguais, o importante é estar na direção certa para seguir o seu caminho.

Além disso, vamos deixar combinado que irei citar os equipamentos informando os modelos e quando pertinente, indicarei a loja que realizei a compra. Vamos nessa?

Iluminação

A primeira coisa que vou falar sobre equipamentos é a questão da iluminação.

Utilizamos dois Softbox que ficam basicamente posicionados nos entrevistados de forma cruzada, consequentemente conseguimos uma qualidade de luz ótima, que é importante neste caso.

A nova estrutura de iluminação é muito boa, isso facilita a questão da iluminação total do ambiente.

Câmeras

Para gravar nós temos três câmeras, sendo 2 câmeras Sony A6400 que estão com uma lente Sony 50mm 1.850mm de 1.8 posicionadas uma de cada lado, que fecha nos entrevistados.

Além dessas duas câmeras – uma de cada lado – temos uma câmera Sony A6500 com lente Sigma 16mm 1.4 que faz o plano aberto.

Áudio

Para gravar utilizamos um microfone Shure SM7B, que é a referência em áudio no que temos em podcast com um suporte de Microfone Articulado.

Esse é um avanço que nós tivemos, a qualidade de som é incrível! Não há como comparar com a qualidade anterior.

O som é muito claro e isso vai ajudar muito na experiência de quem está ouvindo e para cada participante nós temos um fone de monitoramento.

Usamos uma mesa de som Yamaha MG12XUK com entrada para 2 microfones, bastante completa e tem capacidade de até seis entradas.

Se eu quiser gravar com mais pessoas um conteúdo, não terei problema nenhum em relação a isso, consequentemente temos todos os controles do microfone para balancear de forma adequada.

O monitoramento de áudio sai e conecta com esse equipamento, que é como se fosse um amplificador de áudio de saída de áudio (Amplificador de Fone – PWS PH 4000) que permite gerar outras portas.

Estão liberadas as outras portas que vão para o fone, com isso temos o posicionamento dos fones de ouvidos com o que está acontecendo e o controle individualizado por pessoa.

Se um dos participantes quiser um pouco mais alto ou mais baixo, é possível ajustar sem ter problema em relação ao que está sendo transmitido.

No que está sendo transmitido, vai um cabo direto que vem para entrada de microfone da  Atem Mini Pro, responsável por fazer a transmissão em tempo real com os cortes para internet. 

Através da Atem Mini Pro temos a visão de todas as câmeras

Existe a possibilidade de colocar alguma imagem de letreiro ou algo dentro da transmissão, temos o que está sendo gravado dentro de um HD.

Nós optamos em usar um HD de alta velocidade (HD SanDisk Extreme SSD 500gb) é necessário para esses casos e temos o que está sendo transmitido para o YouTube. Toda a parte de monitoramento de áudio e tudo mais aparece dentro dessa parte da Atem.

Temos condições de gravar o áudio separadamente, basta pegar uma saída e conectar o Zoom que é o H6 para não ter trabalho posterior de extrair o áudio da gravação, tornando possível fazer a gravação direta.

Basicamente que nós temos os microfones, o tripé específico que é para esse tipo de microfone e traz qualidade de movimentação pois é articulado.

Dica: Utilizamos tripés da Manfroto. Caso compre um tripé muito simples, você pode ter problema se o microfone for muito pesado.

Para o tripé para que fique adequado temos um com braço articulado com a conexão do cabo que já vai direto e fica escondido, com isso também foi possível esconder todos os cabos.

Compramos cabos importados que tem até 10 metros, conseguimos passar os cabos todos pela lateral, para evitar que eles ficassem atrapalhando a nossa gravação.

Antes tínhamos problemas que os cabos ficavam espalhados, correndo o risco de tropeçar e nós organizamos tudo isso.

As câmeras nos dão uma garantia de imagem, portanto, nós temos uma qualidade de imagem bacana, o microfone que entrega um som bom e uma iluminação que complementa tudo isso.

Além disso, toda parte de equipamento e uma tela de monitoramento em 4K – garantindo a qualidade de imagem – que chega até 4x maior do que as telas Full HD.

Essa é a nossa estrutura e se chegou até aqui, temos certeza que você está repleto de dicas e indicações de como montar a sua estrutura com equipamentos para podcasts.

Estamos em um processo avançado, produzimos podcast para uma das nossas empresas e agora vamos produzir para a outra empresa também.

O nosso ganho não é igual ao do YouTube do ponto de vista AdSense. Atualmente o que nós conseguimos monetizar não é relevante a ponto de justificar toda estrutura, mas o ganho que temos é entregar um conteúdo realmente de qualidade para nossa audiência e o que temos de monetização de forma indireta em razão da produção de conteúdo que nós temos.

Com base nisso, conseguimos fazer os podcast inteiros, colocar em diferentes plataformas de áudio, fazer os cortes, além de colocar para igtv e distribuir conteúdo com qualidade.

Atualmente os cortes de podcast para o IGTV são fortemente explorados nas nossas redes sociais

Nós temos um ganho operacional que para nós é interessante, uma vez que nós temos dois editores de vídeo.

Para não consumir o tempo dos produtores de vídeo com tudo aquilo que consumimos, temos a condição de utilizar essa parte toda de equipamentos para otimizar o processo.

Pensamos em um tipo de setup que nos desse a possibilidade de se utilizar para outras finalidades, como a de gravação de curso nas nossas empresas do grupo, que está no mercado de treinamentos online.

Se deseja consultar a lista dos equipamentos + locais informados para aquisição de forma simplificada basta conferir a seguir:

Loja Ninja Som – Rua Santa Efigênia, 556

– Mesa de Som Yamaha MG12XUK

– Amplificador de Fone – PWS PH 4000

– Microfone Shure SM7B

– Suporte de Microfone Articulado

Loja Quality Import – Rua Santa Efigênia, 219

– Câmeras Sony A6400 e A6500

– Lentes Sony 50mm 1.8

– Lente Sigma 16mm 1.4

– Gravador Zoom H6

– Atem Mini Pro

– HD SanDisk Extreme SSD 500gb

– Tripés da Manfroto

– Softbox

Loja Vibrashop

– Placas Acústicas

Isso tudo nos dá um ganho de resultado entregue para as pessoas que assistem nosso conteúdo e favorece que continuem buscando informações que são disponibilizadas com credibilidade e profissionalismo.

Para conferir outros conteúdos do nosso blog, basta clicar aqui.

Sair da versão mobile