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E-COMMERCE NA PRÁTICA: CONHECIMENTO E ESCOLA DE NEGÓCIOS

Conheça a carreira da Babi Tonhela, sócia e CPO da maior escola online de e-commerce do Brasil.

A convidada para essa edição do podcast é uma mulher com jornada incrível e inspiradora. A Babi é jornalista e sócia do CPO @ecommercenapratica – A maior escola de e-commerce do Brasil, ou seja, eles têm foco em Educação e apoio em todas as etapas do Negócio para quem deseja empreender.

Ela tem uma parceria antiga com a Tactus Contabilidade Digital, é consultora especialista em e-commerce.

Com origem em Campinas, filha de pais comerciantes do varejo, casada há 10 anos e tem uma filha de 7 anos. Ela cresceu dentro desse movimento e com 14 anos se mudou para São Paulo, com o objetivo de estudar e foi quando se formou jornalista, com a intenção de ser jornalista investigativa.

Trabalhou durante três anos e meio com jornalismo policial, mas com o tempo viu que aquilo não era pra ela, ou seja, não era o que queria viver.

Assim, abandonou a carreira de jornalista e começou a vender bijuteria pela internet – através da Página no Facebook, Mercado Livre e etc).

Modelo de negócio online

Em uma tentativa de fazer o que realmente gostava, ela saiu um pouco da reportagem, tentando migrar dentro do jornal e mesmo assim não estava feliz, sempre foi muito ambiciosa e essa não era uma profissão muito valorizada.

O marido dela é tradutor e trabalha de qualquer lugar, ela ficou encantada com aquele estilo de vida, e queria aquilo para ela!

Depois de algumas pesquisas, encontrou um nicho para trabalhar com uma marca de óculos, teve uma loja de ótica online.

Com esse modelo de negócio, ela importava óculos com certificação e proteção, era um nicho muito lucrativo.

Janela para novas oportunidades

Passado algum tempo, decidiu empreender com cosméticos, foi quando nos conheceu e conheceu o Bruno de Oliveira numa mentoria de e-commerce, que é o seu sócio.

Imagem que represente quadro societário da equipe E-commerce na prática
Sócios do E-commerce na Prática

Na época em que começou não existia conteúdo estratégia, ou algo que ampliasse a sua mente, ninguém sabia as possibilidades do e-commerce ou houvesse testado na prática.

Ela conheceu o Bruno nesta jornada e destacou-se por ajudar os participantes da mentoria por conta da sua experiência, fazendo parte do suporte no E-commerce na Prática.

O poder da transformação da educação empreendedora

Na imersão que fez com Bruno, viu o poder da transformação da educação empreendedora, passando a obter resultados muito rápidos.

Quando ela encontra um mentor, apenas potencializa algo que tem de bagagem.

O que a fez decolar foi vender cosméticos veganos (foi o 3º maior e-commerce vegano do Brasil) e se tornou mentoranda do Bruno.

Essa mentoria foi praticamente o MVP para que Bruno de Oliveira se tornasse infoprodutor, na verdade o E-commerce na prática era o Bruno em 2016.

Ele usou essa mentoria para coletar feedbacks das personas que acreditavam ser as deles e desenvolveu uma metodologia junto com nossos feedbacks.

Isso validou tudo o que estava na cabeça dele, para criar uma metodologia própria.

A maior escola de e-commerce do Brasil

Como ela tinha se destacado em vários pontos, o Bruno a convidou para fazer parte da empresa e ganhou uma quota societária.

Desenvolveu vários produtos junto com ele e criou a consultoria dela para o E-commerce. Depois fez a Formação de Consultores de e-commerce para escalar o projeto criando um ecossistema de consultores.

Hoje o produto mais vendido deles é o “E-commerce do zero”.

Eles tem muitos produtos voltados para quem está iniciando, em todos os sentidos.

A grande promessa do treinamento é fazer com que valide o negócio em 3 meses e fature de 10 até 30 mil reais a depender do ticket médio do produto, é algo super plausível dentro da tecnologia deles.

E esse aluno continua com eles, depois de ter validado e vão caminhando na jornada dentro do treinamento.

Quando eles assumiram o posicionamento como escola, começaram a pensar no negócio deles de forma muito diferente.

Procuraram cada vez mais criar treinamentos para suprir diversas dores do mercado, independentemente de ter estratégia de lançamento ou não para vender.

Mudaram muito a criaram muitas coisas.

Babi que cria testa e valida os produtos e garante que a metodologia fique atualizada.

Hoje eles têm 14 cursos e alguns são fechados somente para alunos.

Previsibilidade do mercado de E-commerce

Com o e-commerce no brasil, com mais de 30 mil alunos, eles enxergam grandes oportunidades.

O E-commerce é um passo largo que se dá e não tem como voltar atrás, principalmente depois do cenário de março de 2020, em que houve uma mudança no hábito padrão muito grande, porque o online gerou muita comodidade e foi o meio ideal para vencer a crise.

O Brasil teve que aprender a fazer e-commerce “na marra” em 2020 para não fechar, e o mercado brasileiro mesmo com essa evolução toda ainda tem muito que amadurecer.

Ela vê uma infinidade de pessoas que ainda tem que ser educadas para empreender

Eles não querem que ninguém aprenda e-commerce para ter uma renda extra, e sim querem trabalhar com uma economia real.

Eles ensinam o que aplicam, algo a longo prazo e também lucrativo.

O E-commerce é varejo, a única coisa que está sendo modificada é a plataforma de vendas, mas é 100% a mesma estrutura, poucas pessoas entendem isso.

Para ter um e-commerce é preciso investir, se dedicar e ter tempo.

Comece hoje o seu próprio negócio

Qual a estrutura mínima para começar um ecommerce do zero, além do investimento em treinamento?

Ela diz que é possível com R$1.200 reais começar e que apesar de ser um investimento muito baixo, é justificado porque tudo é muito dinâmico e rápido.

Tráfego é o oxigênio do E-commerce, é preciso aprender o básico para aprender a cobrar.

Nós da Tactus Contabilidade Digital entendemos tudo isso e o nosso papel é fazer com que os empreendedores não se preocupem com a burocracia, eles tem apenas que optar pela legalização do seu negócio para ter algo a longo prazo e sustentável.

Quem está começando do zero precisa escolher o que vender, fazer isso olhando para dentro

Existe espaço para tudo na internet desde que seja bem feito, e só será bem feito se você gosta, entende e está disposto(a) a estudar.

É essencial escolher para quem vender, isso não pode ser ignorado. 

Existe um cliente ideal e toda comunicação e foco será voltada para isso.

Ao criar a sua empresa, escolha quais serão os canais de vendas e fornecedores.

Seja parceiro do seu fornecedor, o segredo do varejo está na compra.

Vamos sempre buscar trazer especialistas para te ajudar no seu negócio.

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