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Dicas para abrir Microfranquia

Tactus Dicas para abrir Microfranquia

Quais são os pontos que devem ser analisados antes de abrir uma microfranquia? É de extrema importância considerar cada detalhe antes de tomar essa importante decisão. Confira a seguir, dicas importantes a respeito de cada aspecto e que poderão auxiliar nessa questão.

Ponto de venda

A primeira questão a ser considerada é em relação ao ponto de venda (PV) que você vai escolher. É preciso estar atento, por exemplo, se há no local um fluxo de pessoas compatível com o seu público-alvo.

Se você tem disponível um ponto para montar o seu modelo de negócios, é preciso observar se já existe, nesse local, uma série de outros negócios semelhantes que possam prejudicar as suas vendas.

Deve-se observar também se, por exemplo, você não tem uma concorrência interna da própria marca. É comum que algumas marcas se proliferarem tanto que comecem a criar concorrência entre si, o que nos vela ao próximo tópico.

 

Concorrente

Qual e a sua área de atuação? Por exemplo, vamos imaginar que você montou uma microfranquia de produtos gráficos rápidos. Mas então, a marca libera outro ponto para outro micro franqueado dentro da sua cidade. Com isso, ambos vão disputar o mesmo espaço. Será que realmente há espaço para vocês dois dentro dessa mesma cidade? O seu concorrente pode ser a sua própria marca.

Outro exemplo é se você decide montar uma franquia de semijoias em um shopping, mas nesse shopping já existe um concorrente de outra microfranquia. Será mesmo possível ter resultados satisfatórios, mesmo que o produto seja bom e a marca seja forte?

Isso é algo essencial a ser considerado, já que, em alguns aspectos, você pode entrar em um mercado que já se encontra muito fragmentado, com muita gente disputando por um espaço. A alternativa talvez seja optar por um negócio diferente, onde poderá haver uma possibilidade maior de sucesso. Nesse caso, também pode ser possível se instalar num local onde exista menos concorrência.

 

Produtos da moda

Existem produtos que começam a vender bem porque estão na moda. Por exemplo, você decide montar uma microfranquia para vender tapioca. No começo, as vendas podem ir muito bem e, de repente, todo mundo acaba enjoando de comer tapioca. A moda acaba e ninguém mais quer comprar. O que acontece? Você fica no prejuízo. Por isso, é fundamental analisar se a microfranquia escolhida é algo que se sustenta a longo ou a curto prazo.

Algumas franquias, como no caso das Paletas Mexicanas ou de sorvete de iogurte, houve um grande volume de abertura, mas muitas acabaram fechando. Isso porque o negócio se expandiu muito, resultando em muita gente vendendo esses produtos. Será que realmente esses produtos da moda são viáveis para você? É preciso entender que alguns produtos não têm longevidade e não vão se perpetuar no decorrer do tempo.

Também é preciso considerar que há produtos que são sazonais, ou seja, as vendas variam para mais ou menos dependendo da época do ano. Por isso, pode acontecer de às vezes você não ter uma alternativa e acaba com produtos que não são vendidos. É preciso considerar bem e tomar os devidos cuidados, pois isso pode trazer problemas financeiros a longo prazo.

 

Suporte

Se você deseja montar um negócio, precisa ter um suporte para isso. O suporte é essencial, mesmo que já tenha uma experiência empreendedora, ou já tenha uma vivência com outro produto ou outro tipo de franquia.

O tipo de suporte que você deve ter precisa estar especificado de forma clara no contrato, apresentando as regras contratuais. Desse modo, você terá também uma segurança jurídica, o que pode ser útil caso você tenha, por exemplo, que partir para um litigo se alguma coisa der errado.

Todos esses aspectos devem ser analisados, pois, abrir uma microfranquia pode implicar em um investimento inicial muito grande e não ter o resultado esperado. Não queremos dizer que não é certo abrir uma franquia da moda, mas apenas orientamos de forma prática para você entender que é preciso avaliar bem em relação a isso.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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