Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar gratuitamente um Atendimento Personalizado

Nesse Artigo você vai ler:

Cuidados nas Equipes Remotas no Mercado Digital

Tactus Cuidados nas Equipes Remotas no Mercado Digital

É comum uma empresa digital contratar serviços remotos, muitas vezes pelo fato de encontrar um profissional específico para o seu negócio, que seja aplicado à sua necessidade, mas que não se encontre tão próximo a ela.
Nesse artigo, serão apresentados alguns dos cuidados que você precisa ter em sua empresa digital ao trabalhar com equipes remotas dentro do seu negócio.

A importância de ter um contrato

A primeira questão a ser considerada é que esse tipo de relação precisa ter um contrato entre as partes, para garantir uma segurança jurídica. Essa segurança jurídica será importante para você, inclusive por uma questão trabalhista.

O fato de um profissional trabalhar remotamente não significa que ele não sujeite a sua empresa a uma relação de trabalho e, consequentemente, uma ação trabalhista. Quando se tem um contrato de prestação de serviço e esse contrato é firmado entre duas pessoas jurídicas, existe uma segurança jurídica maior em relação a isso.

Outra questão que precisa ser observada é ter profissionais que possuem um grau de exclusividade em relação a determinados assuntos. Por exemplo, vamos imaginar que um profissional foi contratado para atender ao seu nicho de mercado, para geração de tráfego. Seria condizente que esse profissional atenda outra empresa, que seja um concorrente direto em relação à prestação do seu serviço ou à venda do seu produto digital?

Por esse motivo, é importante tomar cuidados nesse sentido, até mesmo para proteger as suas informações. Também caberia à empresa ter um contrato de confidencialidade, o que garantiria que as informações inerentes à sua empresa, ao seu negócio, não sejam transmitidas para outras empresas. Ou a empresa também poderia dispor de uma cláusula no contrato em que o profissional não poderia trabalhar com outra empresa concorrente.

A importância de dar atenção a esses detalhes é que a informação que você desenvolveu para a venda do seu produto digital poderia ser levada para um produto concorrente. Mesmo que exista na internet uma troca constante de informação, inclusive no mercado digital, onde os produtores geralmente são unidos, se organizando em master minds, você possui produtos que são concorrentes e obviamente alguns cuidados devem ser tomados, já que cada um precisa defender o seu próprio mercado.

Nem sempre o trabalho remoto é a melhor alternativa

O que também deverá ser considerado é que em determinados tipos de serviços talvez não seja a melhor alternativa trabalhar com uma equipe remota. Isso porque, quando envolve diretamente o seu core business (ou seja, o ponto forte e estratégico da atuação da sua empresa), poderá influenciar a entrega do seu produto e prejudicar de alguma forma os resultados que a empresa poderia ter.

Durante muito tempo, dentro do mercado digital, se falou muito sobre trabalhar apenas com equipes remotas. Porém, atualmente percebe-se que existe um processo contrário em relação a isso, em que empresas trabalham com estruturas enxutas, reunindo nessas estruturas os principais profissionais envolvidos com a atividade desse negócio.

Quando surge um problema ou uma situação adversa numa empresa, facilita muito na solução ter pessoas que estão ao seu lado. Por esse motivo, é importante ser avaliado até que ponto uma determinada função pode ser trabalhada adequadamente de forma remota. Às vezes não é preciso ter um profissional em tempo integral, mas para algumas funções é necessário que ele esteja presente durante o processo.

Uma solução criativa para essa questão

Uma solução seria que, alguns produtores que não querem ter uma estrutura onerosa e que também não disputam o mesmo mercado, terem uma equipe mista. Dessa forma, poderiam se reunir em um único lugar e contratar uma equipe para fazer um trabalho dimensionado para esse pequeno número de produtores. Seria então possível um resultado melhor, quando se pensa nos aspectos do que poderia ser obtido com a atividade remota.

A atividade remota tem tudo a ver com o mercado digital. Por outro lado, demanda um pouco mais de cuidados para monitorar esses resultados. Por isso, talvez esse distanciamento resulte em um trabalho adicional para fazer esse monitoramento.

Mas, caso você tenha uma estrutura de monitoramento adequado para esse resultado, além de uma estrutura de validar o que está sendo feito remotamente, provavelmente terá um ganho significativo em relação à atividade remota.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar gratuitamente um Atendimento Personalizado

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a Conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não deixe seu negócio sem uma

Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!