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COPRODUTOR: TER OU NÃO TER?

Tactus COPRODUTOR: TER OU NÃO TER?

Em quais situações vale a pena atuar com um coprodutor?

Será que é mesmo uma boa alternativa ter coprodução para a venda de um produto digital?

Vamos entender um pouco mais sobre isso, saber quais cuidados que precisa ter e quais elementos podem te ajudar a ter sucesso. Vamos nessa?

O que é coprodução?

Imagine que você tem um produto digital que é a entrega de um curso online, e usa uma plataforma como o Hotmart, Monetizze ou Eduzz para vender.

Como infoprodutor, a coprodução seria uma espécie de sociedade neste infoproduto, o coprodutor vai atuar em alguma parte deste infoproduto.

Possibilidades de atuação

Ele pode atuar na entrega de conteúdo junto com o produtor, pode ser por exemplo um professor, e terá um percentual determinado de acordo com o peso das atividades de cada um dentro dessa sociedade.

Ele pode ser também um gerente de afiliados, pode ser um gestor de tráfego, uma pessoa que faz todo o processo de produção – como se fosse uma agência de lançamento – e consequentemente, o expert que só faz a parte de conteúdo.

imagem que represente parceira de coprodução
Existem diferentes possíveis atuações

O percentual de coprodução vai ser diferente em cada caso.

Isso é uma coisa que tem que determinar para o seu caso, existem grupos específicos onde pode encontrar muita gente falando sobre esses assuntos e discutir a respeito.

Razões para optar pela coprodução

Confira a seguir quais são as vantagens que você pode ter ao optar por ter um coprodutor.

Executar o que faz de melhor

Uma das vantagens é que você pode focar no que você faz de melhor com uma parceria.

Se você é melhor em produção, pode deixar o coprodutor cuidando do tráfego, por exemplo.

Você não vai precisar “bater cabeça” em um caminho que não conhece.

imagem que represente pessoa confiante em executar tarefa
Vai deixar com quem entende do assunto e focar no que você pode agregar

Essa é uma grande vantagem: ter foco e potencializar aquilo que faz de melhor, deixar que outra pessoa faça o que ela sabe.

Divisão de riscos e responsabilidades

A segunda vantagem é que divide o risco.

Se tem um Infoproduto e tem um coprodutor, os dois são responsáveis.

imagem que represente pessoa ajudando outra, cooperação de atividade
Você divide riscos e responsabilidades, os dois estão lutando para o sucesso daquele produto

As ideias são compartilhadas, e até o tráfego pode ser compartilhado, dependendo da modalidade que você tem neste caso de coprodução.

É uma sociedade de fato, mas para um fim muito específico que é o infoproduto, podendo a qualquer momento acabar e para isso você só precisa alterar a situação na plataforma.

Não ter uma empresa formalizada

Essa é a terceira vantagem.

Você tem na verdade única e exclusivamente uma sociedade voltada para aquele produto. Se acabar ou não der certo, cada um segue o seu caminho, é muito mais simples de administrar essa relação, porque a própria plataforma fará a divisão dos faturamentos.

E nessa divisão de faturamentos é possível também ter o split de notas fiscais, que é a divisão de faturamento dessas notas fiscais, com isso terá uma redução de tributação para cada caso entre o principal e o coprodutor.

Desafios

As coisas podem não dar certo e as pessoas podem não estar tão bem alinhadas e engajadas.

Às vezes em um produto você pode ter mais de um infoprodutor e mais de um coprodutor. Não é raro ter duas pessoas, além do produtor principal, e as coisas podem se tornar mais complexas.

Para evitar qualquer dúvida é importante deixar muito claro quais são as funções e responsabilidades de cada um.

imagem que represente equilíbrio entre duas partes
Você precisa achar um equilíbrio e alinhar para ter resultados

Temos muitos cases de sucesso no mercado com coprodução hoje em dia.

Na minha opinião vale muito a pena ter uma parceria como essas.

Lembrando sempre de nunca se descuidar dos aspectos tributários!

Neste caso, podemos te ajudar ainda mais.

A Tactus Contabilidade é especialista nesse assunto e pode te ajudar com tudo o que precisa para que não tenha nenhum tipo de problema, inclusive nos aspectos jurídicos relacionados à questão.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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