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Como vender Cursos pela Internet

Tactus Como vender Cursos pela Internet

Neste artigo vamos mostrar diferentes negócios que hoje estão bombando e pelos quais você pode optar para ter bons resultados, e você vai conseguir identificar se esse tipo de negócio é para você.

Um negócio lucrativo que quero falar para vocês é sobre cursos pela internet. Por que é que os cursos pela internet hoje são uma opção de mercado para você? Existem vários fatores que vêm fomentando esse tipo de negócio. Um desses fatores é a própria crise que estamos vivendo. As pessoas tanto profissionais como as próprias empresas com seus profissionais precisam se preparar para os desafios do mercado, e o curso hoje é essencial para isso.

Só que a opção de fazer um curso pela internet se torna mais barata para esses profissionais, para essas empresas, para treinar os seus colaboradores, por exemplo, e também, a opção de fazer um curso pela internet é mais fácil, porque pela internet você pode fazer um curso, por exemplo, sem se deslocar, em um horário em que você achar melhor, consegue ter uma formação específica, às vezes não tem necessidade de você ir para um lugar, assistir todo um conteúdo para poder pegar apenas uma informação que mais te interessa. Então hoje os cursos da internet são um dos motivos que têm alavancado aí as possibilidades desses resultados.

Quando você faz um curso pela internet, também, normalmente, você cobra menos do que você cobraria presencialmente, porque em um curso presencial você tem outros cursos, você tem um custo por exemplo no local, precisa alugar um hotel, por exemplo, precisa organizar, precisa levar uma equipe para isso… na internet não, você montou o seu curso, colocou disponível, e aí vai buscar a escala que é a venda desse curso para mais e mais pessoas e tem um custo menor do que você tem por exemplo num curso presencial.

E também você tem a facilidade de que você organizou um curso que pode ser vendido por muito tempo até que você venha a revisar aquele conteúdo. Já o curso presencial não, a pessoa comprou, o curso dura aquele momento. Passou daquele dia, se você quiser vender para outra pessoa, precisará organizar outro curso. Então, a questão da internet ajuda a você também, que pensa neste sentido.

Agora, quais são os desafios que existem na venda de cursos pela internet?

Existem vários desafios. E talvez você comece a ver ali alguns vídeos na internet que falem sobre você se tornar um produtor dos seus cursos, de começar a ganhar dinheiro com isso, mas você precisa entender que não é tão simples assim. Na verdade, minha empresa é especializada a ajudar esse negócios no mercado no sentido de atender aos aspectos contábeis e tributários dessas empresas, e eu também sou um produtor dos meus cursos.

Você precisa pensar em todos os fatores. Aonde você vai gravar? Como vai gravar? O que você vai falar? Se você é um palestrante ou um professor, a forma com que você faz um curso não pode ser a mesma de como você faz uma palestra. Na palestra, você pode se movimentar, um curso não.

Outra coisa que eu vejo que é uma dificuldade inicial para quem vai começar é a condição de falar diretamente com a câmera. Pois não é tão simples assim para quem está começando, porque normalmente essa vivência de câmera, essa intimidade com a câmera é algo que você adquire com o tempo.

Então você que pensa em montar um curso pela internet mas nunca teve esse tipo de convívio, nunca teve acesso a equipamentos, nunca teve acesso a esse começo para começar a vender seu curso, você precisa pensar que tem um longo caminho a tomar para poder alcançar um bom resultado nesse mercado.

Outro desafio que você vai enfrentar é depois que você faz todo o seu curso: conseguir vender ele. Este é um capítulo à parte. Eu sei porque tem vários de meus amigos que são palestrantes e que estão entrando no mercado digital para poder vender seus cursos através da internet que vêm enfrentando essa dificuldade, que é justamente saber como fazer a venda do curso, o que não é tão simples assim.

Você precisa ter um meio de pagamento, uma plataforma para vender, colocar o curso em uma plataforma, que pode ser uma plataforma própria ou de terceiros, e precisa também fazer uma estratégia de vendas, que, para ser elaborada, precisa de uma lista de clientes, seus prospects, aos quais você vai ofertar seu curso, precisa ter um poder de convencimento, uma maneira de engajar sobre seu assunto. Por mais interessante e importante que seu conteúdo seja para o mercado, se você não for capaz de vender isso para o mercado, se não for capaz de mostrar isso para o mercado, e se não tiver uma massa crítica de pessoas acessando sua página de vendas, você não vai ter resultado.

Então, quando você olha para o universo onde o mercado é muito favorável hoje por conta das condições atuais, mas olha para esses desafios, percebe que não é tão simples assim, então não se engane em achar que se você tem sucesso em sua área de atuação, como profissional e tudo mais, vai começar a vender seus cursos e ter sucesso de imediato, porque as coisas não são dessa forma. Você precisa construir todo um processo para que tenha resultados.

Provavelmente, você começará sozinho, então precisa entender como vai fazer esse processo.

Para você poder começar, precisa decidir primeiramente se vai fazer isso sozinho ou com alguém que já está no mercado. Hoje nós temos, dentro do mercado digital, o que nós chamamos de agências de lançamento.

Essas agências de lançamento são empresas que estão se especializando somente em vender cursos de especialistas, então o que uma agência faz? Ela pega, por exemplo, você, que tem ali uma expertise em determinado assunto, e vai fazer tudo para você: ela vai preparar seu curso, te gravar, produzir, colocar na plataforma dela, fazer o processo de venda, ela vai fazer tudo, e aí, ao invés de você ficar com 100% de tudo isso e cobrir todos os seus custos, com a agência de lançamento você fica com um porcentual, e esse porcentual vai variar de acordo com o nível de parceria que você estabelece para essa agência de lançamento.

E agora o que você precisa entender é que você não pode deixar nem tão pouco para a agência, por que se não a agência não vai aceitar, e aí, por exemplo, se você pretende ficar com 70% e deixar 30% para a agência, não é tão simples assim, porque a empresa que lida com isso não vai aceitar trabalhar por tão pouco, então normalmente a agência fica com um porcentual maior do que você, ou, no máximo, meio-a-meio, mas dividindo também os custos.

Mas mesmo que você fique com, digamos, 30% desse valor, por você não ter o trabalho nenhum de fazer toda essa organização, de produzir, e você ter alguém que te oriente em como você vai fazer até um vídeo de vendas, por exemplo, isso já é um grande feito, porque na verdade essas pessoas experientes vão te ajudar a alavancar sua carreira.

O que você precisa levar em consideração é que as regras entre você e essa agência devem ficar muito claras, você precisa proteger o seu conteúdo, e precisa ter acesso às vendas que estão acontecendo. E, hoje, através de plataformas modernas, é possível que toda a venda que aconteça, quando você faça com esse meio de parceria, você já receba seu percentual diretamente por essa conta da plataforma.

Mas é importante que você aprenda mais sobre isso. Existem vários cursos hoje disponíveis. Se você, por ventura, chegar à conclusão de que não sabe o que pode fazer, que tipo de curso você pode fazer, que tipo de orientação adicional, dependendo da sua especialização tem ali um cliente que já é agência de lançamento que pode se interessar pelo seu projeto.

Então você tem que entender que para ter sucesso, você precisa entregar algo de valor para o mercado.

Você precisa saber no que você é bom, e precisa identificar se aquilo que você é bom, aquilo que você sabe ensinar é vendável no mercado, se é algo que o público pode se interessar, e tem muita coisa que você pode ensinar, desde fazer brigadeiro, porque tem gente hoje ganhando dinheiro ensinando a fazer brigadeiro.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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