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Como otimizar cobrança em academias, escolas e serviços

Otimizar a cobrança do seu negócio

Sabemos que para o empreendedor se estabelecer e ganhar dinheiro, no início da sua jornada, não é fácil e a Tactus, junto com a Iugu, traz soluções para o empreendedor.

Além de atender aos clientes com soluções a Tactus e a Iugu acreditam que, como empresas já posicionadas no mercado, têm o objetivo de ajudar as pessoas nessa caminhada e nesse processo.

Se você tem um negócio de recorrência ou pretende estabelecer um, este conteúdo é pra você.

O mercado de assinatura hoje é muito grande e vem sendo ampliado diariamente graças a tecnologia.

A Tactus é uma empresa que já está há mais de 20 anos no mercado e nos últimos 5 anos praticamente atua apenas com negócios digitais e, dentro deles, temos um nicho que está em grande crescimento que são as empresas de recorrência.

E a Tactus é uma empresa que atua essencialmente na recorrência, uma vez que o atendimento aos clientes é feito de forma recorrente.

Para produzir este conteúdo exclusivo para você nós utilizamos a experiência da gestão do nosso negócio.

Cobrança recorrente

Daremos algumas dicas práticas sobre como otimizar a cobrança da sua empresa de recorrência.

O serviço de recorrência envolve os prestadores de serviços onde existe a cadência de cobrança como: academias e escolas, bem como a assinatura de produtos.

É um nicho onde viu-se uma possibilidade de enviar produtos a um público alvo e mediante a essa possibilidade utiliza-se uma formatação de cobrança mensal.

Como oferecer o melhor modelo de assinatura para o seu cliente?

É uma tarefa bastante complexa! Sabendo fazer uma cobrança recorrente se notará que não é um modelo fácil, porque requer uma gestão de entrega de produto e que esse produto tenha realmente o valor justificado.

Escolas e academias têm que utilizar esse tipo de cobrança, pois  são serviços prestados de forma contínua, onde o cliente tem que “lembrar” da importância do serviço para realizar o pagamento.

Escolas podem utilizar o serviço de recorrência
A cobrança recorrente se aplica perfeitamente a escolas

Dentro do modelo de cobrança recorrente fica inviável, tecnicamente falando, cada vez que for feito qualquer tipo de cobrança o cliente fazer isso de forma manual.

Isso demanda muito tempo e mão de obra, além de abrir uma margem enorme para erros.

Quais os métodos de pagamento ?

1 – Boleto Bancário

Dentro das forma de pagamento temos o boleto bancário, que é uma das mais utilizadas.

O que nós temos de facilitador no boleto bancário é que as pessoas, muitas vezes, não querem colocar o cartão de crédito e/ou bloquear um saldo de limite de cartão, e quando ela fecha a prestação de serviços mediante a um boleto bancário que receberá todos os meses vai efetuar o pagamento para manter os serviços.

2 – Cartão de crédito

A segunda modalidade, que é muito comum, é a utilização do cartão de crédito.

A vantagem que existe é que você já tem a aprovação praticamente imediata, então com o cartão no momento da aprovação tem um serviço que é liberado imediatamente frente a uma plataforma conectada.

Essa agilidade acaba sendo um fator facilitador.

3- Débito Automático

A terceira modalidade possível é o débito automático.

Esse meio evita o esquecimento e até facilita o processo, pois quando não houver o pagamento o serviço pode ser interrompido e não compromete também o valor do limite do cartão da pessoa.

Cada modelo de serviço recorrente tem suas particularidades e regras de acordo com o tipo de negócio.

E essas particularidades devem estar bem definidas.

O pagamento é definido de acordo com o seu tipo de negócio

Contratando o serviço de cobrança recorrente

A IUGU quando um cliente entra na sua base, para poder oferecer o melhor tipo de serviço, procura saber:

A partir do momento que eles entendem as empresas fazem a adaptação para atender aquela demanda específica.

No âmbito das academias, por exemplo, a IUGU sempre pensa em como melhorar a cobrança e o que pode fazer para ajudar o sistema de gestão do cliente.

Num serviço dessa ordem é possível, além de oferecer o plano mensal, dar descontos maiores para quem fechar o plano trimestral e anual, isso é uma vantagem para o cliente e para você, pois, desse modo não terá que ficar “correndo atrás” de faturamento mensal pois terá uma previsibilidade de ganhos mensais.

É possível fidelizar o cliente através de uma simples estratégia.

No negócio contábil conseguimos enxergar através do modelo de recorrência a previsibilidade da nossa receita.

Conseguimos olhar os lados positivos e negativos baseados no nosso histórico.

E isso me permite fazer uma série de ações.

Ao prestar um serviço de recorrência é preciso pensar também na permanência do cliente, no tempo de vida dele dentro da empresa e, para isso, são precisas ações de retenção e, como dito acima, é possível fidelizar um cliente com ações estratégicas, tais como, oferecer planos de menor valor conforme o tempo que eles escolhem ficar na empresa.

E quem está dentro desse mercado e estrutura uma ação desse tipo tem que entender como isso funciona.

Quando você considera aumentar o tempo de vida do seu cliente na sua base aumenta todo o valor que ele vai gastar com seus serviços.

E diminuindo o seu churning, que é a saída de cliente, implicará no final de um ano um aumento significativo e o seu futuramente terá um ganho muito grande.

Controle Financiero

Um dos maiores desafios para quem tem um negócio recorrente é o controle financeiro.

E o maior desafio é mesmo que tenha um grande volume de informação e consiga fidelizar o cliente.

E nessa prestação de serviços é necessária a excelência!

Um cliente só continua na base se estiver plenamente satisfeito.

Assim, a empresa vendedora pode frustrar a venda não entregando o que promete ao cliente.

O serviço de recorrência é diferente de uma compra sazonal, pois ele cria um laço com o cliente.

O efeito negativo que um cliente cria numa venda sazonal é muito menor do que quando isso ocorre com o recorrente, onde o cliente pode queimar a sua marca.

Índice de inadimplência

Uma das dores que o empreendedor em recorrência tem, também, é a alta taxa de inadimplência.

Essa inadimplência será ainda maior se a empresa tiver um modelo de cobrança de recorrência manual, pois o trabalho que terá e o tempo que vai levar serão imensamente maiores, e hoje o tempo é dinheiro.

Para gerir uma cobrança manual uma empresa gasta o seu time num esforço muito grande e pouco eficaz.

Num modelo de negócio recorrente é preciso adotar o uso de tecnologias e ferramentas que te ajudem nesse processo, a parte operacional deve ser feita através de ferramentas.

O uso de tecnologia e ferramentas é indispensável para o modelo de recorrência

E a IUGU oferece isso: ela ajuda a automatizar todos esses processos e você como empresa e empreendedor foca no que é mais interessante.

O empreendedor deve focar no que é mais estratégico deixando que o operacional seja feito através de um software, automatizar os processos dentro da sua empresa é fundamental para a rentabilidade.

É preciso criar controles e processos é básico para que não se perca no meio do caminho, manualmente é muito fácil errar e se perder no meio do caminho, e depois para reverter esse processo terá muito trabalho.

Sem uma automação não é possível alcançar uma eficiência operacional.

A cobrança manual numa empresa precisaria um novo profissional de cobrança de tempos em tempos, e isso não faz o menor sentido.

Com a automação todo o processo que antes se dava manualmente foi simplificado, e é possível que o empreendedor tenha exatamente “o que ele quer”, bem como avisos de cobrança antecipados e processos configurados dentro da automação.

Automatize os seus processos e foque no que é estratégico para a sua empresa, entenda como está a performance do seu produto, das pessoas que estão consumindo o seu produto, bem como, os inadimplentes.

Todo o processo de automação diminui muito a nossa inadimplência.

Na Tactus a inadimplência é muito pequena, mas mesmo sendo pequena, devido ao nosso volume, ela nos gera algum incômodo.

Nós temos o processo para não aumentar essa taxa de inadimplência, para que esse número não cresça na nossa base de clientes.

Quando olhamos os elementos essenciais para a gestão de uma empresa que farão com que ela tenha performance no mercado você encontra aspectos relacionados a: venda, produção, entrega, processos internos e seus aspectos relacionados à gestão financeira.

E dentro da gestão financeira é preciso considerar o recebimento dos seus clientes.

Na recorrência a possibilidade de não receber seus honorários no dia é bem grande, por inúmeros motivos:

Então, é preciso ter um controle muito assíduo em relação a isso pois sem um processo de automação para controlar tickets com os mesmos valores, como no caso de mensalidades, torna tudo mais difícil.

Ter processos internos, automação e entender a jornada do seu cliente desde o processo de construção de base até como ele vai se comportar depois da ativação da sua base ajuda a evitar o problema de inadimplência.

Na Tactus nós conseguimos entender o que o cliente precisa no processo de onboarding: ele precisa de alguns alertas sobre a cobrança, nós mostramos a ele que ele terá um serviço recorrente e mostramos a importância da nossa prestação de serviços pra ele e, também, que se ele não cumprir com seus honorários isso culminará no bloqueio da prestação de serviços.

Estabeleça regras com o seu cliente para evitar o bloqueio dos serviços

O cliente entender todo esse processo para nós foi essencial porque ele, muitas vezes, não estava adaptado a fazer o pagamento do serviço e até mesmo a identificação do e-mail de cobrança.

É preciso definir as regras do seu negócio, pois quando sabe quais as regras do seu negócio saberá como automatizar esses processos.

A IUGU oferece a ferramenta de notificação “avisando” o cliente em determinado dia que ele terá o vencimento da fatura dele, e isso é essencial, pois na grande parte das vezes o cliente esquece mesmo de pagar, por ser sozinho na empresa ou não ter uma equipe.

O grande benefício é que uma vez que você estabelece todas essas regras do seu negócio de envio, comunicados, e-mails, coloca isso na ferramenta e ela faz isso de forma automática.

Você não vai precisar mais se preocupar em mandar e-mails ou cobrar o seu cliente, a ferramenta fará isso por você e você vai diminuir muito a taxa de inadimplência.

Um dos estudos que a IUGU fez mostrou que além de diminuir a taxa de inadimplência e ter uma economia de tempo gigante, os seus serviços trazem economia de tempo e dinheiro para a sua empresa de até 30%, o que é bastante considerável.

Poderá aumentar a performance da sua empresa utilizando os processos de automação

Esse canal de comunicação com o seu cliente ajuda muito é preciso pensar em ferramentas de automação que falem com o seu cliente e isso deixa de ser uma preocupação para você e seu time.

A parte financeira é uma dor presente em escolas, academias entre outros serviços e automatizando os processos será possível aumentar a performance da sua empresa.

Não há mais como fazer isso manualmente.

Qualquer empresa que vai atuar no ramo de recorrência precisa ter uma automação.

Recebendo os pagamentos

E como funciona esse processo de repasse de valor trabalhando com a IUGU?

A IUGU é um sub adquirente e quando o cliente entra abre uma conta com eles.  Dentro do modelo de negócio da IUGU é possível receber o valor do cliente e transferir para a sua conta pessoa jurídica.

Quando o recurso chega na IUGU é possível até mesmo automatizar a transferência o que representa ganho em todos os sentidos.

Hoje a IUGU atende os três modelos que são:

Então fique tranquilo pois eles conhecem e entendem o seu tipo de negócio.

A IUGU é uma plataforma que vai ajudar:

No caso de cursos online, por exemplo, esse benefício também se apresenta, pois possibilita que o aluno pague de forma fragmentada via boleto o curso, e não compromete o crédito dele no cartão e tudo mais. Uma venda que seria “perdida” acaba sendo efetuada.

Isso acontece também com academias que acabam descontando com essa plataforma apenas a parcela recorrente do cliente, e não utiliza todo o limite, mesmo que ele tenha uma fidelidade.

Então a recorrência se torna uma nova possibilidade de gerir negócios para a empresa.

A IUGU é uma grande parceira da Tactus e que realiza um trabalho de suporte ao cliente muito eficiente e tiram muito proveito de uma empresa tão preparada para os clientes.

Encontre novas possibilidades para o seu negócio

Se você tem uma empresa que trabalha com cobrança recorrente ou pensa em trabalhar deste modo não perca mais tempo e dinheiro com operações manuais e processos lentos!

Entre em contato conosco e vamos orientar qual o processo mais aconselhável para a sua empresa, ajudando assim que você tenha melhor rentabilidade no seu negócio e melhores resultados.

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