Abertura de Empresa – Cuidados que Precisa ter

Abertura de Empresa – Cuidados que Precisa ter

Quais são os cuidados que você precisa com a parte tributária para começar o seu negócio?

A primeira coisa que você precisa entender é: qual é o tipo de imposto que você vai pagar ao abrir o seu negócio!Esse entendimento envolve diversos pontos.

Às vezes as pessoas não conseguem entender qual o imposto que vão pagar no seu negócio, e consequentemente não conseguem colocar isso dentro do seu custo.

Por exemplo, se você vai montar uma loja, qual o custo de imposto que você terá atuando nesse segmento? 

Regime tributário

Caso opte começar pelo Simples Nacional:

  • Você sabe qual a tabela do Simples Nacional é devida para o seu caso?
  •  Qual a faixa que você vai se enquadrar, dependendo do faturamento previsto, esse valor do imposto pode aumentar ou não?
  •  Você tem incidência de ICMS ou não

Todas essas dúvidas precisam ser sanadas antes de começar o seu negócio.

Mas, como fazer isso?

Na Tactus você pode expor essas dúvidas, entrando em contato conosco! Nós vamos analisar o seu caso e dar a orientação inicial para que você monte o seu negócio.

Clique na imagem e solicite uma proposta

Sendo uma empresa Simples Nacional, por exemplo, prestador de serviço com características específicas. Essa empresa pode ter dupla retenção de ISS, que é o caso de quando você paga em excesso na origem e paga no destino também, se não tiver o cadastro do CPOM.

O CPOM (Cadastro de Empresas de Fora do Município) é um cadastro necessário para determinados tipos de serviços que você presta, e você precisa conhecer esses fatores, e ter todas essas informações a qual tabela você pertence.

Muitas vezes pode acontecer, por exemplo, da empresa optar pelo regime Simples Nacional acreditando que por ele a tributação será menor, mas o imposto dessa empresa no simples nacional pode ficar até mais caro que em outros regimes como o Lucro Presumido.

Você sabe o que é Simples Nacional?
Você sabe o que é Lucro Presumido?

Se a resposta for não,pode ficar tranquilo, nós da Tactus podemos dar toda a orientação que você necessita.

É importante que você entenda que precisa conhecer o mínimo de tributação.

Constituir a empresa

O segundo ponto que você precisa entender é que é necessário constituir a sua empresa, e para isso é preciso o seu contrato social, tirar o seu CNPJ, as inscrições municipais ou estaduais dependendo do caso.

Também são necessárias algumas licenças específicas como o alvará de funcionamento.

A licença será específica e dependerá da atividade que for exercer, se for trabalhar com alimentos existe uma licença específica para isso, trabalhar com serviços médicos também exige licença específica.

Dependendo da atividade que você vai exercer será necessária uma licença do órgão de registro.

Os médicos, por exemplo, tem a licença do órgão médico, o terapeuta do órgão responsável e assim por diante.

É importante salientar que se não planejar corretamente pode acabar “andando pra trás”. Isso porque muitas vezes o empreendedor aluga um imóvel sem saber se a atividade comercial é permitida ali, naquele local.

Se o empreendedor instalar sua empresa sem ter essa certeza pode acabar perdendo dinheiro e vai começar a ter problemas, ao abrir uma empresa tem que analisar vários pontos e garantir que nenhum te impeça de finalizar a abertura ou não conseguir o alvará de funcionamento.

Parece bem complexo, e é.

Mas tudo isso pode ser resolvido com a ajuda de um profissional contábil especializado.

A Tactus é a solução, nosso time faz um estudo da realidade do seu negócio para que você possa entender claramente os passos necessários.

Nós vamos verificar se a sua empresa pode ser aberta no local que pretende, antes da constituição final do negócio e essa análise fará uma grande diferença.

Forma de atendimento

Um terceiro ponto que deve considerar é a escolha do formato de atendimento que você vai adotar.

O nosso formato de prestação de serviço contábil, por exemplo, é um formato à distância, e o pode obter de benefício com isso?

O maior benefício é que você não precisa vir até a Tactus para ser atendido, não precisa mandar documento nenhum para nós, importamos essas informações do sistema do próprio banco e vamos disponibilizar um sistema financeiro se for necessário.

Nós faremos uma troca de arquivos a distância possibilitando agilidade e descomplicando todo o seu processo.

Caso precise se comunicar com um dos nossos colaboradores você pode usar o WhatsApp, por exemplo, ou seja, nós temos um formato online e facilitado.

Se você acha que esse formato atende você, pois é uma pessoa que gosta de praticidade e efetivamente de ter coisas que facilitam a sua vida, sem perder o seu tempo indo até numa empresa contábil, a Tactus tem um formato bem interessante para o seu negócio.

Entre em contato conosco, nós vamos entender se podemos de fato te atender, que tipo de empresa que precisa ser constituída para você e qual a tributação mais adequada.

O nosso time vai te ajudar nesse sentido.

Ao pensar em abrir uma empresa leve em consideração esses três pontos:

  1. A tributação
  2. A abertura da sua empresa
  3. O formato de contabilidade que você vai trabalhar.

Essas definições serão fundamentais para o sucesso do seu negócio e , você pode contar sempre com a Tactus para o  que for necessário para ser um empreendedor de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente
%d blogueiros gostam disto: