Roraima tem crescimento econômico maior que São Paulo

Considerado um dos estados mais promissores do país, Roraima vem se destacando pela sua capacidade de atrair investimentos. A regularização fundiária com o repasse de terras do Governo Federal, os incentivos promovidos pelo Governo do Estado e a abundante mão de obra qualificada vinda de instituições de ensino superior, são alguns dos atrativos. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roraima está crescendo anualmente 7,65%. Comparado com estados do Norte como Rondônia e Amazonas e com do sudeste como São Paulo – que cresceu 5,9% segundo última pesquisa da Fundação SEAD – Roraima já é considerado o maior PIB da região Norte e um dos maiores do Brasil.   

Para garantir os resultados positivos, o Governo do Estado adotou uma série de medidas para atrair investidores para as áreas primária, secundária e terciária.  Além dos incentivos fiscais oferecidos por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI). 

À medida que os incentivos são efetivados, os resultados dos projetos acabam chamando a atenção de investidores estrangeiros, como China e Japão, e de outros estados brasileiros, como Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná.  Além disso, produtos como arroz couro, soja, madeira e água mineral são exportados para países como Rússia, Itália e Venezuela.

Outros fatores que contribuem diretamente para o crescimento econômico do Estado são os investimentos em infraestrutura por parte dos governos federal e estadual. A BR-174, principal rodovia que liga Roraima aos demais estados brasileiros e à Venezuela está em obras de recuperação e as estradas vicinais estão recebendo melhorias e muitas são asfaltadas pelo governo do Estado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *