Receita Federal cruza dados com Ministério do Trabalho e Emprego

O secretário da Receita Federal do Brasil, Otacílio Cartaxo, visitou hoje (24) o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto dos Santos Pinto, para troca de informações com base nos cadastros de trabalhadores e de contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Física.

Nada foi divulgado sobre o encontro e Santos Pinto disse que trataram apenas de assuntos de rotina, relativos ao cruzamento de dados. É sabido, porém, que os diferentes órgãos de governo deverão alinhar as políticas públicas para qualificar o atendimento ao cidadão, como ficou definido no Encontro Global sobre Interoperabilidade, realizado no início deste mês, no Rio de Janeiro.

De acordo com informação divulgada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o objetivo é permitir um fluxo contínuo de informações entre o governo e a sociedade civil, para melhorar a oferta de serviços públicos. A expectativa é fazer com que a integração dos diferentes bancos de dados possibilite a troca de informações em tempo real, de modo a dar mais agilidade no atendimento.

O sistema vai funcionar também para troca de informações com outros países, quando necessário, como salientou a secretária substituta de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Loreni Foresti. Ela disse que dos 30 países que participaram do encontro do Rio 26 assinaram termo de compromisso para desenvolverem um sistema de interoperabilidade que consideraram essencial para a redução da pobreza e da desigualdade social.

Stênio Ribeiro

Edição: Rivadavia Severo

Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *