Receita faz operação contra sonegação fiscal em Ubatuba SP

Receita faz operação contra sonegação fiscal em Ubatuba SP

Operação sobrevoou onze praias no município durante a semana. Donos de imóveis que não recolheram impostos devem regularizar situação.
A Receita Federal intensificou as ações contra sonegação fiscal em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Durante esta semana, fiscais estão sobrevoando a cidade para identificar construções irregulares, que deixaram de pagar impostos nos últimos anos. Ao todo, a operação percorreu onze praias no município.
Por lei, quem contrata ou quem presta o serviço em obras precisa recolher uma contribuição previdenciária. Com o levantamento destas informações, a Receita Federal consegue identificar as novas construções e saber se o imposto foi realmente pago. “Esta é quase a vigésima operação que a gente faz nesse sentido e o “boom” imobiliário chega a impressionar”, afirmou o auditor fiscal Leandro Calazans, que integrou a operação nesta quinta-feira (27).
A fiscalização é feita em um helicóptero, equipado com uma câmera que registra toda a área sobrevoada. Pela vista aérea, os auditores conseguem ver casas e prédios prontos ou ainda em fase de acabamento. Após os registros, informações são enviadas para um computador dentro da aeronave, onde outro auditor fiscal analisa todos os dados.
“As imagens são passadas em um pen drive e em seguida nós levamos para um notebook ou computador e trabalhamos com as imagens que nos interessam”, afirmou o auditor Fernando Valle, responsável por analisar as imagens obtidas durante a operação.
“A arrecadeção gerada no município de Ubatuba está numa tendência incompatível com a arrecadação nos demais municípios da região. Existe esse indício e por isso a operação no município”, afirmou a delegada da Receita Federal Maria Tereza Camargo Barbosa. A mesma fiscalização foi realizada em Campos do Jordão em julho de 2012, elevou em 60% a arrecadação da cidade no mesmo ano. De acordo com a delegada, os donos de imóveis que deixaram de recolher os impostos serão chamados pela Receita Federalpra regularizar a situação. Os proprietários que não estiverem em dia com a receitra, também podem procurar a agência de Ubatuba para regularização.

Fonte: G1 Vale do Paraíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *