Nota fiscal eletrônica ‘moraliza’ e agiliza relações comerciais

Consultor diz que NF-e simboliza o “Brasil transparente”

Se a palavra de ordem na política é “transparência”, as relações comerciais seguem o mesmo princípio. Cerca de 200 milhões de notas fiscais eletrônicas (NF-e) já foram emitidas e autorizadas pela Receita Federal desde o ano passado, quando o sistema começou a ser implementado em diversos segmentos da economia. O combate à sonegação de impostos é uma das principais motivações.

“O governo acertou em cheio com a criação da NF-e. Primeiramente, porque essa medida descarta qualquer transação com empresas que estejam com problemas jurídicos, aumentando a segurança das relações comerciais entre as partes. Depois, porque o sistema elimina contratempos burocráticos e reduz custos operacionais. Ou seja, o retorno do investimento realizado na implantação da nota fiscal eletrônica é rápido”, diz Wagner Oliveira, diretor da Versifico Web Solutions – empresa com 13 anos de atuação em sistemas e desenvolvedora da solução “Ello NF-e”.

Oliveira dá mais detalhes sobre o processo: “A empresa que emite a NF-e gera um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial. Esse arquivo, assinado digitalmente, é transmitido via internet para a Secretaria da Fazenda. Sem a validação e a autorização de uso nenhuma mercadoria pode circular. A partir do momento em que a NF-e é autorizada, os dados são disponibilizados para consulta das partes interessadas no site www.nfe.fazenda.gov.br”.

De acordo com o executivo, a agilidade das operações é um ganho relevante. “Enquanto a nota fiscal tradicionalmente feita em várias vias de papel às vezes continha erros que prejudicavam toda transação, a NF-e costuma ser processada em até três minutos pelas Secretarias de Fazenda Estaduais, podendo conter até 990 itens de produto”.

Fonte:

Wagner Oliveira, diretor da Versifico Web Solutions, empresa especializada na implantação da solução NF-e que, desde abril deste ano, passou a integrar as unidades de negócios em TI da Online Brasil (www.versifico.com.br).


Leave a Reply

Your email address will not be published.