Por Kelly Isis Pelisser

Caxias do Sul é o 33º município mais rico do Brasil. Não é pouco para um país com 5.565 cidades. No ranking nacional, 14 capitais estão à frente de Caxias. Ou seja, a cidade está melhor colocada do que 13 sedes de Estados, como Campo Grande (MS), Natal (AL) e Maceió (AL). Os números foram revelados pela publicação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira. O levantamento tem como base o ano de 2009. 

— Caxias tem uma economia muito pulverizada. Claro que temos uma força grande no setor metalmecânico, mas não dependemos exclusivamente dele ou de uma commodity. Em cidades onde o desenvolvimento está baseado em um só ponto, pode-se crescer muito rapidamente e depois despencar. A economia é cíclica. E nisso a gente leva vantagem — entende diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias, Alexander Messias. 

O PIB de Caxias, em 2009, estava na casa dos R$ 12,5 bilhões. Desse total, 36,32% vieram da indústria. Os serviços (que, na contagem do IBGE, englobam também o comércio) representaram 47,64%. 

— Há uma tendência de que a participação da indústria fique menor em grandes e médias cidades. Isso porque a indústria está terceirizando serviços ou procurando municípios menores, com uma legislação mais branda e com áreas maiores disponíveis — analisa a diretora do Centro de Ciências Econômicas, Contábeis e Comércio Internacional da UCS, Maria Carolina Gullo. 

No Estado, Caxias é a 3ª cidade com maior PIB, atrás apenas de Porto Alegre e Canoas.

Fonte: Pioneiro.com


Leave a Reply

Your email address will not be published.