Imposto e tributação de YouTuber

Com a chegada da tecnologia e as mudanças no meio social, muitas pessoas monetizam pela internet. Mas hoje vamos falar da tributação no Youtube.

A maior parte das pessoas que hoje monetizam no Youtube são Pessoas Físicas.

Mas até que ponto compensa que elas se tornem Pessoa Jurídica? Vamos falar mais sobre isso!

Como paga o YouTube?

Segundo o Google, os pagamentos são feitos através do Adsense e tem as seguintes etapas:

  1. Abra sua conta
  2. Insira suas informações fiscais
  3. Acumule $10 em ganhos
  4. Receba e insira o PIN e envie as informações bancárias
  5. Acumule $100 em ganhos
  6. Receba o seu pagamento

Saiba mais nesse link [AQUI]

Ocorre que o pagamento feito a pessoas físicas tem regras próprias e sujeita a tributações bem mais elevadas do que na pessoa jurídica

YouTuber pessoa jurídica

A Tactus é uma empresa especializada, dentre outras coisas no mercado digital, no atendimento de contabilidade para Youtubers.

O que nós percebemos com o tempo é que quando somos procurados para fazer a transformação da sua Pessoa Física em Pessoa Jurídica o Youtuber já pagou muito imposto na Pessoa Física ou simplesmente deixou de declarar corretamente seus rendimentos.

Nesse caso eles caem em uma situação onde necessitam de uma regularização retroativa desses valores, o que implica muitas vezes deixar grande parte dos seus ganhos em forma de imposto para a Receita Federal.

É certo pensar que a Pessoa Jurídica tem uma incidência de imposto menor.

Pois quando trabalha dessa forma tem uma redução na sua carga tributária referente aos seus rendimentos, você consegue aproveitar benefícios nesse sentido.

Quando abrir uma empresa

Mas qual é o momento certo para pensar nesse processo de transição e abrir a sua empresa?

Se você ainda tem um rendimento pequeno talvez não seja a interessante ter uma remuneração através da Pessoa Jurídica.

Mesmo com o benefício da isenção de impostos, terá alguns gastos adicionais além do imposto que vai pagar, terá que contratar um serviço contábil especializado na tributação do Youtuber, além de algumas obrigações que devem ser cumpridas.

Essa situação muda quando você começa a ter recebimentos a partir dos R$2.000,00 ou até mesmo mais que R$ 5.000,00 reais recorrentes mensalmente. Nesse caso deve pensar em constituir uma Pessoa Jurídica e considerar as alternativas aplicáveis a você.

O que a Tactus faz com os clientes YouTubers que nos procuram?

Nós analisamos o caso dele individualmente, e cada uma das coisas relacionadas a atividades que ele exerce.

Contabilidade para YouTuber

Analisamos por exemplo quais são os rendimentos efetivos que ele tem recebido no AdSense, que é um serviço de publicidade oferecido pelo Google inc., também se ele tem gerado outra fonte de recebimentos através de cotas de patrocínio, através de participação de eventos ou num blog, que podem ter sido usados de forma auxiliar para complemento da remuneração e para ter uma monetização melhor dentro do nome que ele conseguiu criar.

Às vezes a conta desse YouTuber é apenas uma vitrine principal, mas não é o único ponto dominante para retorno financeiro que um YouTuber pode ter.

Depois de analisarmos todos esses fatores e aspectos, formatamos a melhor opção pra esse cliente.

Se for um YouTuber e está alarmado com seus impostos, não continue trabalhando preocupado, nos procure!

Temos um time na Tactus Contabilidade Online preparado pra atender de forma específica o YouTuber  e esclarecer todas as dúvidas que podem surgir nesse segmento.  

Confie em quem obtém sucesso a mais de vinte anos no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *