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Gestão de Negócio Digital

Tactus Gestão de Negócio Digital

Você como empreendedor sabe qual o futuro do mercado e dos negócios digitais?

O que você espera da sua empresa digital para o ano de 2022?

Se fosse projetar a sua empresa para os próximos cinco anos quais seriam as conclusões?

Como você vê esse mercado nos próximos anos?

Negócio Digital

O mercado digital começou com a entrega de e-books e é um mercado em transformação.

Partindo desse e-book agregou-se um curso, que agregou um evento a entrega do curso, pois com um evento o aluno conta com maior integração e interação pessoal.

Depois de um tempo foi vista a necessidade de um suporte pra esse aluno, não basta à entrega de um produto ao seu aluno, precisa ajudá-lo a chegar lá, e esse suporte hoje faz parte dos processos de entrega dos produtos digitais.

Depois desses processos surgiram os grandes eventos, alguns deles criaram uma série de outros grandes eventos de outros produtos digitais.

Palestra Afiliados Brasil

O que podemos observar é que produtos digitais são vendidos a milhares de reais porque com eles é incluído um mega evento pra entrega de conteúdo, isso agrega valores.

Como essas coisas serão no futuro?

O que vai acontecer com esse mercado que hoje está em transformação?

As Fases de um Negócio Digital

No lançamento de um produto atualmente, ele passa por diferentes fases e o mercado também não é diferente na sua mutação.

Olhando para o mercado digital percebemos que ele passou por um processo de introdução onde muitos foram pioneiros em uma série de estratégias, trazendo até alguns recursos do exterior e aplicando no mercado brasileiro, obtendo um bom resultado dentro desse mercado.

Esse processo foi expandindo e o produto digital começou a crescer significativamente atraindo muitos empreendedores que também tiveram sucesso.

Conhecer que assim como qualquer empresa o mercado digital possui fases vai te ajudar a ajustar sua gestão do seu negócio digital para ter sucesso a longo prazo

A partir daí chegamos a um ponto de maturidade bem próximo do porto que vivemos hoje, que é onde muitos empreendedores que não tinham um processo claro de entrega ou um produto diferenciado no mercado e com isso começaram a se perder em relação a suas estratégias.

Assista esse vídeo:

Os produtores digitais que criaram produtos melhor elaborados com uma entrega de produto mais adequada começaram a manter a estabilização das suas vendas.

Então como acontece em todo mercado, isso entrou em processo de declínio e nesse processo cabem as seguintes perguntas:

1) O que é que vai acontecer com a sua empresa?

2) O que vai fazer com o seu mercado e com o seu produto?  

Esse processo de declínio é natural, produtos e empreendedores passam por transformações completas, os produtos dentro do mercado passam por um processo de transformação, isso é comum.

E essa transformação que vai determinar se haverá um processo de reinvenção onde vai continuar tendo sucesso, dando a continuidade do produto ou se simplesmente vai quebrar aquele produto ou negócio.

É importante a compreensão dessa concepção, pois quando pensar naquele processo de entrega que foi feito até agora que é entregue grandes eventos, isso tem uma preponderância direta em relação aos resultados, costumamos dizer que um negócio digital é feito de fases.

Fases de um Negócio Digital

A primeira delas é onde começa a ter uma visão de aprendizado, e começa a avançar nesse processo construindo uma visão de vendas.

Em seguida começa a ter uma visão de escala do seu negócio e após isso vem uma visão de rentabilidade, começa a entender que não basta apenas vender e escalar, precisa ter rentabilidade no seu negócio.

Se o seu negócio digital avançar, por fim, a partir daí começa a ter uma visão de longo prazo.

Esse é o ponto!

As empresas que tendem a perdurar ao longo dos anos são aquelas que não estão olhando simplesmente para o hoje, mas aquelas que olham para os próximos anos e projetam uma visão de mercado.

Você sabe o que precisa fazer hoje para garantir resultados futuros?

Quais são os principais fatores que te levarão a ter sucesso dentro do mercado digital?

Darei algumas dicas relevantes para o seu sucesso.

Dicas para Gestão de um Negócio Digital

A primeira dica que eu tenho é para que adote um sistema de gestão financeira, observamos na nossa empresa que quando os clientes adotam um sistema de gestão melhoram muito os seus resultados, e porque que isso acontece?

Simplesmente porque esse tipo de sistema permite que eles olhem além dos números presentes no dia a dia, o sistema de gestão de negócio digital permite que veja como está o resultado como um todo.

Sistema de Gestão para Negócio Digital

Sendo assim consegue mensurar melhor como está a empresa, é importante que seja feita essa escolha adotando um sistema de gestão.

Tenha uma visão de caixa

A segunda dica é que tenha uma visão de caixa.

Essa visão consiste em ter dinheiro em mãos que lhe permita tomar decisões.

Quando falta caixa o empreendedor tem dificuldade para obter resultados em longo prazo, a falta de caixa pode trazer uma série de problemas, por exemplo, a rentabilidade dentro dos mercados digitais diminuiu significativamente se houver um caixa será necessário buscar esse dinheiro no mercado financeiro, e esse dinheiro chega a você com um custo muito mais alto.

Sem um caixa terá que fazer antecipações de recebimentos por meio de plataformas de afiliados, consequentemente isso faz com que perca a rentabilidade do negócio.

É muito importante que tenha caixa, isso trará melhores resultados financeiros e talvez seja necessário até que diminua o seu faturamento para não comprometer o caixa.

Eu digo isso, pois também sou um empreendedor digital e tenho os meus produtos digitais, sei como isso pode trazer diferença, talvez você vá alavancar o faturamento, mas a falta de caixa pode trazer problemas a você em relação a isso.

Planeje o fluxo financeiro do seu negócio digital

O terceiro ponto é ter um planejamento do fluxo anual.

Todo empreendedor tem um fluxo no lançamento maior que no restante do período, porém quando você tem um custo fixo, em determinado momento a entrega desse lançamento terá um custo maior que o seu faturamento gerado.

Olhando simplesmente para um primeiro momento vai perceber que deixa de ter o caixa necessário para o futuro, porque no lançamento fez um faturamento maior você muitas vezes esquece-se da entrega que vai fazer ou do evento presencial, e aí essa falta de caixa pode te trazer problemas inclusive para os seus próximos lançamentos.

fluxo de caixa fórmula de lançamento

Nós temos observado que os clientes que têm melhores resultados são os que colocam os lançamentos como produtos perpétuos, conseguem assim ter um fluxo de caixa melhor com a autorização de produtos perpétuos, nem que sejam produtos de afiliados.

Como os lançamentos eles têm picos de faturamento que ocorrem mais ou menos a cada seis meses, por isso é interessante projetar todo o seu fluxo anual para ter resultados.

A quarta dica é para que tenha cuidado com a realidade paralela, que é uma realidade que muitos empreendedores digitais criaram em relação ao empreendedorismo.

Assista o vídeo:

Muitos empreendedores entraram no mercado digital e tiverem um crescimento muito rápido.

Com isso, muitos simplesmente acham que o empreendedorismo digital se traduz somente a bons resultados.

Essa “realidade paralela” faz com que tome decisões erradas, o empreendedor subestimar alguns riscos em relação aos negócios digitais, ele acha que todo lançamento trará milhões em resultados e isso não é uma regra.

Muitas vezes os lançamentos futuros não tem o mesmo desempenho que os lançamentos anteriores, existem hoje vários lançamentos onde um ROI é muito baixo comparado com todo o investimento de tráfego envolvido no lançamento.

Gestão de Negócio Digital

Por isso é muito importante que o empreendedor tenha uma visão clara mercado digital e empreendedorismo digital. Porque apesar de ser um empreendedorismo diferenciado tem desafios e deve-se cuidado com essa realidade.

E por fim, é importante entender que a venda é apenas parte do processo da empresa.

Uma empresa consiste em muito mais do que apenas vender, ela precisa ser administrada, o gestor precisa saber gerar caixa, precisa saber tomar decisões, ter técnicas de gestão de negócio digital, precisa olhar o todo e ter um controle financeiro.

A venda é só parte de um processo, uma empresa envolve mais do que isso.

Quando uma empresa começa a se expandir há a necessidade de visitar pessoas e deve-se estar pronto pra isso, pra lidar com gente, lidar com os aspectos tributários.

Percebo, com a minha experiência, que o empreendedor digital muitas vezes tem um conhecimento pequeno desses fatores, e isso impede seu sucesso e crescimento.

A minha empresa a Tactus está aqui pra te ajudar.

Produzimos muito conteúdo e ele está disponível na nossa plataforma aos nossos clientes.

ContaAzul ou Planilha

Podem ajudar muito nos aspectos que cuidamos pra eles, que são os relacionados à parte tributária e também alguns relacionados à parte de gestão financeira.

E você que não é nosso cliente também tem a possibilidade de aprender mais, adquirindo o meu livro “Empresas Digitais”, ele traz uma orientação clara em relação a tudo isso e pode ser um norteador às suas atividades empreendedoras. Fora ele pode ter acesso ao mini-curso que te dará orientações em relação a todo esse conteúdo.

5 DICAS DE GESTÃO DE UM NEGÓCIO DIGITAL:

  1. Adote um sistema de gestão

  2. Tenha dinheiro no caixa da empresa

  3. Planeje o fluxo anual de produtos

  4. Cuidado com a realidade paralela

  5. Vender é apenas parte do processo

As empresas digitais serão empresas diferenciadas no futuro pela sua gestão.

Se hoje é um empreendedor digital e busca que o seu negócio digital tenha longevidade e futuro em longo prazo, precisa investir na gestão do seu negócio digital, esse é o fator essencial para que tenha o sucesso permanente, uma gestão eficiente faz a diferença.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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