Como Abrir uma Clínica Médica Popular

Há muito tempo acompanhamos os problemas em relação ao acesso à saúde no nosso país.

Esses problemas se devem ao baixo investimento do Governo Federal no Sistema Único de Saúde (SUS), eles não atendem a demanda que existe.

Fora esse quadro os altos valores cobrados pelos convênios médicos particulares também deixam muita gente sem opção, e a saúde se torça cada dia menos acessível à população em geral.

 

A população enfrenta grandes problemas no atendimento médico e isso contribui com a evolução do processo de clínicas médicas populares.

No nosso país a maioria das pessoas não têm acesso ao convênio médico pelos altos preços cobrados ou talvez até pela mudança que houve onde os convênios médicos preferem aderir aos planos para empresas e cada vez menos para as pessoas de forma individualizada.

As clínicas médicas populares

Muitas pessoas optam por não ter convênio médico, muitas vezes porque em geral não podem pagar por um plano pra elas e seus familiares.

Com isso eventualmente quando precisam fazer as suas consultas optam por clínicas médicas que cobram valores bem mais populares que um consultório normal.

Um médico num consultório talvez cobre em torno de R$250,00 e numa clínica médica popular seria pago cerca de 1/3 desse valor por uma consulta médica.

 

Essa procura tem aumentado efetivamente o número desse tipo de clínicas, e tem sido um bom negócio.

Um médico que monta a sua clínica tem ainda um processo empreendedor dentro dela, às vezes o médico que tem uma clínica particular mas não enxerga como de fato um negócio e as clínicas médicas se profissionalizaram nesse sentido.

Para ter resultados financeiros ao montar uma clínica médica popular o médico ou empreendedor do negócio precisa administrar o negócio de forma profissional e com foco na rentabilidade

Hoje temos até franquias voltadas para a área médica nesse sentido, também investidores injetando valores significativos em clínicas médicas populares, o que demonstra o potencial desse tipo de negócio.

Como abrir uma clínica médica popular?

E como abrir uma clínica médica popular?

Ao montar uma clínica médica popular, é importante que considere o negócio como um todo, tem que entender que para que tenha rentabilidade precisa escalar o negócio, ou seja, o número de atendimentos torna-se fundamental para a sua rentabilidade.

Assista o vídeo:

Precisa fazer um número grande de atendimentos gerando um fluxo grande de pessoas. Algumas clínicas estão situadas em lugares onde existe grande circulação de pessoas, que passam pela clínica em um momento comum sua rotina.

E quando tem um problema que exige uma consulta médica pensam que não compensa ficar na fila do SUS para aquele atendimento médico.

Se ele fizer um pequeno investimento realizará com maior facilidade esse tipo de atendimento ou exame. Esse tem sido um grande fator que ajuda atrair e alavancar esse negócio.

Porém ao mesmo tempo é necessário que faça muitos atendimentos para gerar um resultado financeiro satisfatório.

Os médicos que prestam serviços para essas clinicas se interessam por esse formato pois se beneficiam de receber prontamente, diferente do prazo que eles tem pra receber de um convênio médico ou como proprietários da clínica médica, onde recebem grande parte dos atendimentos em dinheiro, debito ou até mesmo com cartão de crédito, assim eles conseguem receber de forma mais rápida que um convênio médico.

É importante saber que o governo faz toda a rastreabilidade de movimentações de cartões de crédito e débito através de informações recebidas das operadoras.

Sem contar o risco que ele teria de glosa, e a estrutura que teria que preparar pra fazer somente as cobranças do plano médico.

As clínicas realmente criaram um nicho de mercado e você que é médico ou administrador que quer investir nessa área tem que pensar em relação a isso.

A tributação de uma clínica médica

Sobre o ponto de vista de tributação podemos observar alguns erros nesse sentido, algumas clínicas estão partindo para o Lucro Real que é uma possibilidade de tributação onde abate as despesas.

Nessas clínicas por uma questão de escala o administrador pensa no que vai pagar para o médico, estrutura e o volume que sobra às vezes é pequeno então ele acha o Lucro Real mais vantajoso, mas existem outros aspectos que envolvem essa situação além especificamente dessas despesas citadas não são todas as despesas que você pode ter a apropriação delas e você tem os impostos que deve levar em consideração como PIS e COFINS.

De uma maneira mais prática sem abordar a questão de tributação ao fundo, deve validar se o Lucro Real é realmente mais vantajoso pra você, para isso precisa ter um profissional contábil pra fazer esse processo de validação.

Na maior parte dos casos em que a Tactus Contabilidade Online analisou o Lucro Real não foi vantajoso para essa modalidade de negócio, sendo que aumentaria a carga tributária.

Todos esses fatores devem ser expostos em planilha isso vai gerar comparativos claros.

Se errar na escolha da forma da tributação vai sofrer durante um ano uma tributação desnecessária para o seu negócio de clínica médica popular.

Na maioria dos casos essas clínicas se enquadram no Lucro Presumido o que não é uma tributação tão favorável, mas nos estudos que são realizados esse regime acaba sendo mais favorável que Lucro Real.

As licenças de uma clínica médica popular

Você deve pensar também nas licenças médicas necessárias para poder executar a atividade médica em si.

É necessário uma série de licenças, como a da própria clínica, a autorização do Conselho Regional de Medicina, também os alvarás de funcionamento da prefeitura, corpo de bombeiros, os alvarás dos equipamentos que utilizar, a ANVISA, todas essas licenças devem ser regularizadas para que não tenha problemas em relação à atividade médica exercida.

Imagine o cenário catastrófico que poderia enfrentar se um paciente passasse por um procedimento médico e tivesse algum tipo de problema, e não estivesse com a licença em dia, chega-se a conclusão de que a clínica está irregular a marca da clínica será manchada e isso pode caracterizar o seu fechamento e trazer sérios problemas pra você.

Não restam dúvidas que o mercado de clínicas populares vem atender uma deficiência social existente no Brasil.

Você deve montar o seu plano de negócio com uma ajuda profissional, pra isso pode buscar um franqueador, ou alguém que já tenha essa experiência para fazer o lançamento da clínica médica, essa pessoa pode te orientar sobre os aspectos que precisa para fazer a abertura e terá plena certeza de qual caminho seguir.

Com isso terá melhores resultados, pra isso deve procurar um bom profissional de contabilidade, só ele poderá indicar a você esse caminho.

A Tactus Contabilidade Online possui um serviço especializado em clínicas médicas, entre em contato conosco que apresentaremos maiores informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *