Por Carlos Lamber ti Júnior

O início de todo novo ano nos motiva a buscar mudanças e refletir sobre tudo
o que deixamos de fazer no ano que passou. No mundo dos negócios não é
diferente.
 
E nesse mundo corporativo globalizado e frenético que estamos vivendo as
reflexões nos levam a pontos bastante interessantes e nos fazem perceber que
nada mais se faz sozinho, que a co-criação é uma realidade e que cada vez
mais temos que oferecer experiências únicas aos nossos clientes.

Sendo assim é imperativo enxergar seu negócio de forma diferente nesse novo
ano. Para isso que tal utilizar lentes diferentes para lhe ajudar?

É isso mesmo, embora não tenham nada a ver com correção da miopia,
hipermetropia ou a famosa presbiopia (vista cansada), essas lentes se
adaptam muito bem nos usuários que queiram enxergar novos cenários para a
atuação de seus negócios.

E, para isso, experimente iniciar usando a primeira lente, a lente para
Desafiar as Ortodoxias. Isso mesmo! Você como empreendedor inovador deve
cada vez mais trazer os dogmas à tona e questionar pontos como, por exemplo,
se o seu preço de venda é a variável mais importante para sua área
comercial. Buscar não se contentar com o que está aí, mesmo que
reconhecidamente bom, e ir aos extremos buscando melhorar seu desempenho,
seu produto ou seu serviço de forma incansável e por fim, esquecer o “ou”
desnecessário aos clientes, procurando o “e” que vai encantá-los e
atendê-los no que tangem as suas necessidades. Que o diga a indústria
automobilística com os novos entrantes oferecendo seus carros a um super
preço com direção hidráulica, rodas, trio elétrico, banco de couro e ar
condicionado... Entenderam? 

Depois coloque a segunda lente, a lente para Aproveitar Descontinuidades, ou
seja, exercite seu olhar para mirar onde ninguém procura e analisar sutis
pontos que seus concorrentes desprezam. Busque dessa forma aguçar o
entendimento se seu setor pode sofrer mudanças com alguma tendência que
começa a despontar e dessa forma se preparar e sair na frente,
potencializando novas oportunidades.

Agora faça uma troca e se adapte a terceira lente, a lente para Alavancar
Competências, que ajudará você a enxergar sua empresa como um grande
reservatório de competências e ativos estratégicos, que uma vez
identificados e bem combinados podem gerar uma mistura bombástica, fazendo
sua empresa bombar, literalmente.

Por fim, utilize a quarta lente, a lente para Identificar Necessidades
Desarticuladas, ou melhor, a lente dos inovadores que conseguem mostrar aos
clientes produtos e serviços que nem eles sabiam que precisavam – essa é uma
lente fundamental, que pode fazer toda a diferença quando se fala em sair na
frente para ganhar novos mercados e obter lucros fantásticos.

É isso aí pessoal, como em todos os anos, o crescimento de seu negócio
depende muito da sua visão e com certeza essas lentes podem ajudá-lo a
enxergar mais longe. 

Great Group

Leave a Reply

Your email address will not be published.