Abater despesa do Simples Nacional

A abertura de uma empresa envolve muita burocracia e alguns desses pontos burocráticos não são simples de entender.

Por exemplo, qual a influência que as despesas da empresa terão dentro do imposto a ser pago no Simples Nacional?

Nenhuma, porque na verdade o Simples Nacional é calculado sobre valor da receita bruta, com isso não há influência do aproveitamento dessas empresas.

É comum existir essa dúvida, geralmente as pessoas não sabem como “abater” as despesas que tiveram no Simples Nacional ou um pagamento para um serviço que tenham contratado de um prestador.

Só que na verdade esse tipo de abatimento só é devido em empresas que trabalham com o Lucro Real, e essa é uma categoria completamente distinta de uma empresa do Simples Nacional, e mesmo que não haja abatimento dessas despesas nos impostos, o Simples Nacional na maioria dos casos acaba trazendo uma vantagem maior para o empresário.

Mas se não haverá abatimento nas despesas da minha empresa porque preciso gera-las de forma documentada?

Por várias razões, uma delas é que ao ter uma empresa você se torna responsável pelas pessoas que prestam serviço para você e por aqueles que vendem pra você.

Abater despesas prestadas para Simples Nacional

Não tem como contratar um prestador de serviço sem que ele emita uma nota devida do serviço que prestado, para que você possa fazer um pagamento a um terceiro é obrigatório que exista um documento fiscal, e isso existe porque há uma cascata no pagamento dos impostos.

Eu não posso vender aquilo que eu não comprei, eu preciso de um documento fiscal comprovando a compra do produto.

Com isso aquela pessoa que me vendeu pagou imposto sobre esse produto e eu ao vender pra outra pessoa pago impostos também.

Mesmo que tenha recebido uma prestação de serviço para a empresa também deve ser declarado, esse trabalho em cascata existe e é um fato, você precisa entender que precisa declarar quando fizer qualquer tipo de despesa, isso tem que ficar claro.

Você precisa ter essa despesa justificada dentro da sua empresa, esses dados são necessários para a sua contabilidade, onde terá seu lucro apurado.

Então a contabilidade ao fazer seu trabalho vai lançar todas as despesas que teve na empresa e todos os pagamentos ocorridos na sua conta de pessoa jurídica, ou os que foram diretos do caixa, serão abatidos do lucro e esse lucro líquido é o valor que pode oficialmente ser distribuído para os sócios seguindo as regras específicas desse caso.

A despesa é mais um procedimento burocrático que uma empresa tem e não propriamente um benefício fiscal, mas não há como fugir disso. Então para manter a regularidade do seu negócio é importante que siga as orientações da sua contabilidade e passe todo tipo de despesas que houver. Isso vai garantir a sua tranquilidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *