Como abrir empresa de serviços de engenharia

Se você é engenheiro e presta serviços pra outras empresas ou é uma empresa que vai se constituir unindo alguns profissionais para prestação de serviços de engenharia, sabe qual o obrigatoriedade em relação a esse tipo de negócio?

O primeiro aspecto que deve ser levado em consideração é que todas as empresas que prestam serviços de engenharia estão sujeitos à regulamentação do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e nesse caso devem ter o registro do CREA.

Não importa quantas pessoas constituem a empresa, se é um profissional, um grupo deles ou até mesmo profissionais terceirizados que são contratados pra ajudar nesse processo de prestação de serviços, tudo aquilo que envolve uma empresa de engenharia exige profissionais habilitados e que estejam em dia com a sua situação perante o CREA.

Essa obrigação de regularização exige o pagamento de uma taxa que é estabelecida na abertura da empresa, onde o valor corresponderá a taxa aplicável.

É obrigatório também o registro do contrato no CREA, o contrato da empresa será registrado e como em qualquer outra profissão regulamentada, o CREA tem controle sob os profissionais que estão constituídos em forma de pessoa jurídica.

Imposto para Engenheiros

Normalmente um profissional que se registra como Pessoa Jurídica terá uma tributação inferior a que teria se fosse Pessoa Física, além disso, as empresas ao contratar dão prioridade para profissionais que estão registrados na forma de Pessoa Jurídica porque pra elas também sai mais barato.

Nesse caso da tributação temos diversas opções, pois existem uma série de serviços relacionados à engenharia que colocam algumas atividades no Simples Nacional, porém muitas vezes essas atividades não estão presentes em uma tabela que beneficia o engenheiro.

Dentro disso a empresa de engenharia tem também possibilidade que se enquadre no Lucro Presumido.

Assista:

Dependendo da situação, uma empresa de engenharia teria tributação pelo Simples Nacional em torno de 17%, já no caso de uma empresa enquadrada no Lucro Presumido dentro da mesma área, uma tributação de 13% já incluindo o ISS, considerando trabalhar em um município onde o ISS é cerca de 2%, também há a possibilidade 5% de ISS dependendo da localidade da pessoa, isso elevaria a taxa pra cerca de 16%.

O deve ser levado em consideração é a atividade correta que a empresa vai exercer.

É importante que ao abrir uma empresa de engenharia tenha um bom contador para que tudo seja definido de maneira correta.

Na Tactus, por exemplo, estudamos o caso de cada cliente para conseguir a menor tributação possível pra atividade que ele vai exercer, decidindo junto com ele se irá se encaixa no Simples Nacional ou não.

CONTABILIDADE PARA ENGENHEIROS

Além dessa análise de atividades devem ser consideradas também quais são as pessoas que participarão da empresa, para que possamos analisar se a empresa pode ser construída de forma correta, com o seu registro perante o CREA.

Depois de todos esses fatores ajustados, o processo de abertura leva cerca aproximadamente vinte dias, e depois de aberta a empresa o profissional já está liberado para executar seus serviços mensais perante as empresas de um modo geral.

Os procedimentos após a abertura da empresa são simples e incluem a emissão da Nota Fiscal eletrônica, aqui na Tactus realizamos todo o lançamento fiscal dessas notas que foram emitidas, deduzimos todos os impostos e despesas relativas à atividade que o cliente tem, para que depois ele possa tirar o valor correspondente à diferença como lucro distribuído seguindo instruções específica pré-determinadas.

A atividade da empresa de engenharia e a sua abertura de empresa como Pessoa Jurídica é simples.

Você deve procurar uma empresa de contabilidade que atenda especificamente o seu nicho de atividade, pois só assim poderá garantir que todo o processo legal será feito de forma correta, evitando futuros problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *