Blog precisa emitir Nota Fiscal para receber a monetização?

Nessa matéria vamos tirar uma dúvida hoje que é recorrente que nós recebemos para aqueles que possuem um blog e têm uma monetização no blog: como é que eles fazem ali o procedimento sobre se precisa ou não fazer a emissão da nota fiscal, por exemplo.

Bem, uma coisa que você precisa saber é que a Nota Fiscal é um documento hábil para poder comprovar que houve a prestação de serviço. Então, por exemplo, quando você coloca um blog no mercado e você recebe  por exemplo uma verba para uma publicação, você faz ali uma postagem patrocinada.

Ou, por exemplo, se você recebe ali um valor relativo aos cliques que aconteceram no AdSense. Então você também tem outro tipo de monetização, ou se você trabalha com outra forma de monetização, como uma venda de afiliados, por exemplo, o que é muito comum dentro do blog, você também tem uma monetização, e todas elas você precisa emitir Nota Fiscal correspondente.

O que vai acontecer é que para cada tipo de monetização você vai ter um tipo de nota fiscal para emitir. Então, por exemplo, quando você faz ali uma venda patrocinada de um artigo, então, nesse caso, quem vai ser a pessoa a qual vai receber a sua nota fiscal vai ser justamente a empresa que contratou aquele patrocínio de artigo.

Já o caso, por exemplo, quando você faz diretamente com o google, para o AdSense, vai ser o próprio Google que vai receber, e normalmente esse pagamento vai acontecer, inclusive, pelo exterior.

E também, por exemplo, quando você tem uma venda de afiliado, você vai emitir Nota Fiscal diretamente para o produtor. Então se você teve ali vários cliques diferentes, de vários produtos de afiliados diferentes dentro do nicho que você trabalha no seu blog, e, consequentemente, foram produtores diferentes, e também os saques que você fez foram sobre recibos diferentes, então você vai ter que emitir uma Nota Fiscal para cada uma dessas situações.

[CONTABILIDADE PARA BLOGUEIROS]

Então, isso pode em um primeiro momento até te gerar um pouco de trabalho. Ocorre que essa é a maneira correta de regularizar sua situação no seu blog. O que você precisa entender é que a Receita Federal faz o monitoramento dessas informações, ela faz o monitoramento dos valores que você tem ali movimentado com seu blog, porque esses valores, em algum momento vão cair na sua conta corrente, e consequentemente aí está a fonte dessa movimentação.

Então, para você manter a regularidade do seu negócio digital, você precisa realmente seguir esses conselhos. É claro que existem alguns aspectos relacionados com a contabilidade para blog. A nossa empresa atende esses segmentos do mercado, nós somos especializados em negócios digitais, nós conhecemos exatamente aquilo que você precisa saber em relação ao seu negócio. Então, se você precisar de maiores informações, basta entrar em contato conosco, vai ser um prazer te ajudar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *