A Contabilidade Online Econômica vai entregar ECD das Empresas do Simples Nacional

Nessa matéria vamos esclarecer para você que contrata um serviço de uma plataforma de contabilidade online na qual você mesmo é o responsável pela execução do serviço. Ou seja, a plataforma caso você contratou, que te cobra valores baixos e só processa as informações que você insere.

Assista o vídeo:

O que vamos ver aqui é de algo de suma importância e de muita responsabilidade, que é a ECD.

ECD para Simples Nacional

A ECD é a Escrituração Contábil Digital. É uma obrigação acessória que não é para todas as empresas. Por exemplo, as empresas do Simples Nacional não são obrigadas a entregar a ECD. Porém, você pode facultar a entrega da ECD por conta das facilidades que ela oferece.

Por exemplo, o que a ECD faz? Ela vai pegar os seus livros contábeis, livro diário, livro razão, demonstrativo de resultado e também o seu balanço patrimonial e vai mandar essas informações para a receita de forma digital, enquanto, na escrituração normal, você tem que processar manualmente esses livros e mandar fazer o registro desses livros no órgão competente.

Como é que funciona então no caso das empresas que estão contratando esse tipo de serviço e plataforma?

Como a plataforma precisa agilizar todo o processo de execução dos seus serviços, ela faz a entrega da ECD. Até aí não existe nenhum problema em relação a entregar a ECD de uma empresa, mesmo que ela não seja obrigada.

O problema é que quem faz a execução desse serviço não é a empresa, e sim você. Ou seja, a ECD, apesar de ser entregue pela plataforma, as informações que estão contidas dentro dessa ECD foram colocadas por você.

Ou seja, se você não tem nenhum conhecimento técnico do ponto de vista contábil, e tudo aquilo que você colocou lá, quer esteja correto, quer não esteja correto, quer esteja completo, quer não esteja completo, todas essas informações vão diretamente para a receita.

Problemas com a ECD

E sabe o que vai acontecer com os empresários que executou esse serviço, caso esse serviço não for feito de forma correta? Por exemplo, se você simplesmente registrou informações lá que não estavam corretas, e mandou isso diretamente para a receita, você vai sofrer penalidades por conta da receita, porque a receita vai querer saber o que é que aconteceu.

Quando você entrega uma obrigação como essa, que é de uma importância muito grande, ela é tão importante hoje que existe já há muitos anos, já há quase uma década que existe a entrega da ECD, porém, até hoje, as empresas do Simples Nacional não foram obrigadas à entrega, por conta da responsabilidade que existe dessa obrigação, por conta do trabalho que existe na execução dessa obrigação, por conta de diversos fatores que as pequenas empresas ainda não se enquadraram, mesmo as pequenas empresas que são muitas vezes assessoradas ali por contabilidades sérias.

Nós vemos isso no dia a dia, muitas vezes o pequeno empresário comete alguns erros na sua gestão de valores que não deveria cometer, mas comete.

Como, por exemplo, misturar o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal e assim por diante, tem outras coisas também que não vêm ao caso aqui.

Porém, com a ECD essa informação fica evidente pois você que está autorizando que a plataforma faça a entrega dessa informação simplesmente está colocando em risco a sua empresa, a sua tributação, por conta da entrega de uma obrigação que você sequer sabia que está sendo entregue.

Então o que queremos deixar para você é um alerta para 2017, porque nos próximos meses vai se aproximar o prazo da entrega da ECD, então você precisa entender, primeiramente, o que é que você está contratando, e se você realmente vai autorizar a entrega desse documento no futuro, por conta dos riscos que existem.

Serviço de Contabilidade ou de TI?

Nós analisamos aqui na Tactus várias empresas em 2016 que foram atendidas por plataformas de TI, e a conclusão clara que chegamos é que quando a pessoa fica com a responsabilidade de fazer sua própria contabilidade, ou seja, ela só contrata uma plataforma, ela, primeiramente acha que contrata um serviço contábil quando na verdade não contratou, contratou um serviço de uma plataforma de TI.

Se você que contratou esse serviço não tem esse conhecimento, e, por não ter esse conhecimento, coloca qualquer informação, ou simplesmente não coloca informação, só que tudo isso que está lá vai ser entregue para o governo.

Então eu quero que você pense sobre esse assunto, que é muito sério, porque esse arquivo digital, quem faz dentro dessa plataforma acaba sendo você, e quem vai ser o responsável por isso, primariamente, vai ser você, e você quer correr esse risco? Avalie o que você está contratando, porque isso pode fazer grande diferença na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *