O que a Empresa de Contabilidade Faz Mensalmente para as Empresas

Vamos falar sobre algo importante, sobre o trabalho mensal que uma empresa contábil faz por você. Qual é o trabalho que existe, burocrático, dentro da sua empresa?

Olha, são muitas atividades mesmo, e essas atividades vão ter uma certa variação, de acordo com o tipo de empresa que é a sua.

Mas, basicamente, as notas fiscais de vendas, elas deverão ser estruturadas e lançadas, e em muitos casos, por serem notas fiscais eletrônicas, essas notas vão ser importadas para os livros eletrônicos, e aí vão precisar ser validadas pela empresa contábil.

As notas fiscais de compra ou dos prestadores de serviço para sua empresa também deverão ser lançadas, seguindo o mesmo procedimento aplicável lá das notas fiscais de venda conforme já citei.

Também, nós temos que fazer os impostos. Precisamos conferir se as notas fiscais foram emitidas corretamente. Precisam validar o imposto, precisamos fazer o comparativo para ver se está tudo em ordem, para depois mandar o imposto para você pagar.

Você sabia que se você pagar o imposto errado, isso vai trazer sérios problemas para sua empresa? Você pagar o imposto a mais, ou até menor, e em ambos os casos ela vai ter problema. Por isso em ambos os casos a empresa contábil tem um papel importante nessa questão tributária.

Mas o serviço mensal não para por ai não. Além disso nós temos que fazer também a sua contabilização. Olha, tudo que falei até então agora se refere a parte fiscal, mas não se trata na parte contábil.

A contabilização, ela é obrigatória para todas as empresas. As empresas precisam prestar contas do que elas fizeram com o dinheiro. Então quando você vende um produto ou serviço, consequentemente você recebe por isso, esse valor vai cair normalmente na sua conta bancária, e ai você vai fazer os pagamentos das suas despesas inerentes a sua atividade.

Todo esse fluxo do dinheiro, ele é contabilizado, para que no final, nós possamos apurar o lucro.

Mas ainda temos algumas coisas na parte mensal que ainda precisamos cuidar por você. Você precisa também fazer a sua retirada de pró-labore, e nesse caso, nós temos que fazer uma folha de pró-labore, e temos que gerar uma Sefip que é uma informação de quanto você retirou de pró-labore.

 Não sei se você sabe, mas o pró-labore é obrigatório, independentemente da situação que está a previdência hoje, você precisa fazer a retirada de pró-labore.

Mas enfim, dentro dos procedimentos mensais, nós não temos o direito de errar, porque se nós cometermos um erro, pode acontecer que uma obrigação mensal vai entrar de forma errada, e consequentemente traga problemas para sua empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *