A Diferença entre os Serviços de Contabilidade Online e a Contabilidade Tradicional

A contabilidade online tem sido motivo de procura por vários empreendedores por diversos fatores. Um deles é em relação ao preço. Até que ponto uma contabilidade online pode ter um preço mais baixo que uma contabilidade tradicional e porque é que a contabilidade online tem mesmo um preço mais baixo do que uma tradicional.10

Primeiramente vamos entender como é que funciona a contabilidade tradicional.

Uma empresa de contabilidade tradicional ela tem departamentos, e nesses departamentos elas tem serviços operacionais e serviços não operacionais. Serviços não operacionais seriam serviços, por exemplo de apoio. Seriam serviços logísticos.

Um serviço logístico vai, por exemplo agrupar pessoas para fazer esses atendimentos logísticos, por exemplo. São pessoas que vão fazer ali o trâmite de documentos, são pessoas que vão visitar o cliente para retirar ali informações ou para levar informações. São atendimentos que são feitos diretamente no cliente por exemplo.

Ou são atendimentos que são recepcionados do cliente, dentro da empresa contábil. Tudo isso acaba que ocupando pessoas para serem feitos tais atendimentos.

Um outro fator também que influencia na contabilidade tradicional é que ela vai ter um trabalho logístico. Só para você ter uma ideia, a alguns anos atrás, antes da Tactus se dedicar exclusivamente ao modo online, nós chegamos a ter aqui 4 veículos só para atender os nossos clientes, além de 2 motoboys para fazer o trâmite de documentos.

Na contabilidade tradicional, você também tem que disponibilizar de uma estrutura maior, para fazer um atendimento. A Medida que eu tenho também mais pessoas para fazer o atendimento, consequentemente, eu preciso ter uma estrutura maior para fazer o atendimento dos meus clientes.

Então, esse é um modelo de uma contabilidade tradicional. Tudo isso acaba gerando um custo maior para o mercado tradicional, e consequentemente, ele acaba gerando um custo maior para o cliente final que contrata o serviço.

Na contabilidade online, as coisas são bem diferentes. Uma das coisas, por exemplo, que acontece, é que, aquelas pessoas que faziam ali aqueles trabalhos, de trâmite de documentos, aquelas pessoas que faziam trabalho de atendimento ao cliente, aquela estrutura necessária para recepcionar o cliente, na empresa contábil, salas de reuniões, espaço para recepcionar o cliente, aqueles veículos que eram utilizados para fazer ali o trâmite dessa documentação, ou talvez o motoboy ali necessário para fazer o trâmite da documentação junto ao cliente, as visitas técnicas que eram feitas diretamente no cliente, elas simplesmente param de existir.

Então, ou seja, a estrutura de uma empresa de contabilidade online é menor do que uma de contabilidade tradicional por conta de uma necessidade menor de espaço para fazer o atendimento. Os veículos, eles passam a ser, na maioria dos casos desnecessários.

Para você ter uma ideia, aqui na nossa empresa contábil, daqueles quatro veículos que nós tínhamos e dos dois motoboys que nós tínhamos, hoje nós temos o que o que chamamos de meio motoboy.

O que que é um meio motoboy? É um profissional que nós contratamos para fazer apenas os órgãos, uma vez que nós temos um fluxo de abertura bem significativo todos os meses.

Mas aquele trâmite com nosso cliente não existe mais. E consequentemente, aquelas pessoas que antes eram dedicadas aquelas funções, ou elas foram realocadas para outras funções, ou elas deixaram de serem necessárias na empresa online.

Quando você tem um barateamento na execução do serviço, você tem um curso menor de execução, consequentemente isso permite que você tenha um preço mais competitivo no mercado.

 Apesar de a contabilidade online demandar menos pessoas, ela também tem alguns aspectos que devem ser levados em consideração. Um deles por exemplo são as atividades que uma empresa de contabilidade online vai atender.

Diferentemente de uma empresa de contabilidade tradicional, na online, por exemplo, normalmente a empresa se dedica a atividades bem específicas, ou a tipos de serviços ou empresas especificas para poder existir o que, uma equalização dos seus processos internos.

Se você, por exemplo, prefere ter um atendimento presencial, ou ser recepcionado pelo seu profissional contábil, ou ir até a empresa contábil, ou que a empresa contábil vá até você. Se você prefere receber seus documentos fisicamente, então a contabilidade online não é para você, mas sim a contabilidade de forma tradicional. Porém, como já mencionado a contabilidade tradicional, de forma geral acaba tendo um custo maior em relação a contabilidade online.

Mas nessa questão de custo, é importante que você saiba que existe um limite de onde é que nós podemos ir em relação ao custo. Você precisa fazer uma conta mental para entender se aquilo que está sendo ofertado no mercado para você, é realmente aquilo que você está procurando.

Existe alguns serviços hoje de contabilidade, que eles custam tão baixo no mercado que fica claro que existe alguma coisa errado na prestação de serviço.

Ainda que nós trabalhemos com menor custo, cortamos algumas despesas que não são mais necessárias, tenhamos uma estrutura menor para atender o mercado, ainda assim nós temos um custo de atendimento, nós temos que ter uma estrutura, nós temos despesas tecnológicas para atender.

O serviço a ser feito, ele precisa ser entregue, assim como o serviço de uma contabilidade tradicional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *