Como ser um Nomade Digital e Gerenciar seu Negócio a Distância

Dan Cortaso, Romulo e Mirella, Bruno Pinheiro, Jair Ribeiro. O que essas pessoas têm em comum? Todas elas são nômades digitais. São pessoas que escolheram um estilo de vida onde elas conseguem trabalhar de onde é que elas estejam, porém, elas estão viajando pelo mundo.

 

Isso é uma coisa que tem crescido a cada dia hoje. E porque que isso hoje é possível, diferentemente do que era, por exemplo, anos atrás? Primeiro porque hoje nós temos negócios que podem ser administrados a distância.

É claro que hoje, você ter um negócio, você trabalhar a distância, você tem os mesmos desafios, e talvez até desafios maiores do que você tem, por exemplo, em um escritório físico, como eu estou aqui na minha empresa, por exemplo.

Porém, você consegue hoje tocar um negócio a distância, desde que você tenha as ferramentas certas, desde que você tenha as pessoas certas, e desde que você tenha os parceiros certos.

Por exemplo, as ferramentas hoje, são fundamentais para você que vai ter um negócio a distância. Porque hoje, você consegue com o auxílio de ferramentas web, uma administração remota do meu negócio.

Diferente do que era no passado, hoje, por exemplo, você consegue controlar a parte financeira da sua empresa, a distância. Você tem condições, por exemplo, de usar sistema que te permite fazer isso. Você tem condições, por exemplo, de fazer a administração financeira do seu negócio a distância.

Você tem condições de fazer toda sua estratégia de marketing a distância. Você tem condições de gerenciar trabalho de pessoas que vão trabalhar para você, também a distância.

Normalmente as pessoas que estão ali dentro do nomadismo digital, são pessoas que, por exemplo, tem equipes fixas aqui no Brasil. E aí, essas equipes fixas, elas dão um suporte, por exemplo, para o trabalho que tem que ser feito.

Então, não é uma empresa que, normalmente, a pessoa trabalha sozinha, ela tem pessoas que contratou para isso. As vezes essas pessoas são ali no formato, por exemplo, como um prestador de serviços, o que é comum, principalmente quando você não tem uma demanda de sequência imediata para fazer o tempo todo determinados serviços.

Por exemplo, vamos imaginar um nômade digital que vende cursos pela internet, ele é um produtor digital, ele tem o seu próprio curso, sua própria plataforma, ou ele usa plataformas de terceiros.

Hoje você consegue lançar um curso, usar uma plataforma de terceiro para isso. Muitas das empresas que te ajudam a vender o curso como o próprio HotMart, Eduzz e outras, você já tem a plataforma própria deles que você pode utilizar.

Tudo isso é automatizado. Mas obviamente você precisa de alguém para dar o suporte, e você que está ali numa vida de nômade digital, talvez ali os horários não batam. Você está, por exemplo, na Austrália e as pessoas que estão no seu curso são daqui do Brasil. Então, os horários ficam completamente distintos.

Então você precisa ter uma pessoa que vá te dar um suporte.Essa pessoa de suporte, ela pode ser contratada, em forma de funcionário fixo, ou de repente ali como um prestador de serviço. Então, o que você precisa para que as coisas deem certo?

Você precisa que essa pessoa seja qualificada para responder pela sua necessidade, que tenha um livre acesso a você e que com certeza possa dar ali um tratamento para o seu cliente, para seu público, como você daria pessoalmente.

Então, hoje, tudo isso permite que você possa ter esse estilo de vida. Agora, como empresário, você tem os mesmos desafios que você tem como empresário aqui no Brasil, como tendo seu próprio escritório.

Uma das coisas, por exemplo, que você tem que tomar cuidado, é que o fato de você estar viajando o tempo todo, não significa que você não vai ter ali uma disciplina e um fluxo de trabalho que tem que ser feito.

Então do tempo que você está viajando, você vai ter que dedicar a seu trabalho. Então você tem que escolher locais que te permitam isso. Locais que tenham um bom ponto de internet, que não tenha uma internet precária, isso vai desde a avaliação dos lugares que você vai visitar, desde os equipamentos que você tem disponível para você.

Tudo isso, tem que te permitir para que você tenha uma maior segurança, para poder utilizar as ferramentas necessárias, e também ter as disciplinas de fazer o que tem que ser feito.

Por exemplo, se você está responsável de controlar suas campanhas, você precisa pontualmente, todos os dias dar ali o suporte as suas próprias campanhas, senão isso pode impactar que sua venda, por exemplo, possa cair por conta disso.

Agora, um aspecto que é fundamental para você que está buscando esse tipo de trabalho remoto, é você, por exemplo passar tudo aquilo que não precisa ser feito por você, ou até que pode ser feito por outras pessoas mais qualificadas que você, para esses parceiros, para essas pessoas que se confia.

Um desses aspectos, por exemplo, é a própria contabilidade. Aqui na Tactus, nos especializamos em atender esse perfil de clientes.

Clientes que não precisam vir aqui, que não precisam nos conhecer pessoalmente, que as vezes nós nos conhecemos através do Skype e as vezes nos conhecemos através de um evento, quando nós nos encontramos em eventos onde esses nômades digitais estão lá presentes, que muitas vezes vem para o Brasil ou, se estão no Brasil acabam indo para eventos em um momento certo.

Esse serviço prestado à distância, a forma com que nós lidamos com essa necessidade do nosso cliente, ou seja, você tem um canal aqui que vai resolver problemas da sua empresa, mesmo à distância.

Então hoje eu tenho a satisfação de ter clientes que moram nos Estados Unidos, clientes que moram no Canadá, clientes que estão viajando pela Europa, clientes que estão viajando pela Ásia, clientes que estão viajando pelo Brasil, que utilizam nossa cede virtual aqui e que toda correspondência chega aqui para nós e que nós fazemos nosso contato via WhatsApp ou via Skype.

Se você pensa em migrar para essa modalidade, é importante que você tenha, não somente o aspecto contábil, mas outras pessoas ou parceiros, que possam então suprir as necessidades que você precisa para você ter mais liberdade de tempo e geograficamente falando, para você chegar aonde você quer.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *