Abertura de empresa gratuita na contabilidade online

Vale a pena você contratar um serviço de abertura de empresa gratuito que está disponível no mercado?
A primeira coisa que você precisa entender é que o serviço de abertura de empresas é um serviço burocrático. Ele é um serviço necessário para você regularizar sua situação.

Então você precisa, por exemplo, fazer ali desde seu contrato social, depois registrar isso em diferentes órgãos até que você possa obter seu CNPJ e também sua inscrição estadual caso sua empresa seja comercial, e também a sua inscrição municipal caso sua empresa seja comercial e prestadora de serviços. Se for prestadora de serviço apenas, você precisará registrar ali somente na parte da prefeitura, além do próprio CNPJ e na junta comercial correspondente que envolve ali o contrato social.

Mas obviamente quando você contrata esse serviço gratuito, você recebe toda a instrução de como fazer isso. Mas o que você tem que prever em relação a execução desse serviço?

Você normalmente vai errar em alguma coisa, e isso é muito comum acontecer porquê existe uma certa burocracia, que muitas vezes, você que é leigo, desconhece dentro do processo de abertura de empresa. Abrir uma empresa no Brasil não é uma coisa tão simples assim, mas também não é uma coisa tão complicada. É algo que você possa fazer, claro. Por que não é um serviço prorrogativo para um profissional. Uma pessoa pode fazer sua própria abertura de empresa.

Porém, tem todo esse processo de trammit, que você vai ter que fazer, vai ter que correr atrás, ai você vai abrir um chamado com a empresa que está te assessorando, para te dar uma orientação, e assim, você tem todo esse gasto.

Você pode aprender a fazer, agora, a pergunta que você precisa fazer é, será que realmente vale a pena isso para você? Será que realmente vale a pena dedicar o seu tempo em algo na qual você não conhece, para economizar?

Uma outra coisa, qual é o tempo que você precisa que esse serviço seja executado. Você fazendo esse serviço, na maioria dos casos, o tempo que você vai levar é muito maior do que o tempo que levaria, por exemplo, uma pessoa especializada em fazer esse serviço.

Outro ponto é, qual o interesse que uma empresa, por exemplo, que está dando ali um serviço gratuito vai ter de dar prioridades a exatamente o seu caso?

Fica muito mais fácil você cobrar um serviço que de fato você está pagando, do que um serviço de que na verdade você está tendo ali como sendo “de graça”. Então a primeira coisa que você precisa entender é que essa questão do gratuito é uma questão relativa.

E é uma questão que você tem que levar em consideração porquê o seu tempo vai ser envolvido nisso, a sua ida nos órgãos, todo esse envolvimento que você vai ter, o desgaste emocional que você vai ter, e a grande realidade é que nós vemos hoje, na prática, é que quando uma pessoa tem que fazer um serviço que ela não foi habilitada, com certeza ela vai levar mais tempo para isso, ela tem uma dificuldade, um desgaste muito maior e nem sempre isso vai valer a pena, ou na maioria dos casos não vai valer a pena.

Independente do seu serviço ou de qualquer serviço que eu conheça que você contrate, procure um serviço de alguém especializado em sua empresa e contrate esse serviço. Vai ser muito melhor para você do que o trabalho que você vai ter de correr atrás e fazer uma abertura por conta própria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *