Valor da Nota Fiscal de Venda de Produto Digital – Entrevista eNotas

Neste artigo, vamos falar sobre a emissão de notas fiscais e sobre valor de nota fiscal para afiliados e produtores. Tanto para clientes da Tactus como para os do eNotas, há muitas dúvidas em relação a esse assunto. Por esse motivo, unimos nossa experiência para ajudar você a ter a legalidade do seu negócio. Elaboramos as 3 maiores dúvidas, que serão esclarecidas a seguir.

Qual o valor da nota fiscal para afiliado que deve ser emitido?

Basicamente, o valor da nota fiscal deverá ser com base no valor acumulado das comissões para cada produtor promovido por ele. Então, se você promoveu 50 vendas de um produto x e de um produtor y, você vai emitir uma nota fiscal acumulada, contendo um valor acumulado de todas as comissões que recebeu durante aquele mês.

Geralmente, recomendamos que isso seja feito no penúltimo ou no último dia, ao final do mês. As vendas que passaram da garantia e as comissões recebidas devem ser acumuladas e, em seguida, é feita a nota fiscal em nome do produtor daquele produto.

 

E no caso do produtor?

Nesse caso, a nota deve ser emitida no valor da venda que foi feita pelo produtor. Um exemplo prático é quando você vai ao dentista ou então compra um produto em uma loja. Você receberá uma nota fiscal, seja por um serviço prestado ou pela compra de um produto.

Caso alguém tenha recomendado aquele serviço ou produto, a loja ou o prestador de serviço não terá que pagar aquela pessoa que o indicou. Esse custo não será tirado da nota fiscal, mas será emitida uma nota fiscal com o valor cheio daquela venda que você pagou. Então, não haverá dedução nenhuma, mesmo que você tenha feito como afiliado.

Se, por exemplo, você paga 60% de comissão de afiliado, o Governo não quer saber do porque você fez isso. Se você não lucrou com aquela primeira venda, precisa construir um funil para lucrar com as próximas vendas. Independentemente disso, se você faz a venda como produtor, a nota deve ser no valor cheio da venda.

 

Em relação ao volume de notas, que hoje é muito grande, quais as opções no mercado?

Se você acha que vale a pena gastar o seu tempo fazendo essas notas, poderá, por exemplo, fazer isso no site da prefeitura, nota por nota. Dessa forma, toda a venda que passar na garantia você não poderá esperar. Ao passar a garantia, você emite a nota fiscal naquela data para aquele comprador.

Atualmente, porém, a maioria das pessoas busca automação, focando nas tarefas estratégicas do seu negócio. Apesar de ser um pilar fundamental manter o seu negócio formalizado, por outro lado, você não pode perder tempo com isso, já que precisa focar em tarefas que farão o seu negócio crescer.

Dar a devida atenção às notas fiscais não irá fazer o seu negócio crescer diretamente, mas, deixar de fazer isso pode fazê-lo ruir. Por isso, você deve focar na tarefa estratégica.

O eNotas ajuda empreendedores digitais a  manter essa questão da nota fiscal  de forma altamente automatizada, para que você tenha tempo para focar no que realmente importa para o seu negócio.

Dentro do seu papel naquela venda, o eNotas estará conectando os meios de pagamento nas plataformas, emitindo de forma automatizada  de acordo com cada venda feita. Será emitida a nota do valor certo, no dia certo, etc. Enfim, a única coisa que você precisará se preocupar mesmo é em vender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *