Como o MEI faz abertura de conta corrente no Banco do Brasil

Neste artigo, falaremos sobre qual é o procedimento para realizar a abertura de uma conta corrente como MEI. Serão apresentadas informações relativas ao Banco do Brasil, uma vez que, em se tratando de MEI, é o banco onde esse processo tem se mostrado menos complicado.

O que é preciso para abrir a conta corrente como MEI?

A primeira coisa que você deve saber é que, de modo geral, os bancos não têm muito interesse em atender o MEI. O motivo disso é que os bancos se interessam por outros tipos de negócios, como contratos de crédito, compra de produtos, etc.

Como o MEI geralmente apresenta um faturamento considerado baixo, torna-se pouco atrativo para o banco. A razão disso é que, para o banco, é interessante trabalhar com uma microempresa, que normalmente compra mais serviços deles do que o MEI.

Dispor de uma conta corrente é um benefício assegurado ao MEI, apesar de não ser obrigatório e ser possível operar sem ela. Mas é recomendado, até mesmo por tornar possível realizar a divisão de valores que estão na pessoa jurídica com a pessoa física.

Caso você decida fazer a inscrição da sua conta corrente no Banco do Brasil, precisará oferecer as seguintes informações:

  • Formulário;
  • Relação de faturamento;
  • Comprovante do cadastro no MEI;
  • CNPJ

Tudo isso é feito de forma online. O formulário, por exemplo, será preenchido em um link específico para isso. Após o preenchimento online, basta imprimir para levar ao banco, sendo dispensável a assinatura do contador no caso do MEI. Essa é uma regra disponível no próprio Banco do Brasil.

Deverão ser anexadas todas as informações relativas ao seu faturamento, além de anexar os documentos da pessoa física, que são:

  • Ficha cadastral da pessoa física, que consiste em outro formulário que você precisa preencher (também disponível online);
  • Seu CPF com a declaração de imposto de renda;
  • Comprovante de residência.

Por isso, é recomendável que você entregue o seu imposto de renda todo ano, pois servirá como declaração para comprovar sua renda.

 

Quais serão os benefícios em ter uma conta corrente?

Os benefícios em ter disponível uma conta corrente como o MEI são vários, como a redução de tarifa de cadastro e manutenção da conta, a possibilidade de contar com o cartão Ourocard Empreendedor (disponível na bandeira Elo) e um cartão de múltiplas funções (débito, crédito e movimentação bancária), o que irá facilitar na realização das suas operações.

Por essas razões, é importante que você faça a abertura de uma conta corrente. Caso encontre algum problema para abri-la como, por exemplo, vai até o banco e não demonstram interesse em abrir a sua conta corrente, o melhor é acionar a ouvidoria.

Várias pessoas já relataram que essa dica funcionou muito bem. Por isso, se começar a ter problemas e não estiver conseguindo fazer a abertura da conta, entre em contato com a ouvidoria. Ela dará uma atenção especial em relação a isso, pois o banco é obrigado a fazer a conta corrente dos MEIs, ainda que não seja interessante para eles.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *