Controle Financeiro para Empresa Digital

A partir de agora, iremos apresentar uma série sobre gestão financeira para empresas digitais. Essa série será voltada não apenas para produtores, mas também para quem é um afiliado, tanto as pessoas que estão começando, até quem está em um nível mais alto no mercado digital e deseja entender como melhorar os seus resultados.

A importância do controle financeiro

Nessa série, falaremos como obter melhores resultados e também como trabalhar melhor com o seu lucro. Abordaremos também sobre como realmente ter um resultado financeiro positivo para a sua empresa digital.
Contaremos com a ajuda do financista da Tactus, especializado em consultoria para empresas digitais. Isso significa que ele vivencia todo esse aspecto dentro das empresas digitais e, por esse motivo, trará dicas valiosas nesse sentido.

O primeiro tópico é em relação ao custo financeiro. Uma das coisas mais comuns  observadas no mercado digital é a falta de um controle financeiro feito pelos empreendedores. Eles podem até fazer vários controles, trabalhando com metas e resultados, mas quando o assunto é controle financeiro, muitos acabam sendo um pouco desorganizados.

contabilidade-para-empresas-digitais

Mas, afinal, como organizar as finanças do produtor ou de um afiliado? Para começar, é preciso ter um controle financeiro, um planejamento, para que seja possível saber para onde está indo o dinheiro da sua empresa. De nada adianta começar a jogar dinheiro em tráfego, ou usar o dinheiro que está entrando para pagar suas contas, sem saber exatamente no que ele está sendo gasto. É necessário e essencial ter um controle financeiro.

Mas, como fazer esse controle financeiro?

Existem no mercado pelo menos três tipos de culturas financeiras online. Neste artigo, falaremos de apenas um, que é a nossa indicação. É possível, por exemplo, ter uma planilha do Excel. A planilha Excel tem como um dos pontos positivos a possibilidade de ser moldada da forma que o usuário quiser. Mas, para isso, você terá que conhecer ao menos o básico do Excel e dedicar um tempo pra montar essa planilha. Além disso, precisará fazer ajustes o tempo todo conforme a sua necessidade.

Há também os controles online. Na Tactus, por exemplo, utilizamos muito o ContaAzul. Os clientes atendidos na parte de consultoria financeira também fazem o uso do ContaAzul, por ser barato e fácil de usar.
A vantagem do controle online é que ele já está pronto, além de ser possível acessá-lo de qualquer terminal. Já com a planilha você fica barrado, a menos que a coloque no Google Docs, por exemplo, para conseguir acessar em qualquer outro lugar.

O controle online é melhor, até mesmo porque você pode deixar tudo formatado, com todas as contas criadas. Ou seja, você tem o trabalho uma única vez e depois poderá exportar tudo para o Excel e trabalhar esses números. Ele também contém uma automação em relação à busca de dados, sendo um grande facilitador no momento de exportar, por exemplo, para seu escritório contábil.

O trabalho pode ser facilitado porque o ContaAzul já tem essa comunicação com alguns softwares contábeis. Além disso, há ainda uma automação em relação ao banco. Depois de configurado, não é preciso ficar puxando os dados, pois o ContaAzul vai puxar automaticamente o seu extrato.

Há também a questão de sugestão de contas especificas dentro da conciliação. É necessário fazer uma análise prévia dessas contas, pois há muitos pontos que são genéricos e não serão usados na sua empresa digital. Mas, a maioria das contas já se encontra pré-formatadas e, por isso, esse software vai ajudar quem não tem conhecimento de gestão financeira. Basta realizar uma análise no que possui de gastos e será possível conseguir configurar tudo com facilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *