Por que tem diferença de preço dos serviços de contabilidade?

Para quem pretende contratar uma empresa de contabilidade, uma dúvida recorrente é sobre a grande variação nos preços praticados pelas empresas contábeis. Neste artigo, explicaremos sobre as razões para isso acontecer.

As diferenças dos preços encontrados no mercado

Como qualquer outro produto no mercado, o serviço de contabilidade não possui uma tabela fixa. Existem empresas que vão praticar um preço mais alto e outras um preço mais baixo, em virtude de razões internas dessas empresas.
Uma empresa que já está há muito tempo atuando no mercado, por exemplo, talvez tenha um custo mais alto na execução do serviço contábil e, consequentemente, precisará praticar um preço mais adequado para cobrir esses custos. Já outra empresa que consegue trabalhar com um custo menor na execução do serviço, mesmo oferecendo o mesmo serviço, poderá praticar um preço mais baixo.
Na verdade, ambas estão obtendo rentabilidade, mas uma tem o custo mais alto, enquanto a outra tem um custo inferior no mercado. Isso não é diferente do que existe no mercado em ralação a outros produtos. Por exemplo, um produto que você compra no shopping normalmente acaba custando um pouco mais caro do que se for comprado pela internet, pois existe todo um custo para manter uma loja física. No mercado contábil também não é diferente nesse aspecto.

Outro fator consiste no que está sendo contratado

Há empresas que oferecem um serviço mais simplificado e, portanto, com o preço mais baixo. Entretanto, se você quer contratar um serviço contábil onde irá dispor de um profissional que vai oferecer uma orientação específica no seu caso, ou que dará um auxílio na parte financeira para a sua empresa, consequentemente terá um custo maior para quem está contratando. Por isso, você deve também levar em consideração sobre qual a sua participação na execução daquele serviço.
Na contabilidade online, geralmente o cliente tem uma participação mais efetiva na execução do serviço. Em alguns casos, por exemplo, o cliente faz todo o processo financeiro na sua empresa e a contabilidade vai validar esse processo, importando diretamente para o sistema. Nesse caso há um trabalho menor dentro do serviço que a empresa de contabilidade precisaria fazer e, obviamente terá um custo menor de contabilidade.
Porém, se você tem uma economia no preço, terá, consequentemente, mais trabalho. Às vezes, esse trabalho que você terá, incluindo o risco que corre em executar um serviço ao qual não está preparado, pode implicar em problemas para a sua empresa no futuro. Por isso, ao avaliar o preço num serviço de contabilidade, é importante entender que encontrará diferentes variações disponíveis no mercado.
Uma empresa que atende de forma tradicional, diretamente na sede dela, é diferente de uma empresa que atende 100% pela internet, onde você não precisará se deslocar até a empresa, nem a empresa se deslocar até você. São empresas que tem modelos de negócios contábeis diferentes e, consequentemente, podem praticar preços de formas diferentes.

O que deve ser considerado ao tomar uma decisão em relação ao peço?

É preciso alertar que, ao contratar um preço muito baixo, vai implicar em algo que vai faltar na prestação desse serviço. Por isso, primeiro é preciso se perguntar qual será a sua participação dentro do processo da execução daquele serviço contábil e qual a segurança dentro desse processo.
O ideal é escolher a prestação de serviço que seja adequada à sua necessidade. Uma empresa que é especialista no mercado, que oferece um atendimento diferenciado e que você pode contatar usando a forma online, como no caso da Tactus, fornecerá um suporte melhor, com maior segurança na execução do serviço.
Ao avaliar o preço, é importante considerar tudo o que está sendo entregue. Não podemos classificar que todo tipo de prestação de serviço, por ser mais barato, resultará em problemas no futuro para você e sua empresa, mas pode requerer uma maior participação e desempenho seu e mais envolvimento na execução do serviço. Isso pode trazer outras obrigações às quais você talvez não esteja preparado.
Por esse motivo, o ideal é procurar uma empresa que vai proporcionar aquilo que você realmente precisa, baseado na sua necessidade. Dessa forma, será possível avaliar se o preço está de acordo com o seu orçamento e se está dentro da média do mercado. Uma economia muito pequena pode não valer a pena, então pense bem a respeito disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *