Dicas para Microempreendedor Abrir Conta Corrente

É muito comum que os microempreendedores às vezes se depararem com dúvidas em relação a certas questões relativas ao seu negócio. Por esse motivo, vamos responder neste artigo algumas das principais dúvidas sobre como abrir uma conta corrente.
Confira a seguir dicas que poderão ser bastante úteis para você e sua empresa, sobre pontos importantes que por vezes são desconhecidos por alguns novos empresários.

Problemas em relação ao tempo de faturamento

Uma das dúvidas se refere à questão da abertura de uma conta corrente. Vamos dar o exemplo de uma pessoa que abriu um MEI a apenas 2 meses, mas precisa de uma conta de pessoa jurídica. O problema é que o Banco do Brasil exige o mínimo de 6 meses de faturamento com o MEI aberto. Como a pessoa deverá proceder dessa forma, já que ficará sem receber ou emitir nota fiscal durante o período de 6 meses?

Essa é uma situação muito comum, em que o empresário precisa emitir a nota fiscal para que possa receber o seu pagamento, mas, para isso, precisa que o valor caia em uma conta de pessoa jurídica. Mas, se a exigência do banco é de pelo menos 6 meses, a situação acaba se tornando complicada.

A primeira recomendação é que a pessoa deve procurar outro banco que atenda a essa sua necessidade, já que as regras são diferentes de banco para banco. A possibilidade de outro banco é interessante, já que essa exigência de 6 meses pode não ser aplicada em todos os bancos, principalmente pelo fato de que você não  estará fazendo um pedido de crédito. Então, se você não pretende ter acesso a um crédito, é bem provável que não haverá a necessidade de ter essa exigência em todos os bancos.

Solicitação de faturamento previsto

Apesar disso, é comum que se faça uma solicitação de faturamento previsto para os próximos meses. Assim, você pode conversar com o gerente e explicar que, como tem uma empresa que foi aberta recentemente, não há como ter o faturamento. É possível então que seja feita a entrega de uma carta, que pode ser escrita do próprio punho ou então um contador ser contratado para fazer esse trabalho (o que, em alguns casos, é solicitado). Com essa carta você conseguiria, consequentemente, validar a sua conta.

Como alternativa, caso você tenha uma negativa da abertura de conta, recomendamos que entre em contato com a ouvidoria do banco. Isso porque a necessidade da empresa ter pelo menos 6 meses de faturamento não é uma regra geral. Podemos afirmar esse fato, já que há clientes da própria Tactus que abriram uma conta corrente, mesmo tendo a empresa recém-aberta. Ou seja, se essa exigência fosse uma regra, isso não seria liberado para ninguém.

Por isso, tente a ouvidoria do banco, conte a sua situação e peça para que o banco forneça a cláusula onde está informada essa exigência que obriga a pessoa a dispor dessa informação. Essas são algumas das sugestões que poderão ajudar de maneira efetiva quem é um micro empreendedor e deseja abrir uma conta corrente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *