Fique por dentro dos riscos das plataformas de contabilidade online automatizadas.

Se você tivesse a oportunidade de fazer todo o diagnóstico dos seus problemas de saúde através da internet você faria?

Se tivesse a opção de acessar uma plataforma, preencher todos os seus dados, suas dores, suas queixas, enfim, todos os seus sintomas e a partir de então tivesse seu diagnostico pronto e ao mesmo tempo já saísse sua receita médica, dando início imediato ao seu tratamento, tudo isso, sem ser examinado por um profissional especializado, apenas usando uma plataforma online, você faria?

Bem, se seus sintomas fossem simples, como uma gripe, por exemplo, talvez você até utilizasse a internet para isso e tivesse sucesso.

Mas e se você tivesse com uma dor preocupante, você acreditaria na internet para fazer o diagnóstico do seu estado de saúde apenas por uma plataforma, sem nenhum especialista? Você acreditaria nas respostas que seriam dadas ali mesmo sabendo que nenhum especialista analisou o seu estado de saúde?

Provavelmente sua resposta para nossa pergunta seja Não. Você não arriscaria sua saúde apenas em um programa, não é mesmo?

Nós usamos esse exemplo acima para demostrar figurativamente o que tem acontecido atualmente com alguns serviços de contabilidade.

Alguns serviços de contabilidade se tornaram autosserviços, ou seja, na verdade o serviço não é feito por uma empresa contábil, mas sim, uma empresa contábil disponibiliza uma plataforma e nessa plataforma o cliente realiza ele mesmo todo o serviço.

É fato que as plataformas auxiliam muito a execução dos serviços contábeis, mas o risco se dá quando o cliente opta em substituir todo o serviço que seria feito por pessoas especializadas para ser feito simplesmente pelo próprio cliente em uma plataforma contábil online.

Ou seja, o próprio cliente realiza todo o processo apenas com o auxílio da plataforma.

Ele indica todas as informações e coloca as mesmas em uma plataforma, e essas informações que foram colocadas são levadas automaticamente para serem entregues os serviços que são obrigatórios por lei, como por exemplo, as escriturações contábeis obrigatórias, em casos assim, existe um excessivo risco por parte desses clientes.

E falamos desse risco com muita propriedade pois ele diz da nossa própria experiência enquanto empresa contábil – a Tactus – pois temos recebido atualmente vários problemas de empresas ou de profissionais que contrataram esse tipo de plataforma e estão com a sua escrituração irregular.

Além disso, existem lançamentos errados, existem situações aonde as informações colocadas pelo cliente não condizem com a realidade contábil, entre outros erros frequentes.

Porém, toda essa questão não é um erro propriamente do cliente que necessita do trabalho de contabilidade, mas sim, do tipo de serviço que tem sido oferecido a esses clientes prometendo um resultado eficaz de forma totalmente independente, quando na realidade é sim necessário e essencial que existam profissionais contábeis manipulando esses dados nas plataformas, pois aquele que manipula os dados precisa conhecer, precisa saber exatamente o que está fazendo.

Por isso é essencial que todo empresário tenha essa consciência de que precisa e deve ser assistido por um profissional da contabilidade, ainda que esse profissional ou essa empresa utilizem estratégias como uma plataforma online para realizar o trabalho.

O que o empreendedor não deve fazer é realizar esse trabalho por conta própria e confiar 100% que com as informações que colocou dentro da plataforma terá o retorno adequado de sua escrituração contábil, por exemplo.

Mas sim, contar com a ajuda profissional de alguma empresa de contabilidade para fazer o tratamento dessas informações para que as mesmas sejam entregues posteriormente ao Fisco sem nenhum tipo de risco tributário.

Então, infelizmente esse é um grave problema que acontece hoje em dia no mercado.

E uma forma de identificar esse tipo de fraude é por exemplo prestando atenção nos valores cobrados por esses serviços. Quando se tem uma oferta muito abaixo da taxa de valores do mercado, com toda certeza, esses serviços não são feitos por pessoas, e sim, feitos por uma plataforma automatizada, que pega os dados e coloca automaticamente para os livros contábeis.

Portanto, é preciso ficar atento e entender exatamente o serviço que está contratando para futuramente não ter problemas fiscais e ainda muito mais gastos para conseguir resolver os mesmos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *