3 Coisas que você nunca deve dizer ou fazer aos seus colaboradores

O dono de uma empresa é muito mais do que um empreendedor, um empresário, um chefe.

Para a equipe de trabalho, o dono do negócio é sempre visto como um líder. E para exercer tal função é preciso estudo, prática e vivenciar realmente o dia a dia na empresa.

O líder sempre é tido por seus colaboradores como aquele que dá o exemplo.

É nele que os funcionários se inspiram e buscam motivação para passar por períodos difíceis e resolução de conflitos. O papel que o líder desempenha é tão importante que podemos até mesmo confirmar que toda equipe de trabalho tem o tom que seu líder dá.

Se você tem uma equipe motivada, feliz, entusiasmada, correndo atrás de metas, certamente você encontrará um líder com esse perfil.

Já se você encontrar uma equipe repleta de conflitos internos e externos, desmotivada e com baixos resultados, muito provavelmente o líder dessa equipe – mesmo que sem querer – atua com seus colaboradores de tal forma.

Portanto, o papel do líder não é apenas essencial, mas também determinante, em uma equipe de trabalho.

Dessa forma, você que é empreendedor, chefe, dono de negócio, líder de equipe deve ter um cuidado triplicado com aquilo que fala aos seus liderados e com as ações que tem perante os mesmos.

E para lhe ajudar nessa tarefa, separamos 3 dicas muito especiais sobre coisas que você jamais deve dizer ou fazer com a sua equipe de trabalho.

Confira nossas dicas:

1º. O líder jamais deve tirar a dignidade do seu funcionário.

Todo problema que permeia as questões de trabalho deve ser sempre tratado de forma profissional e relacionados a função em si, ao trabalho e nunca a questão pessoal do colaborador.

Por exemplo, quando o colaborador comete um erro no trabalho, o líder jamais poderá ofendê-lo de forma pessoal, dizendo que ele é burro, ou que não tem capacidade para desenvolver tal função, etc., agindo de forma agressiva com o colaborador e colocando o mesmo em uma situação de humilhação.

Ao contrário, por mais chateado que esteja com a situação, você deve focar no que ele fez errado com relação ao trabalho e colocar os pontos que devem ser modificados, sem críticas pessoais ou abuso de poder sobre o mesmo.

Sem mencionar, que uma atitude como essa cria um clima negativo em toda equipe e gera um sentimento de pressão no desenvolvimento do trabalho, sendo negativo para empresa como um todo.

2º. O líder nunca deve demonstrar que está desmotivado!

Por mais que você não esteja passando por um período muito bom não adote esse tipo de posicionamento dentro da empresa. Não fique reclamando da situação financeira, da empresa, do país o tempo todo e para todos ouvirem.

Como mencionamos acima o líder é o espelho do seu colaborador, portanto, se você se colocar nessa posição negativa frente aos seus funcionários estará mostrando a eles que também podem ser negativos, o que criará um clima de trabalho tenso, desmotivado e de descrença do trabalho e da empresa.

Por mais que os tempos estejam difíceis tenha sempre uma atitude positiva perante seus colaboradores, esteja ciente que você precisa os inspirar e não desmotivar, certo.

3º. O líder nunca deve falar mal do seu cliente para o seu colaborador.

É claro que por vezes é preciso trazer algumas realidades sobre os clientes, pois existem vários tipos de clientes e alguns são um pouco mais difíceis de lidar do que outros, e por isso temos que dar uma atenção diferenciada, ou agir com um pouco mais de cautela em uma situação ou outra.

Mas jamais, fazer perjúrio ou falar da questão pessoal do cliente, ofendendo o mesmo. Apenas, orientar o colaborador que se tratando de cliente X ou Y é preciso um pouco mais de cautela, até mesmo jogo de cintura em determinadas situações.

Enfim, essas são nossas 3 dicas de hoje sobre o que um líder não deve dizer ou fazer perante sua equipe de trabalho. Dicas simples, porém essenciais, que fazem toda diferença no clima organizacional da empresa e na relação que o líder deseja estabelecer com seus colaboradores.

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