Imposto de Renda para Afiliados

IR para Afiliados

Depois das novas regras do Hotmart para saques dos afiliados, restringindo o saque em até 1.500,00 por mês, os afiliados e produtores passaram a regularizar seus negócios digitais, por indicação até do próprio Hotmart pela constituição do Microempreendedor Individual ou MEI. Com o limite de até 60 mil por ano, o afiliado pode com o MEI regularizar de forma bem simples os seus rendimentos recebidos do Hotmart.

Muitos afiliados também são empregados e utilizam a atividade de afiliado para complementar sua renda pessoal. O MEI atende a essa necessidade, porém é preciso ficar atento em relação a declaração de rendimentos do imposto de renda pessoa física que pode tornar a tributação do afiliado muito mais alta do que ele imagina.

Para você entender melhor, é preciso que você saiba que não é todo o rendimento que o microempreendedor individual recebe que pode ser lançado como isento de imposto de renda. Segundo a legislação tributária são considerados isentos do imposto sobre a renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao Microempreendedor Individual – MEI, optante pelo Simples Nacional, exceto os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados. A isenção fica limitada ao valor resultante da aplicação, sobre a receita bruta mensal, dos percentuais de apuração do Lucro Presumido, nesse caso 32%. Ou seja, de todo o rendimento do afiliado somente 32% terá isenção de imposto de renda, exceto se o afiliado microempreendedor individual manter escrituração contábil que evidencia lucro superior àquele limite.

Em resumo, você afiliado precisa ter um serviço contábil que dê respaldo para distribuir o valor residual, caso contrário terá de tributar esse valor em alíquotas que poderá chegar a 27,5%.

A Tactus possui um serviço exclusivo para regularização de imposto de renda de afiliados que contempla todo o trabalho necessário que vai desde a contabilização do livro diário, demonstrativo de resultados e imposto de renda pessoal física.

Assista os dois vídeos abaixo para ter maiores detalhes e inclusive um exemplo prático detalhado:

http://www.tactus.com.br/imposto-de-renda-para-afiliados/

Cadastre para Receber Mais Informações


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *