Black Friday é oportunidade para pequenos médios varejistas

Black Friday é oportunidade para pequenos e médios varejistas, aponta estudo do Scup

Monitoramento aponta que consumidor considera ocasião propicia para compra de livros e celulares

Uma pesquisa realizada pelo Scup, ferramenta líder em monitoramento, atendimento, gestão e análise de mídias sociais, revelou que a interpretação acertada das citações sobre a Black Friday nas redes sociais, se utilizada em conjunto com as ferramentas de anúncios, aumenta a competividade dos varejistas de pequeno e médio porte no próximo dia 28. O levantamento indica que não há fidelidade às lojas nessa época e que a decisão de compra é feita de acordo com as melhores ofertas.

Embora a maioria dos consumidores já tenha definido os itens a serem adquiridos na sexta-feira, ainda há espaço para alavancar as vendas por impulso em tickets médio (até R$ 500). Segundo o levantamento, os consumidores preferem esperar a data para comprar livros e celulares que representam, respectivamente, 23% e 9% das menções de expectativa em relação ao evento.

“O monitoramento das redes sociais auxilia o entendimento do comportamento dos consumidores, o que permite que a comunicação seja mais assertiva nesses canais. Cabe ao varejista interpretar o desejo do consumidor e priorizar, por exemplo, os anúncios das ofertas de smartphones com câmeras”, revela o gerente de marketing do Scup, Fabio Marques Santos.

Os itens mais citados nas categorias de eletrodomésticos, informática, moda e telefonia foram, respectivamente, geladeiras, computadores, tênis e celulares. Dentre aqueles que demonstram interesse em adquirir o aparelho celular, grande parte citou os modelos da Apple. No entanto, diversos consumidores não mencionaram marca, e sim as funcionalidades que desejam encontrar, como câmera fotográfica.

Por meio da ferramenta Scup, foram coletados, de 22 de outubro a 18 de novembro, 40 mil posts públicos em redes sociais que continham as expressões "Black Friday" ou alusão a intenção de compra de produtos. Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.

Sobre o Scup

O Scup é a ferramenta líder em monitoramento, atendimento, gestão e análise de mídias sociais que contribui para que empresas conheçam a fundo seu mercado de atuação, consumidores e concorrentes, o que permite gerar insights para os negócios e criar relacionamentos profundos com os públicos de interesse. Pioneiro no segmento com cinco anos de atuação, o Scup está presente em três continentes e atende uma em cada quatro das 100 maiores e melhores empresas da revista Exame, tendo mais de 900 clientes e 35 mil usuários. Com mais de 80 funcionários, é a única tecnologia na América Latina certificada, ao mesmo tempo, pelo Twitter e pelo Facebook. Com o intuito de construir melhores práticas em redes sociais e contribuir para o desenvolvimento da área, o Scup também compartilha conhecimento por meio de eventos e conteúdos exclusivos disponibilizados no Scup Ideas. Saiba mais sobre o Scup em www.scup.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *