Quase 50% das Micro Empresas não tem Capital de Giro Suficiente

QUASE 50% DAS MPIs DO ESTADO DE SP NÃO TÊM CAPITAL DE GIRO SUFICIENTE, REVELA PESQUISA DO SINDICATO DA MICRO E PEQUENA INDÚSTRIA

A falta de recursos e a dificuldade na obtenção de linhas de crédito voltadas à pessoa jurídica levam dirigentes a contrair empréstimos pessoais

A 16ª rodada do Indicador de Atividade na Micro e Pequena Indústria de São Paulo Simpi/Datafolha, encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, aponta que quase a metade dos entrevistados (49%) não dispõem de recursos para a condução de seus negócios.

O total advém da soma dos entrevistados ouvidos durante o mês de junho e que afirmam que o capital de giro disponível não é suficiente (25%) – trata-se do maior índice da série histórica iniciada em outubro do ano passado -, e daqueles que declaram que o valor disponível é pouco, trazendo assim, muitas dificuldades ao desempenho da empresa (24%), ante 18% registrado na pesquisa anterior.

Para ter acesso a mais capital de giro, 33% dos micros e pequenos industriais de São Paulo recorreram às linhas de crédito para pessoa jurídica, 7 pontos percentuais a menos do observado na pesquisa anterior.

Enquanto que, o volume de empresários que recorrem ao cheque especial, atingiu o patamar de 15% no mês de junho, ante 10% da rodada de maio.

A Pesquisa

A pesquisa do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendado pelo SIMPI e efetuada pelo Datafolha, foi realizada entre os dias 09 e 30 de junho, com 312 micros e pequenas indústrias paulistas. São consideradas micros as indústrias que empregam até nove funcionários, e pequenas, de 10 a 50 trabalhadores registrados.

A íntegra das 16 pesquisas realizadas pelo SIMPI e Datafolha, desde março de 2013, estão disponíveis no site da entidade (www.simpi.org.br).

O vídeo a seguir fornece dicas importantes para lidar com problemas financeiros na empresa:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *