Fazenda do RS moderniza fiscalização do trânsito de mercadorias

Fazenda do RS moderniza fiscalização do trânsito de mercadorias

As conferências realizadas pelas equipes volantes da Receita Estadual, da Secretaria da Fazenda, passam a contar com uma nova ferramenta que dará mais agilidade, rapidez e segurança nas ações. A partir desta semana, leitores (coletores) de Nota Fiscal Eletrônica (NFE) serão distribuídos para as turmas que atuam junto à fiscalização de mercadorias no trânsito em vias internas do Rio Grande do Sul.
 
O leitor da NFE, conectado à internet, confere online a autenticidade da nota fiscal e faz o registro de passagem, evitando que a nota possa ser cancelada e inibindo a reutilização. De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, “a conferência da mercadoria era feita de acordo com a nota fiscal, mas não havia a possibilidade de se conferir a autenticidade da nota. Com o leitor eletrônico, a verificação da autenticidade é feita em tempo real, assim como o registro de passagem”. Ele destacou também que as volantes passam a interagir diretamente no sistema da nota fiscal eletrônica: “a recente entrega de 50 novos equipamentos para leitura de notas eletrônicas estabelece um novo marco no Estado para a fiscalização do transporte de mercadorias”, finalizou.
 
Uma entrega simbólica do novo equipamento foi realizada na terça-feira (3), junto ao posto da Polícia Rodoviária Federal, em Montenegro. Na oportunidade,  as turmas volantes de Lajeado e Santa Cruz do Sul participaram de uma operação em que foram fiscalizados diversos caminhões utilizando o novo equipamento.
 
Também participaram da operação, além de Pereira, o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Joni Müller e o titular da Delegacia do Trânsito de Mercadorias, Rogério Thudium.

Fonte: Sefaz RS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *