Empreendedorismo e Governo se Unem para Impulsionar MPES em São Paulo

Empreendedorismo e Governo se Unem para Impulsionar MPES em São Paulo

Agenda estadual em favor dos pequenos negócios do Estado é destaque em audiência entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e representantes de entidades do segmento produtivo e integrantes da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal da ALESP
O SESCON-SP se uniu a entidades como ACSP, Faesp, Facesp, FecomercioSP, Fesesp, Fiesp e CRC SP, além da FREPEM, no encontro realizado no dia 31 de outubro e que teve como objetivo o apoio e a integração das ações com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visando a melhoria do ambiente para os pequenos empreendimentos no Estado, com iniciativas focadas na desburocratização e de incentivo ao segmento.
Durante a reunião, o deputado estadual Itamar Borges, presidente da Frente, elencou alguns temas que já têm sido trabalhados pelo grupo, hoje composto por 41 instituições e 26 parlamentares, falou do papel relevante da Secretaria e de suas subsecretarias e coordenadorias para o empreendedorismo, além de propor a soma de esforços e a atuação conjunta com o intuito de potencializar e concretizar as iniciativas em favor das micros e pequenas empresas.
Entre os temas pontuados: os prejuízos da substituição tributária para as empresas optantes pelo Simples Nacional; a implantação da disciplina de Empreendedorismo nas escolas; e a regulamentação tanto da Lei de Inovação para as MPEs, de autoria de Itamar Borges, como do Estatuto da Micro e Pequena Empresa. "Estamos otimistas com a disposição do governo em colocar em prática nossas ações e sugestões", citou o deputado, ao colocar o grupo à disposição e frisar a atuação efetiva do SESCON-SP como secretaria executiva da FREPEM.
Já o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, reafirmou a importância do trabalho conjunto em ações de melhoria e simplificação no Estado. "O processo inteligente implementado pela Secretaria na abertura de empresas trará efetivamente mais retorno para os pequenos negócios", disse o líder setorial, referindo-se ao Módulo Integrado de Licenciamento do Via Rápida Empresa, projeto que ganhou o apoio das entidades congraçadas da contabilidade para divulgação em todo o Estado.
Rodrigo Garcia falou sobre a virtualização e automatização do Via Rápida Empresa, do ganho de tempo nos processos de abertura de empresas e do apoio do setor contábil. "As categorias profissionais são fundamentais não só no apoio institucional, mas também no trabalho de suporte de divulgação, sugestões e críticas da gestão", destacou ele, ao ressaltar que proporá discussão com outras áreas do governo com o intuito de acelerar e tirar do papel algumas propostas apresentadas na reunião. E finalizou "queremos criar um ambiente de integração e inovação".
Além dos já citados, participaram também do encontro o deputado Vitor Sapienza; o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega; o delegado da FAESP, Adaulto Luiz Lopes; o diretor-secretário da FESESP, Edwaldo Sarmento; o diretor Adjunto do DEMPI da FIESP, Marco Antonio dos Reis; o vice-presidente da ACSP, Roberto Ordine; o vice-presidente da FecomercioSP, Marcio Olívio da Costa; o assessor da superintendência da FACESP, José Olival Moreira de Almeida Junior; o subsecretário do Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, Ernesto Vega Senise e representantes de outras entidades.

Fonte: Sescon-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *